Você sabia que o Sesi é patrocinador do projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo? E que o Sistema Fiep recebeu o selo “Empresa Amiga da Educação” do Instituto GRPCom?
A parceria, que já dura quatro anos, viabiliza que alunos, professores e pedagogos das 55 unidades do Colégio Sesi recebam exemplares dos jornais diariamente nas versões impressa e digital. Além disso, os professores obtêm capacitação em como usar o jornal em sala de aula.
“O jornal é um instrumento valioso, que ajuda a transformar os alunos em cidadãos críticos, portanto, melhores, capazes de se posicionar diante dos acontecimentos,” explica José Antonio Fares, superintendente do Sesi. Ele destaca que o material é coerente com a metodologia do Colégio, que trabalha os conteúdos de forma interdisciplinar, com os alunos aprendendo de forma participativa e contextualizada.
Reflexão com o uso do jornal
No Colégio Sesi em Paranavaí, o colaborador e professor de História, Filosofia e Sociologia, Daniel Marques, usou o jornal durante suas aulas para debater assuntos sobre a atual política brasileira, racismo e identidade de gênero, por exemplo.
“Tudo começou com os encontros à tarde, do contra turno, para discutir atualidades. No início, os alunos não tinham um hábito tão intenso de leitura. Mas depois, com as discussões, eles passaram a relacionar espontaneamente as notícias ao conteúdo das aulas, fazendo um paralelo. Então percebi que era possível levar o debate à sala”, diz.
Em Umuarama, a colaboradora e professora de língua portuguesa, Shirley Cintra, já trabalhou com os alunos a origem da violência social e agora está usando o jornal como base para a oficina “Vote Bem”. “É uma ferramenta fundamental para o processo de aprendizagem e para a formação de novos líderes autônomos. O jornal aproxima o aluno do que está acontecendo e incentiva o gosto dessa geração pela leitura”, destaca Shirley.