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REPRESENTATIVIDADE24/11/2016 - Atualizado em 27/11/2016

ID Fashion 2016: retrato em movimento da moda paranaense

Evento realizado na última quinta, 24, reuniu 16 marcas autorais, com desfiles e exposição no Museu Oscar Niemeyer

Movimento! Esse foi o tema que norteou o ID Fashion 2016, que aconteceu na última quinta-feira, dia 24 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O ID 2016 foi considerado um sucesso pelo público e pela imprensa especializada. A segunda edição do evento retratou a moda paranaense com identidade própria, buscou inspiração na leveza, na liberdade e na instabilidade positiva, que gera mudanças e impulsiona a criação. 

Em parceria com o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), realizamos o evento nesse formato desde de 2015, onde reunimos mais de 2,3 mil pessoas. “O ID Fashion é uma verdadeira vitrine para as marcas do Paraná. É um espaço para gerar tendências, além de uma oportunidade rara de estabelecer contato com o consumidor final e especialistas”, ressalta Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep. 

Diferentemente de outras iniciativas do gênero, que têm acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, o ID Fashion é aberto ao público e gratuito. Esse ano o evento contou com trabalho de 250 pessoas entre colaboradores do nosso sistema e terceiros. 

O evento reuniu 16 marcas representativas do mercado da moda no estado – selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião –, que apresentaram a essência de seus trabalhos por meio de duas ações que formam a espinha dorsal do evento: a  Catwalk e a exposição interativa chamada de Living Lab.

No Catwalk, um único desfile apresentou três looks inéditos de cada marca. A sala de desfiles trouxe um conceito especial e o público vivenciou a experiência de uma maneira diferente dos tradicionais desfiles de moda. Já no Living Lab, as marcas fizeram a exposição de três looks que retratam a inspiração de cada uma delas. Nessa exposição, o público pode apontar as marcas preferidas. Confira outras atividades fizeram parte da programação: 

  • ID Talk: um bate-papo interativo com o público, reunindo três personalidades e profissionais da indústria da moda nacional, sobre a temática “Os Novos Movimentos da Moda”. Os convidados desta edição foram Dario Caldas, especialista em pesquisa e análise de tendências e criador do "Observatório de Sinais"; Eduardo Dugois, relações públicas e consultor de comunicação das marcas Ellus, Ellus 2ndFloor e Alexandre Herchcovitch; e João Berdu, presidente do Instituto Vale da Seda, principal porta-voz dos sericicultores do Brasil e um dos maiores representantes do país no comércio internacional da seda. A mediação foi feita por Carol Garcia, jornalista, semioticista, acadêmica das áreas de tecnologia, moda e design, coolhunter e consultora com vasta experiência internacional. 
  • User Experience – Desafio Passarela Senai: essa foi uma das principais atividades paralelas do ID Fashion e proporcionou ao espectador a oportunidade de conhecer o mundo por trás da indústria da moda. Dez alunos selecionados, entre cerca de 100 estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai, tiveram 48 horas para criar figurinos para dez bailarinos do grupo de dança Pyramid, e os looks foram apresentados na passarela, no encerramento da programação do ID Fashion. Oito jurados especialistas em moda escolheram o melhor trabalho. A vencedora foi Caroline Novak, de 22 anos, aluna do 6º período. Ela foi premiada com um  foi premiado com um ateliê de costura completo, no valor de 9 mil reais. 
  • Boomerang: foi uma projeção interativa do espírito do grupo, na qual cada pessoa foi representada por uma peça que se encaixa onde cada um achar melhor, “formando algo maior, extraordinário e único”.
  • Trend Garden Haco: Maior fornecedora de identificação de moda da América Latina, a Haco apresentou no ID Fashion a exposição interativa Trend Garden e foi sucesso de interação do público.

Nosso presidente, Edson Campagnolo, liderou o brinde em comemoração ao ID Fashion 2016. Ao saudar os empresários das marcas que apresentaram suas coleções inéditas, Campagnolo destacou a importância de dar visibilidade à produção paranaense e anunciou a realização da edição 2017 do ID. “Vamos viabilizar o orçamento. É nosso papel impulsionar esse setor que gera empregos e riqueza”, destacou fechando os evento com grandes expectativas para o próximo ano.

Quer saber mais? Confira as fotos do evento.