No Wikipedia, a origem de nossa cidade de hoje, na editoria Unidades de A a Z, é contada assim:
“A história do município se divide em duas partes, antes e depois da Maripá, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A.”
E como não trazer essa referência para abrir também nossa matéria sobre Marechal Cândido Rondon? Uma cidade que tem na indústria seu principal marco de criação. De acordo com o site, a região onde está hoje o município foi habitada inicialmente por espanhóis e ingleses, que viviam da exploração da erva-mate e da madeira.
O segundo ciclo de colonização da região veio de uma transação comercial – a Maripá comprou a Fazenda Britânia, em 1946, dando início a uma nova fase de desenvolvimento. Hoje, a cidade - que leva o nome de um geógrafo, reconhecido como “desbravador e sertanista” – tem cerca de 55 mil habitantes e mantém uma cultura fortemente germânica e também gauchesca.
No mês de seu aniversário, Rondon é celebrada com boi no rolete, muito chimarrão e cuca de requeijão, pra prestigiar a forte produção leiteira das redondezas, que tem em sua base indústrias de peso do setor, como a Frimesa.
O Sistema Fiep chegou a Rondon no dia 11 de maio de 1990, pelo Sesi, com serviços odontológicos e curso de datilografia.
Em 2010, a unidade fez um convênio com a prefeitura, que cedeu um imóvel para o início das atividades do Colégio Sesi. Com o novo prédio, mais espaçoso, foi possível juntar num mesmo endereço os serviços do Sesi e do Senai.
“Em 2012, com o PAC Senai, começamos a construção de uma estrutura na cidade”, conta o gerente da Unidade Thiago D’Arisbo. Então, em 20 de maio de 2015, com a inauguração do bloco Senai, as casas foram unidas em uma Unidade própria e compartilhada, que hoje tem cerca de 35 colaboradores e atende a uma região de 11 municípios.
“Em 2014, começamos a nos preparar como time para ‘virar a chave’ e passarmos a atender de forma mais integrada. Desde então, temos trabalhado na estruturação de uma nova realidade de atuação. Vem sendo uma construção perene”, explica Thiago. Atualmente a unidade tem apenas uma sala de coordenação de Educação, que atende tanto Sesi quanto Senai. A mesma solução foi adotada para o atendimento de apoio pedagógico e secretaria.
Com a integração de serviços, Marechal Cândido Rondon consegue ter uma média de 4 mil matrículas na Educação Continuada, 150 matrículas na EJA e 4.300 matrículas nos cursos do Senai. “Temos uma comunidade que valoriza muito o potencial local e isso ajuda muito a chegarmos às indústrias locais”, finaliza Thiago.
Halloween Decoration
Halloween
Coloring Page
Halloween Pumpkin Carving Ideas
Halloween Quotes
Happy
Halloween Crafts
Nice post thanks to provide information
Halloween picture ideas
Halloween
2016 Quotes
Pumpkin
Carving Stencils
Top
Halloween Costumes for Kids
Happy
Thanksgiving Day Quotes for Whatsapp
Thanksgiving
Day Images for Whatsapp