Você sabia que o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito, segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde)? Excesso de velocidade; esquecer o cinto de segurança; usar apenas uma mão ao volante; mudança repentina de faixa; pouca distância de veículos; uso do celular; cansaço, fadiga e sono; consumo de bebida alcoólica; não observar a via; e falta de revisão do veículo, são as dez principais causas deste triste cenário.
Dirigir defensivamente significa elminar grande parte deste risco. Significa estar preparado e atento, deixando no passado comportamentos inseguros como estes. Ao volante, você passa a tomar decisões que irão prevenir algum problema que venha a ser causado ao longo de seu trajeto, inclusive por terceiros.
A partir de 21/11, entrará em vigor a norma que passará a exigir certificação em direção defensiva para condução de veículos do Sistema Fiep. Para fazer ou manter sua habilitação, leia atentamente as dicas abaixo para, desde já, praticar a direção defensiva. Além disso, aproveite e tire suas dúvidas sobre como você pode realizar a inscrição no curso EAD e dar início a capacitação exigida, clicando aqui.
Dicas para praticar a direção defensiva: