Um olhar diferente, um questionamento, um porquê, um novo caminho, uma nova forma. Todos esses exemplos de estímulos que podem nos levar até onde todos, ou a grande maioria das pessoas, sonham: o novo.
Na última quarta-feira, 19, foi celebrado o Dia Nacional da Inovação. Mas queremos ir além do calendário e lembrar a importância de desenvolvermos, diariamente, uma cultura de inovação.
Ao contrário do que às vezes pensamos, é possível inovar de diversas formas: seja uma mudança de processo, uma reinvenção, uma nova combinação de elementos ou uma descoberta. A inovação pode estar presente em nossa rotina desde que a estimulemos.
Mas como?
- Estimule a criatividade: conheça coisas novas, aprecie filmes, música, arte,
livros, aumente seu conhecimento técnico e cultural.
- Seja curioso, investigue, conheça, descubra.
- Pergunte o porquê das coisas, do modo como é feito.
- Analise o que pode ser mudado, se há um
jeito melhor de ser feito.
- Deixe primeiro as ideias fluírem, sem pressão, sem crítica, sem censuras.
Só depois, faça um filtro e escolha as melhores formas de inovar.
Mas, acima de tudo, seja motivado ao novo, decida tentar fazer diferente, proponha, inove. Inspiração nós temos!
E aqui no Sistema Fiep. o que não faltam são exemplos de atividades que desenvolvemos por meio das áreas e projetos de inovação do Senai, Sesi e IEL que buscam acelerar o processo de inovação e estimular um ecossistema inovador para as indústrias.
De acordo com Filipe Miguel Cassapo, gerente de inovação do C2I (Centro Internacional de Inovação), para a Indústria ser competitiva ela precisa inovar, "para isso, nós colaboradores do Sistema Fiep, precisamos ser inovadores, desenvolver uma cultura de inovação e disseminá-la para fora”. "Inovar é construir o futuro que desejamos", conclui Cassapo.
E aí? Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e transforme todos os dias no dia da inovação.