Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FIEP, SESI, SENAI, IEL15/07/2016 - Atualizado em 18/07/2016

Unidades de A a Z

Dois Vizinhos

 

clique para ampliarclique para
                                          ampliarFachada da unidade de Dois Vizinhos. 

Saindo da capital paranaense, convidamos você, leitor, a voltar conosco para o sudoeste paranaense para falar da unidade de Dois Vizinhos, que foi criada em 1995 para atender às mais diversas demandas das indústrias da cidade e de suas cidades “vizinhas”.

clique para ampliarclique para ampliarAlunos do Sesi Dois Vizinhos. 

A cidade está em uma das áreas mais antigas do Estado, o sudoeste, local utilizado por comerciantes de mulas em meados do século retrasado. Atualmente, Dois Vizinhos é conhecida como a Capital Nacional do Frango, por ser a sede de uma das mais importantes indústrias do setor, a BRF (Brasil Foods).

Mas antes de falarmos da unidade dessa semana, trouxemos uma curiosidade: você sabe de onde vem o nome Dois Vizinhos? Nós fomos pesquisar! A cidade fica próxima a um rio de mesmo nome, batizado assim por seus primeiros frequentadores, caçadores e pescadores.

Para atender à cidade, o Sistema Fiep possui atendimento do Sesi na área de Educação, e Segurança e Saúde. O colégio atende mais de 140 alunos do ensino médio com extensão de contraturno com o curso profissionalizante do Senai (Administração e Informática) e outros 140 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O departamento de Saúde e Segurança conta com a área de terapia ocupacional e seu atendimento abrange também cidades ao redor de Dois Vizinhos, como São Jorge D’Oeste, Quedas do Iguaçu e São João.

Além da BRF, a unidade tem como grandes parceiras a Coasul (também do setor de alimentos) e a madeireira Araupel, que fica em Quedas do Iguaçu. Essas e outras 100 indústrias atendidas podem contar com o Senai Dois Vizinhos que oferece cursos técnicos e qualificação profissional voltados às necessidades específicas de cada uma. Além disso, o Senai tem parcerias firmadas com a prefeitura da cidade, que encaminha alunos para as turmas de aprendizagem.

clique para ampliarclique para ampliarOlha que time! 

A equipe de Dois Vizinhos trabalha num prédio amplo - adquirido no começo de 2016 com o objetivo de unificar as casas e ampliar seus respectivos atendimentos. São aproximadamente 60 salas, entre salas de aula, laboratórios e auditório, com uma equipe de 26 colaboradores empenhados em manter toda a estrutura funcionando. Reuniões com as equipes de clima, sustentabilidade e grupo gestor são realizadas mensalmente para analisar e alinhar informações e as metas da unidade durante o mês, fazendo com que todo o trabalho futuro se encaminhe com mais excelência e engajamento por todos. Além disso, confraternizações de aniversário e datas comemorativas têm sempre espaço na unidade. 

Marileia Santini, coordenadora de educação do Colégio Sesi, passou pelo Sistema nos anos 90 e atuou na educação infantil. Retornou em 2014 como professora de matemática e em seguida assumiu o desafio da coordenação do colégio. Ela conta que o relacionamento na unidade é muito fraternal: "Agora com a aquisição do prédio e a integração de Senai e Sesi, estamos conseguindo envolver todos os colaboradores em nossos encontros", diz. 

E a gerente da unidade, Márcia Denize Painim confirma tudo que já descobrimos dessa unidade: "Para mim, sempre foi uma honra e uma grande alegria gerenciar a unidade de Dois Vizinhos, com esta equipe tão engajada. Com atitudes, motivação e comprometimento temos alcançado nossas metas, valorizando o respeito e o trabalho em equipe!", e completa: "Dois Vizinhos é um exemplo de cooperativismo!"

clique para ampliarclique para ampliarAinda em clima junino (ou julino), registros do arraiá da unidade. \o/ 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.