CIFAL08/04/2016 - Atualizado em 11/04/2016

Conheça o projeto do Cifal Curitiba que recebe intercambistas

Brazilian Experience traz universitários estrangeiros para treinar suas habilidades no Brasil

O Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina) - ligado ao Sistema Fiep desde 2009 e mantido pelo Sesi desde 2010 - tem um convênio com a Brazilian Experience. Essa empresa organiza experiências de intercâmbio cultural para estrangeiros que visitam o Brasil e se responsabiliza pela seleção da vaga de estágio, acomodação, orientação e suporte a estes visitantes.

clique para ampliarclique para ampliarCifal Team 2016. Da esquerda para a direita: Priscila da Paz Vieira, Grace Chiara Schmidt e Heidi Keränen.

Os intercambistas, em sua grande maioria, buscam a possibilidade de desenvolver atividades no Cifal, por ser uma organização ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão recebe em Curitiba em média dois visitantes estrangeiros por ano, em geral dos Estados Unidos e Europa - universitários ou mestres.

Quem atualmente está nesse programa em Curitiba é a finlandesa Heidi Keränen, estudante de pedagogia na University of Oulu, no norte do país.

clique para ampliarclique para ampliarHeidi Keränen veio da Finlândia.

Ela também tem formação em serviço social na mesma universidade, por isso viu no Cifal uma chance de expandir seus conhecimentos. Ela já lecionou para crianças e adolescentes além de ter trabalhado muitos anos em várias famílias nos Estados Unidos, Austrália e Finlândia com jovens que requeriam cuidados especiais. Aqui no Brasil, Heidi desenvolve atividades no Colégio Sesi Internacional, fruto da parceria entre Cifal e o Colégio.

Para ela, estar no Cifal é uma oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para projetos sociais. “Tenho para mim que se você se sente pronto para trabalhar duro e prestar atenção no que te dizem, você pode aprender e realizar qualquer atividade”.  Ela finaliza: “Eu me vejo fazendo a diferença onde o mundo precisar”.