O Campus da Indústria, em Curitiba, recebeu uma bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez que uma federação de indústrias brasileira recebe o símbolo da ONU. A bandeira foi hasteada pelo presidente Edson Campagnolo ao recebê-la das mãos do gerente Sênior do Programa de Cooperação Descentralizada e Agenda 2030 e Diretor da Rede Cifal Global do Unitar (Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), Alex Mejia. A permissão para que o Sistema Fiep mantenha a bandeira da ONU em sua sede só foi possível por compartilharmos dos mesmos ideais das Nações Unidas, ao acreditarmos no desenvolvimento sustentável, no valor da educação e em um mundo melhor.
Agenda 2030 e ODS propõem uma “nova economia”
Você já ouviu falar da Agenda 2030? E dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Essas duas iniciativas da ONU - que propõe um plano de ação em prol de um planeta mais próspero, com mais paz, liberdade e igualdade - podem ser implementadas no dia a dia de uma empresa, seja ela multinacional ou microempresa. E esse assunto foi tema de um evento promovido pelo Sesi, em parceria com o Cifal Curitiba.
Signatário do Pacto Global desde 2003 (são 3 mil empresas no mundo e 714 no Brasil que assinaram o acordo), o Sesi trouxe especialistas de várias áreas para discutir as ações, como o coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mário Motin, a Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Beatriz Martins Carneiro, entre outros convidados. Além disso, empresas como a multinacional Novozymes e a Itaipu Binacional mostraram como implementam os ODS no dia a dia.