Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Dia da Alimentação19/10/2015

Glúten: mocinho ou vilão? O Cozinha Brasil explica

Veja o que dizem as nutricionistas do Sesi Cozinha Brasil sobre o glúten

Na semana passada, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. E como o boletim Nosso Sistema está sempre atento a informações de interesse para nossos colaboradores, fomos buscar os conhecimentos dos nutricionistas do programa Cozinha Brasil, do Sesi no Paraná, para ensinar uma receita saudável e gostosa para quem tem problemas com o glúten. 

Você não sabe se este é seu caso? Então, veja o que dizem os especialistas:

Para as pessoas que têm doença celíaca ou são sensíveis ao glúten, ele é vilão e, com isso, precisam necessariamente excluir todo o glúten de sua alimentação, o que implica em retirar todos os alimentos que tenham em sua composição trigo, centeio, cevada, aveia e malte (subproduto da cevada). Portanto alimentos como pães, massas, biscoitos, bolos, cerveja, vodka não podem ser consumidos. Essas pessoas devem prestar muita atenção aos rótulos de alimentos, pois, muitas vezes, alimentos que nem imaginamos que possam conter glúten acabam trazendo consequências ruins para o organismo, como diarreia, distensão abdominal, dermatite, vômito e perda de peso devido ao intestino estar com a superfície de absorção comprometida, não conseguindo absorver os nutrientes dos alimentos. Após a exclusão total do glúten da alimentação o intestino tende a voltar ao normal em pouco tempo, e normalizando a absorção de nutrientes.

As pessoas, que não têm doença celíaca, por sua vez, não precisam retirar o glúten de suas vidas, uma vez que esta proteína não faz mal algum para sua saúde, portanto, neste caso, o glúten é o mocinho da história. Claro que é interessante que alimentos que contêm glúten não sejam consumidos em grandes quantidades, por exemplo, em todas as refeições comer algum tipo de alimento com glúten. Os princípios da nutrição preveem que haja a variedade na alimentação sendo necessário o consumo de todos os grupos alimentares para que, assim, se tenha acesso a todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.

Acesse www.sesipr.com.br/cozinhabrasil e saiba mais.

Veja como fazer um pão sem glúten:

Receita

1 colher (sopa) farinha de arroz

2 colheres (sopa) fécula de batata

1 colher (sopa) polvilho doce

2 colheres (sopa) creme de arroz

1 colher (sopa) amido de milho

2 colheres (sopa) amaranto

1 ovo batido

½ xícara (chá) leite

1 colher (sopa) açúcar

1 colher (chá) fermento em pó

Sal a gosto

1 colher (sopa) óleo

1 batata pequena cozida

1 colher (café) vinagre de maçã

1 colher (sobremesa) psyllium (planta medicinal encontrada em lojas de cereais a granel)

Preparo:Faça a esponja com o fermento e depois misture os ingredientes secos e a batatinha cozida e preparada. Misture tudo até o obter uma massa homogênea. Faça pães pequenos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.