“Os raios de sol transpassam a neblina
Surge na névoa, a verde colina
Em seu topo, a santa
Que os inspirados encanta
Para alguns, paisagem vislumbrante
Para os distraídos daqui
Apenas Irati”
Para quem nunca passou pela cidade, Irati é conhecida por ter a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, com 22 metros de altura. Conhecida como “Pérola do Sul”, Irati está chegando a seu primeiro centenário, com 55 mil habitantes, e a indústria local já representa quase 30% da economia da cidade.
O Sistema Fiep está no município há muito tempo. Ainda como posto avançado de abastecimento, o Sesi iniciou os trabalhos na cidade em 1953 – isso mesmo, há 63 anos. Pouco depois, nos anos 70 foi inaugurado um Centro de Atividades que buscava atender às demandas das indústrias que começavam a crescer por ali, sobretudo madeireiras, que têm força na região.
O Senai chegou em 2008 para completar o atendimento do Sistema e oferecer mais produtividade à indústria local, com a comodidade de cursos in company.
Além disso, o Senai também atende na unidade com cursos de qualificação e aperfeiçoamento, e apoia ações dos Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) vizinhos, como Ponta Grossa, Londrina, e até na CIC na capital paranaense. O Sesi, pioneiro e histórico, conseguiu o status de melhor ensino médio da cidade. Atualmente, tem 190 alunos e é referência na região. A unidade oferece ainda Educação Infantil e serviços nas áreas de segurança e saúde, e lazer.
Irati em números
E o clima na unidade é muito positivo! A Zélia Marcondes, que é da biblioteca da unidade há pouco mais de 3 anos, contou que até ginástica laboral rola por lá. Duas vezes por semana os colaboradores vão até o pátio e têm esse momento de encontro, de exercitar o corpo e a mente, estimulando o bom relacionamento entre todos e fortalecendo a união e o clima amistoso.
Paulo Zen, gerente da unidade, destaca que isso gera muito mais facilidade no trabalho: “É muito bom saber que todos se ajudam, que o apoio é sempre mútuo e que o clima é muito favorecido por conta disso”, conta o gerente que trabalha no Sistema há 14 anos.