Acorda, levanta da cama, toma banho e prepara
o café da manhã. No caminho para a empresa, escuta um pouco de música ou aproveita para se atualizar sobre as últimas notícias. Ao chegar, bate o ponto, dá
bom-dia para os colegas e inicia mais uma jornada de jornada de
trabalho, que dura até o fim da tarde.
Há grandes chances de que essa rotina se pareça um pouco com sua e de muita gente que você conhece. Afinal, passamos boa parte do nosso tempo trabalhando, certo? Por esse motivo, é importante garantir que as condições com que desempenhamos nossas atividades sejam seguras e adequadas, já que quando isso não acontece, podemos ter acidentes de trabalho ou mesmo desenvolver doenças crônicas, como a LER (lesão por esforço repetitivo).
O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de acidentes laborais e o Paraná é o 3º no ranking brasileiro de mortes por acidentes de trabalho. E para melhorar esses dados, conscientizando sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador, foi criado o movimento Abril Verde. O mês foi escolhido por conter duas relevantes datas: o Dia Mundial da Saúde, no dia 7, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28.
E como saúde e segurança do trabalhador tem tudo a ver com o Sistema Fiep, é claro que não deixaríamos de apoiar essa causa. Por meio do Sesi, oferecemos diversas soluções para reduzir esses números e aumentar a qualidade de vida dos profissionais da indústria.
Compartilhando conhecimento
Nesta semana, nos dias 26 e 27, participaremos do Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho. Realizado em parceria com o TRT/PR (Tribunal Regional do Trabalho do Paraná) e a PUC/PR, o evento traz a análise do tema sob a perspectiva das áreas jurídica, médica, acadêmica e política. O primeiro dia de apresentações (26) acontece no Campus da Indústria, a partir das 18 horas. No dia seguinte, continua no Teatro TUCA, na PUC. O evento é aberto ao público. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse aqui.