Projeto: Espaço rural e suas possibilidade empreendedoras: O assentamento Nhundiaquara no litoral paranaense
Instituição Idealizadora: Universidade Federal do Paraná
Objetivo:
Possibilitar as famílias assentadas a garantia de sua cidadania, qualidade de vida rumo a um movimento sustentável interno da comunidade para posterior geração de renda para a comunidade externa.
Metodologia:
A metodologia utilizada foi a de pesquisa social, com dados altamente qualitativos e complementados por pesquisas quantitativas só para mensurar questões que poderiam ser mensuradas. A Análise exploratória fora feita com documentação pertencente a própria Associação Prosperidade, EMATER-MORRETES, INCRA-PR e IAP, além de outras pesquisas realizadas em regiões mais próximas. Foram feitas entrevistas semi-estgruturadas às famílias que se propuseram a participar voluntariamente. A amostragem foi de 11 famílias em um universo de 42 famílias. Contudo os estudos de campo e as vivências possibilitaram uma análise mais próxima da realidade desta comunidade.
Resultados:
Os resultados foram extremamentes relevantes, pois trouxeram, a partir da análise DAFO, ou SWOTT, alguns pontos que precisam ser melhorados entre a própria comunidade. Contudo há que se ater as questões ambientais que são de extrema importância, como inadequação de solo para plantio, enxentes constantes produzindo alagamentos em alguns lotes e que têm necessidade de drenagem, terrar fornecidas pela Reforma Agrária, porém em Área de Proteção Ambiental, produções artesanais que não tem ainda um destino certo para suas vendas, adequação de uma cozinha comunitária para que suas produções possam atingir a certificação exigida para venda em supermercados e outros. Maior atendimento por parte do programa como forma de orientar os assentados e para que os mesmos não desistam da terra conquistada por falta de apoio e orientação em momentos de difícil aquisição de alimentos, pois nem sempre conseguem viver exclusivamente do seu plantio. Necessidade de atendimento de saúde e condições sanitárias melhores.
Contato:
E-mail: elsi.rocio@gmail.com / Telefone: (41) 8858-6654
por favor. sou filha do senho JOSE GOMES ROSA.falecido ha 2anos e 6meses.minha mãe tbm faleceu ha um ano atraz. estamos vivendo uma grande polemica,pois ñ temos informaçao, dno nome de quem esta hj o sitio q. fica situado na vila ferroviária em morretes.por favor me responda esse e-mail por gentileza se puder passar algunha infomação a respeito eu agraseço muito.ou pelo menos o fone. da sede eo nome do resposável, pra q.meu advogado faça contato. muito obrigado.
Envie para um amigo