Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INCLUSÃO04/12/2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Um dia para lembrar que as diferenças nos fazem iguais!

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, é uma data promovida internacionalmente pela ONU desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência, mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Além disso, em datas como essa, é importante trazer à tona o tema e os benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural de nossa sociedade.

A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, apontou que 6,2% da população brasileira possui alguma deficiência – visual, física, auditiva, intelectual ou múltipla. Ou seja, são milhões de pessoas que necessitam de oportunidades para desenvolver todo o seu potencial.

Aqui no Sistema Fiep a palavra “inclusão” já é realidade há bastante tempo. Em nossa equipe, temos cerca de 90 pessoas com algum tipo de deficiência que diariamente atuam para ajudar a tornar a indústria paranaense cada vez mais forte e representativa.

A Marli Santos de Paulo, da área de Recursos Humanos, é uma dessas colaboradoras. No Sistema há 9 anos, nos contou um pouco de sua história:

“Entrei no Sistema Fiep como aprendiz, em 2007. Após 10 meses de trabalho saí da empresa, mas em março de 2008 já estava de volta, dessa vez como funcionária! Desde o começo sempre me senti muito bem trabalhando aqui. Tenho o prazer de estar em uma equipe onde todos se respeitam e sou tratada com igualdade, assim como todos os outros colegas. Para mim, o apoio e incentivo que recebi do meu tutor no começo da minha carreira aqui dentro, foi fundamental. Por meio dele pude aprender minhas atividades e me desenvolver como profissional. Hoje sou responsável por rotinas de RH como arquivamento, folha ponto, dentre outros.”

E para ajudar outras empresas do estado a serem cada vez mais inclusivas, o Sistema fiep mantém iniciativas como a “Consultoria para PcD (pessoa com deficiência)”, oferecida pelo Sesi Paraná. O serviço, que surgiu de um projeto do Edital Senai/Sesi de Inovação em 2011, já atendeu empresas como Klabin, Unimed e a BRF Alimentos. No caso da BRF, foram 12 unidades mapeadas pelo Sesi, inclusive em Santa Catarina e São Paulo, já que o serviço é exclusivo do Paraná. A intenção é levar o modelo paranaense para as outras unidades do país.

O mapeamento de acessibilidade na empresa é completo: começa desde a adequação dos postos de trabalho, passando pela indicação de funcionário para determinada função e treinamentos com toda a equipe para recepção do colega com deficiência. “Essa avaliação é multidisciplinar e envolve vários profissionais, como engenheiro de segurança, médico do trabalho, fisioterapeuta ergonomista e psicólogo”, explica o engenheiro de segurança do Sesi no Paraná e gestor do projeto, Felyppe Blum.

Além disso, o Senai também atua nesse tema por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), implantado em 2001, e que está presente nos 26 Departamentos da Federação, por meio da Coordenação do Departamento Nacional e dos interlocutores em cada uma das regionais do Senai. Um dos objetivos do programa é a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas nos cursos regulares de educação profissional, porta de entrada para o trabalho na indústria. Segundo a coordenadora do Psai no Paraná, Jocimara Alves, o programa "perpassa todas as modalidades da educação profissional, desde a aprendizagem até a pós-graduação".

Outra iniciativa para fomentar a promoção dos direitos da pessoa com deficiência vem do IEL. Desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação, com apoio do Núcleo de relacionamento com Alunos e Comunidade da Faculdade da Indústria IEL, o Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS) será desenvolvido por Professores Pesquisadores. Os alunos farão pesquisas sobre programas de tecnologia que apoiam a aprendizagem além de trabalharem na proposta de novas técnicas e ferramentas para melhoria da inclusão de PCDs em Instituições de Ensino Superior.