A expressão “a primeira impressão é a que fica” define bem o impacto do nosso comportamento e visual sobre as relações que construímos com os outros, principalmente no ambiente de trabalho. Por isto, é muito importante termos claro que mensagem vamos transmitir com nossa roupa e com nossa postura.
Mesmo quando a orientação de dress code (código de vestimenta) é amplamente divulgada pela empresa, algumas pessoas têm dúvidas sobre como se vestir adequadamente. No verão, a insegurança aumenta, já que, além da combinação ideal, é preciso usar peças mais frescas. E quando o assunto é esse, a palavra-chave é bom senso!
Para te ajudar a estar apropriado, até nos dias mais quentes, selecionamos alguns truques que a consultora de moda Gloria Kalil divulga em seu site (www.chic.com.br). Você vai perceber que bastam pequenos ajustes nas combinações das peças que já estão no seu guarda-roupa:
- Tecidos: linho, algodão, seda e lã fria são os mais indicados, pois são mais arejados e suas fibras oferecem maior controle térmico. Deixe as transparências, decotes, recortes e os rasgados da moda de lado.
- Cores: para fugir do tradicional preto – que tende a concentrar o calor – invista nos tons neutros como bege, off-white, cáqui e cinza-claro.
- Estampas: os extremos aqui merecem atenção. Evite cores florescentes que roubam toda atenção da sua produção e invista estampas discretas.
- Para as mulheres: saias e vestidos são perfeitos no calor, mas cuidado com o comprimento e tecido. O recomendável é a altura do joelho, lembre-se que ao sentar essas peças tendem a encurtar. Vestidos de malha e algodão são uma boa, mas com cuidado para não ficar muito justo e transparente, comprometendo assim a elegância e o conforto.
- Para os homens: camisas de algodão ou linho são mais confortáveis. Além disso, caso permaneça muito tempo na rua ou se deslocando, considere levar a camisa em um cabide ou bem dobrada, se trocando ao chegar ao destino, para não chegar aos compromissos com a camisa muito suada.
Em resumo, preocupe-se em manter um guarda roupas mais básico, que possa ser adaptado a qualquer estação ou ao cargo que você ocupa ou possa vir a ocupar. Além disso, vale ficar atento aos sinais de sua rede de relacionamento. Seus comentários podem ser um sensor sobre a imagem que você está transmitindo.
Aliás, o nosso Código de Ética e Conduta reforça a importância de uso de vestimentas e também o emprego de vocabulário, tom de voz, postura e atitude condizente com o ambiente corporativo. Vale cuidar da imagem que você está promovendo!