Projeto: Transferência de Tecnologia para Viabilização Econômica de Produtos Lácteos e Bebidas na Região Centro-Oeste do Paraná
Instituição Idealizadora: Unicentro-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
Objetivos: Oferecer cursos e assessorias; Buscar a melhoria da qualidade dos produtos lácteos; Adaptar a produção dentro das normas de boas práticas de fabricação; Implantar o empreendedorismo e associativismo nas comunidades produtoras; Promover o fortalecimento das atuais associações e empresas; Implantar novas unidades produtoras de derivados de leite; Colocar em funcionamento uma usina de leite no CEDETEG.
Metodologia: A equipe utiliza um questionário sócio-econômico inicial aos produtores rurais, sendo dividido em cinco itens principais: identificação do proprietário e da propriedade, informações sobre o rebanho bovino, condições do rebanho, processamento do leite e informações complementares, a fim de diagnosticar a real situação da produção. Nos laticínios aplica-se um Check List (resolução 326/97), onde seus itens compreendem edificações e instalações, equipamentos, móveis e utensílios, manipuladores de alimentos, produção de alimentos e documentação. Após verificar a situação em que se encontram (produtores e laticínios) são tomadas as medidas cabíveis para correção dos déficits de produção e processamento. Isso se dá através da realização de cursos, que abordam boas práticas na ordenha e manipulação, com auxílio de cartilhas informativas elaboradas pela equipe. Tendo como intuito o aperfeiçoamento em toda a cadeia produtiva, visando à melhoria nos processos de obtenção da matéria-prima até seu processamento, a fim de obter uma melhor qualidade do produto final, inserindo no mercado produtos com elevada qualidade higiênico-sanitária, ampliando a renda do pequeno produtor. Também são realizados cursos teórico-práticos de elaboração de derivados lácteos, pois foi identificado que muitos produtores perdiam a matéria-prima por demora no recolhimento do leite pelo laticínio, e com este curso podem elaborar produtos de qualidade para consumo próprio.
Resultados: Na primeira fase do projeto, foram atendidas aproximadamente 300 pessoas, alcançando a meta inicial estipulada. As ações envolveram 10 comunidades e 3 laticínios, distribuídos em 6 municípios. Na segunda fase, até o momento foram atendidas e orientadas 196 pessoas diretas por meio de cursos e treinamentos ministrados pela equipe do projeto.
Contato: extensaoleite@yahoo.com.br / (42) 3629-8128
Envie para um amigo