Projeto: Projeto kapoerê
Instituição Idealizadora: Associação de Capoeira Ilú Ayê Raça em Liberdade
Objetivo: A utilização da "ferramenta" capoeira está se consolidando como disciplina no universo escolar em razão de sua abrangência e significado dentro da pedagogia. Um trabalho com base de conhecimentos, estrutura, planejamento e constante avaliação; certamente será um diferencial para o educador que busca o sucesso de suas aulas na área educacional. Pensando nesta questão, divido com os demais educadores de capoeira e interessados no assunto, um modelo de planejamento que costumo seguir tendo neste primeiro momento como objetivo, o público de crianças em primeira e segunda infância que engloba dos 02/03 anos de idade até os 10/17 anos. Este período, apesar de literalmente desprezado em relação às atividades físicas planejadas, pelas próprias leis de educação e por instituições de ensino e aprendizagem; é de extrema importância na formação do repertório motor, social, cognitivo e afetivo do indivíduo. Servirá como "alicerce" para sua educação e determinará certamente a maioria das habilidades neuro-motoras e comportamentais da pessoa. Esta proposta não se fecha num modelo ideal; longe disto!Nem possui a intenção de propor regras para o ensino da capoeira infantil. Pelo contrário; vêm a somar com demais iniciativas e contribuições que poderam ser citadas.. Mas isto é um sonho que um dia certamente irá se transformar em realidade. No mais, segue o planejamento proposto para as aulas de capoeira infantil.
Metodologia: Participação dos alunos em diversos jogos e lutas respeitando regras e não
discriminado os colegas.Explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares.
Participação
e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas (metodologia aberta e interativa)
Resolução
de situações de conflito por meio de diálogo, com ajuda de professor.
Discussão das regras
dos jogos adaptados de capoeira em proposta.
Utilização de habilidades dentro da roda de capoeira, tendo
como referência de avaliação o esforço pessoal.
Resolução de problemas corporais
individualmente. (movimentos de capoeira)
Avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas
com o auxílio do professor.Vivência dos alunos a diversas fases de um movimento que o levem a construir o seu
repertório motor (para colocarem em prática dentro do contexto jogo).
Resultados: O Projeto Kapoerê e o Vereador Edu têm o imenso prazer de apresentar este projeto, simplesmente pela satisfação de proporcionar a interação da capoeira com as crianças da comunidade. Este projeto tem por objetivo a conscientização de um modo saudável de vida, distanciando as nossas crianças dos entorpecentes e atos ilícitos que podem, levá-las a marginalidade. Com a prática desportiva e cultural, as crianças poderão encontrar uma atividade depois da escola que promovem a disciplina, equilíbrio e integração social.
Contato: cleverson.d@oi.com.br / (41) 3427-2680
Envie para um amigo