“Antes, o atendimento ao cliente era mais próximo,
pois conhecíamos melhor as pessoas e podíamos mensurar a importância do nosso papel na transformação
delas. Hoje, existem muito mais cursos, novas tecnologias, mais informações e um público a ser atingido
muito maior, o que torna o contato direto mais difícil. Acredito que é exatamente para ajudar nesse relacionamento,
e também na segurança da informação e fidelização dos clientes, que foi implantado
o CRM, que agora, estendido para Pessoa Física, vai nos ajudar também no atendimento de balcão”.
A visão da Zucyana dos Santos, nossa secretária escolar da
unidade Boqueirão, reflete muitas das necessidades da empresa em ter um novo jeito de atender. É uma mudança
de cultura que está sendo possibilitada pela implantação de um processo de venda suportado pelo
CRM, uma ferramenta para apoiar na gestão de relacionamento com os nossos clientes e futuros clientes.
Para que os colaboradores fossem preparados para a implementação do CRM Pessoa Física, que ocorreu
na última sexta-feira, foram treinados, em todo o estado, cerca de 150 multiplicadores. Quem trabalha nessa área
ficou animado com as novidades. “A maior dificuldade era o grande fluxo de áreas e serviços, e este novo
sistema possibilita uma visão mais ampla das demandas, melhorando o atendimento ao cliente”, comenta Patrícia
de Fátima da Silva Franco, assistente administrativo da unidade CIC.
Como funciona o CRM?
Sigla para Customer Relationship Management, o CRM centraliza as informações
sobre os clientes, que podem ser extraídas de cadastros realizados no balcão ou na secretaria, ou de demandas
vindas do Sesi, Senai e IEL. Com essa visão mais ampla dos públicos, é possível aprimorar processos
e serviços.
Além disso, o CRM garante mais assertividade em promoções e campanhas,
já que os dados coletados indicam tendências, hábitos de compra e aceitação de produtos.
Também revelam oportunidades de melhoria, ampliando as possibilidades de relacionamento com nossos clientes.
Acima, as colaboradoras Zucyana e Patrícia.
Confira
as fotos do treinamento no Yammer, usando as hashtags
#gocrm e #crmpf.