O Sesi, em parceria com o Conselho Nacional do Sesi, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Prefeitura de Curitiba, lançou no dia 28 de maio a campanha internacional “Não Desvie o Olhar” no Paraná, coordenada pela rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil).
A campanha terá peças publicitárias com o alerta para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, em outdoors por Curitiba, no aeroporto, rodoviária, ônibus, táxis, hotéis e restaurantes, onde terá grande fluxo de turistas e torcedores. “Temos que fechar o cerco e denunciar, não podemos desviar o olhar”, disse Sueli Campagnolo, embaixadora do programa ViraVida, do Sesi – que atende adolescentes em situação vulnerável – no Paraná.
A campanha é composta por três eixos: a sensibilização, que pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de proteção em relação às crianças e aos adolescentes; a convocação, que incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100, e a repressão, que deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que o infrator será punido, no Brasil ou em seu país de origem. “Todos os eixos serão desenvolvidos até julho de 2014 e impactarão o público principalmente nas cidades-sede da Copa, em pontos estratégicos de trânsito dos torcedores nacionais e estrangeiros”, explicou Maria Aparecida Lopes, gerente de operações do Sesi no Paraná.