Toda mudança
nos tira da zona de conforto, mas quando nos desafiamos, podemos alcançar nossos objetivos em menor tempo ou encontrar
melhores soluções. Por isso, o Sistema Fiep está em constante evolução e, entre tantas
mudanças, inovou na maneira de resolver os problemas de serviços administrativos e de tecnologia da informação.
Agora, queremos que você compreenda o que mudou para, então, colocar todos
os benefícios do CSC em prática. Quem vai nos ajudar neste desafio, respondendo as principais dúvidas
sobre a nova área, é a coordenadora da área de Serviços Administrativos, Ana Cristina
Montanha Cesar Albrecht, uma das profissionais à frente deste importante projeto.
1. CSC é uma área e não um portal
Muitos colaboradores entendiam o CSC como um portal e não como uma área. Isso
acontecia porque acessavam o csc.fiepr.org.br para abrir chamados. Porém, esse endereço, na verdade, os direcionava
para a plataforma control desk (que hoje se chama Portal de Serviços –
portaldeservicos.sistemafiep.org.br).
O Portal de Serviços é uma ferramenta na qual é possível solicitar
tanto suporte do CSC (ADM e TI), como de diversas outras áreas (Engenharia, Suprimentos, Processos, etc). Para te ajudar
a identificar o que é atendimento CSC, os ícones para esses serviços foram destacados na cor verde. Todos
os demais, foram coloridos em azul.
Já o CSC - Centro de Serviços Compartilhados é um setor composto por
um time de mais de 70 especialistas. Eles recebem as solicitações abertas no control desk (atual Portal de Serviços)
ou derivadas das ligações para o 9400, e trabalham para oferecer as melhores soluções.
2. Duas áreas, duas equipes de atendimento
Outra mudança significativa é que agora o time do CSC não atende mais
às solicitações de Recursos Humanos. Por isso, dizemos que somos exclusivos de ADM e TI. Somos duas áreas
diferentes e temos duas equipes distintas de atendimento.
Os chamados do RH podem continuar sendo abertos pelo control desk (agora Portal de Serviços).
Agora, as tratativas serão conduzidas pelo próprio RH. Os colaboradores também podem procurar atendimento
desta área por um ramal específico, o 9800, ou esclarecer dúvidas pelo
Portal de RH.
3. Atendimento por telefone não é igual ao atendimento via chamado
Tanto o CSC quanto o RH oferecem para os colaboradores a oportunidade de buscar auxílio
pelo ramal - 9400 para CSC e 9800 para RH. Mas é importante explicarmos que atendimento por telefone, em nenhum dos
casos, é igual ao atendimento via chamado.
O colaborador só deve recorrer ao ramal quando não souber abrir seu chamado
pelo portal ou quando não conseguir fazê-lo devido à indisponibilidade de serviços, como falta
de energia elétrica, falha nos sistemas, entre outros problemas. O atendente que receber a ligação prestará
auxílio ou ajudará a seguir o fluxo correto para chegar até a solução que procura.
4. Serviços administrativos compreendem ajuda para cadastro, transporte, viagens,
documentos, correspondência, telefonia, segurança, limpeza, jardinagem e impressão
Desde o ano passado, serviços de TI já podiam ser solicitados pela ferramenta
control desk. Por isso, a maioria das dúvidas sobre CSC hoje está concentrada nos serviços administrativos.
Para saber tudo que você pode pedir no Portal de Serviços, acesse a ferramenta. Por exemplo: se você precisar
locar um veículo, acesse o Portal de Serviços e preencha o formulário disponível em Administração>>
Transportes >> Locação de veículo.
Ainda tem dúvidas? Mande pra gente! Escreva para
comunicacaointerna@sistemafiep.org.br
e acompanhe todas as nossas divulgações sobre o assunto. A resposta que procura pode ser o tema de nossa próxima
publicação!