Projeto: Projeto Gaia
Objetivos:
1. Formar multiplicadores dos 3 Rs: Reduzir, Reaproveitar, Reciclar no cotidiano profissional e pessoal;
2. Conscientizar
alunos e família sobre atitudes simples no cotidiano para preservar natureza;
3. Estimular hábitos de consumo
responsável;
4. Revitalizar a Praça dos Pioneiros e cuidar da manutenção;
5. Oferecer
às mães palestras educativas relacionadas com o meio ambiente.
Público Alvo:
No 1º semestre será trabalhado com os participantes da Jornada Ampliada (Peti e Bolsa Família), crianças do Recriança e do Jovem Agricultor Aprendiz, totalizando 280 crianças e adolescentes. No 2º semestre será executado trabalho com as mães, através de palestras e cursos. Mães beneficiárias dos Programas: Bolsa Família, Peti, Programa Leite das Crianças e da Associação de Mães do Projeto Recriança.
Resultados:
A perspectiva desse projeto é estimular hábitos de consumo responsável e mudanças de atitudes no cotidiano incorporando os 3Rs para garantir a sustentabilidade ambiental.
Contato:
Eliane - Telefone: (41) 3632-1137 / E-mail: elianekaminski@uol.com.br
_______________________________________________________________________
Projeto: Despertando Estrelas
Instituição Idealizadora: Associação Despertando Estrelas
Objetivos:
A Associação Despertando Estrelas foi constituída em 1999 e oferece às crianças e adolescentes atividades culturais, esportivas e artesanais desenvolvendo habilidades importantes ao seu futuro pessoal e profissional, num processo de efetivo envolvimento da comunidade, através do voluntariado, em parceria com o poder público e privado. A participação da criança e adolescente é gratuita e o trabalho desenvolvido tem contribuído com o futuro dos participantes, pois muitos ex-alunos, hoje são voluntários e/ou, conseguiram com mais facilidade ingressar no mercado de trabalho.
Metodologia:
São atendidas semanalmente 250 crianças com idade entre 06 e 18 anos e conta-se com a colaboração de 40 voluntários e 4 estagiários, os quais são responsáveis em ministrar diversas atividades como: Futebol de campo masculino e feminino, futsal masculino e feminino, xadrez, bordado em ponto cruz, decoupage, biscuit, pintura em tecido, desenho, teatro, dança, música (violão, guitarra, contra baixo e bateria), manicure, bijuteria, karatê, horta e jardim, inglês e informática. Os alunos podem se inscrever nas oficinas esportivas e até em duas oficinas artesanais, além da informática. A participação é gratuita. Há ainda um Clube de Mães que subsidia parte das oficinas, com a comercialização dos produtos confeccionados. Há um trabalho de parceria com o poder público, empresas privadas e população. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, o aluno passa o período da manhã ou da tarde na sede da Associação onde recebe lanche. Para participar das atividades os alunos devem estar regularmente matriculados e freqüentando a escola.
Resultados:
As atividades iniciaram em 1999, com 90 alunos e 12 voluntários trabalhando com apenas 12 oficinas, hoje são 250 alunos, 40 voluntários e 18 oficinas, esses são números que caracterizam o sucesso da iniciativa, mas a essência de tudo é saber que cada criança que passa pelo Despertando Estrelas recebe de graça um ganho particular que não tem preço, nem permite mensuração, apenas a certeza de que a essência do projeto está sendo cumprida de fato.
Contato:
E-mail: adespertandoestrelas@yahoo.com /
Telefone: (41) 3632-1706
_______________________________________________________________________
Projeto:
Água Um Bem Finito
Instituição Idealizadora: Escola Municipal Marciano de Carvalho
Objetivos:
1 Levar os alunos al entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso Planeta depende da preservação
da água.
2. Divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância el a necessidade
de preservar os recursos hídricos, através de cartões e folders informativo.
3. Adotar por meio de
atitudes cotidianas medidas de valorizaçãol da água, a partir de uma postura crítica.
4. Compreender
que a preservação dal água do mundo, depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e
das ações que desempenha.
5. Construir na Escola Marciano um reservatório de águal da chuva
(cisterna) para lavar calçadas, pátio, etc...
Metodologia:
O projeto será realizado através de leitura de textos informativos, produções de textos, poemas, narrativas, descrições, slogans, acrósticos. Dramatizações de teatro, interpretação de texto, de músicas e filmes. confecção de cartões, livrinhos de histórias em quadrinhos e folders, confecção de mural. Entrevista, palestras, debates, pesquisa na internet e na biblioteca. Ações na escola na comunidade. Fazer um reservatório de água da chuva na escola. Visitas a fontes, rios e a tratamento de água. Distribuição de folders. Os recursos utilizados serão: Computador/Internet, Tv e DVD, Som, Quadro e Caderno, lápis, etc...
Resultados:
O projeto está com três meses de aplicação e até o presente momento foram elaborados folders e distribuídos nas ruas para conscientizar as pessoas, também foram analisadas a conta de água da casa do aluno, os quais conversaram com seus pais sobre como economizar a água e reduzir o consumo. Também analisamos a fatura de água da Escola e conversamos com as funcionarias, sobre o uso consciente da água sem desperdício.Saímos nas ruas do centro de Piên e entregamos o folders de conscientização da água para as pessoas, sempre falando da importância de não desperdiçar a água.Conversamos com a Secretária Municipal de Educação de Piên e com o Prefeito, sobre a construção da cisterna na Escola M. Marciano de Carvalho, os quais apoiaram o projeto. O Prefeito se comprometeu ajudar na construção da cisterna assim que possível.
Contato:
E-mail: coordenacaomarciano@pien.pr.gov.br / Telefone: (41) 3632-1433
Envie para um amigo