Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




VOTE BEM27/10/2016

Sempre alerta!

As eleições 2016 chegaram ao fim, mas nosso trabalho como eleitores e, principalmente, cidadãos não. É chegada a hora de fiscalizar os eleitos para garantir que as propostas feitas durante as campanhas saiam do papel.

As eleições 2016 terminaram e agora já conhecemos os nomes de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que vão administrar os recursos públicos dos nossos munícipios a partir de 1º de janeiro de 2017. Mas os deveres dos cidadãos em uma democracia não se encerram com o processo eleitoral.

Junto com os novos mandatos surge outra fase do nosso sistema político em que a participação popular é imprescindível: o acompanhamento e a fiscalização do trabalho dos representantes eleitos. “É fundamental que as pessoas saibam que sua obrigação não termina com o voto, sendo necessário acompanhar de perto e fiscalizar a atuação dos prefeitos e vereadores”, ressalta nosso presidente, Edson Campagnolo.

Todos os políticos devem prestar contas de sua atuação. Dessa forma, a população pode acompanhar se a atuação deles é condizente com o que foi prometido na campanha. Entre as obrigações do prefeito estão, por exemplo, planejar e executar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e habitação, entre outros.

Já aos vereadores cabe debater e elaborar leis para organizar a vida da comunidade, fiscalizar as ações dos Poder Executivo e auxiliar na elaboração do orçamento municipal, entre outras funções.

E é essa participação dos cidadãos na vida política das cidades que ajuda a garantir que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência. Utilizando ferramentas como, por exemplo, o Portal Informação para Todos, lançado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), é possível assumir uma postura fiscalizador. Por meio desse portal, qualquer cidadão pode saber como estão sendo aplicados os recursos públicos em sua cidade. Com o voto consciente e maior engajamento da população, certamente nossas administrações atuarão em favor da sociedade. Esse é, sem dúvida, um passo fundamental para a transformação política no Brasil.