Projeto: Cidadão
mirim
Objetivos: fazer um país melhor começando pelas nossas crianças
no desenvolvimento com a cidadania.
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
Resultados: Este projeto já esta em funcionamento na região leste da cidade com o apoio da policia
Militar, e já estamos vendo as mudanças de comportamento que estão no projeto.
Contatos:
Charles F. Silva - (43) 3348-4346 - charlearcanjo@hotmail.com
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Projeto: Escola de iniciação em ginástica rítmica da Unopar - da iniciação ao alto nível
Objetivo:
Promover o desenvolvimento contínuo da modalidade de ginástica rítmica no município de Londrina, no estado do Paraná e também no Brasil.
Metodologia:
A partir de 2003 o projeto foi complementado com nossa atuação nos pólos externos em bairros carentes do município de Londrina, Jardim Monte Cristo, Jardim Franciscato, Jardim Interlagos e Jardim Santa Rita, onde são atendidas crianças no contraturno escolar. Os treinamentos e as aulas acontecem durante a semana toda, em diversos horários e locais.
Resultados:
O projeto fechou o ano de 2007 com um número aproximado de 800 (oitocentas) crianças praticando GR gratuitamente e entre estas praticantes já está selecionado um grupo de 30 (trinta) novos talentos para a modalidade, que possivelmente serão as próximas campeãs nas diversas categorias desenvolvidas na UNOPAR. Em nível internacional nossas equipes sagraram-se bicampeãs pan-americanas nas categorias Infantil e Juvenil e, em nível nacional, nos tornamos campeãs brasileiras nas categorias Pré-Infantil e Juvenil, e vice na categoria Infantil, consolidando o trabalho de base com estas conquistas importantes no cenário nacional e internacional.
Contato:
Telefone: (43) 3371-7783 ou (43) 3371-7855 / E-mail: extensao@unopar.br
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Projeto: O Esporte na Saúde e Qualidade de Vida do Deficiente Físico
Objetivo:
Promover inclusão social e melhora da condição geral de saúde; melhorar a qualidade de vida, condição geral de saúde, e promover inclusão social utilizando como ferramenta o esporte.
Resultados:
Como resultado, espera-se melhoria significativa na qualidade de vida, na condição de saúde, assim como inclusão social. Já possuímos depoimentos muito interessantes que revelam importante melhora no convívio social, no estado psicológico e na condição geral de saúde. O esporte pode, além destes benefícios, representar a aquisição de um novo horizonte, com novos objetivos de vida. A prática continuada mostra aos participantes a possibilidade de utilizar o esporte competitivo como meio de subsistência. Alguns participantes já competem a nível regional e nacional. Esperamos assim iniciar outros mais, assim como aumentar o número de participantes, maximizando nossos objetivos.
Contato:
Fausto Orsi Medola e Rosângela Marques Busto - Telefone: (43) 33712288 / E-mail: fmedola@uel.br
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Projeto: Projeto de Leitura: Viajando com as Palavras
Objetivo: Estimular o desenvolvimento do gosto pela leitura, por parte de crianças e adolescentes. Ampliar o leque de opções de leitura da população envolvida atualizando, permanentemente, o acervo da biblioteca.
Resultados:
Foi formado um acervo com mais de 500 exemplares doados pela comunidade e pelas editoras FTD e Atritoart, acondicionado em cinco caixas direcionadas às diferentes faixas etárias (pré-leitores, 1ª e 2ª séries; 3ª e 4ª séries, literatura infanto- juvenil e literatura para professores). Os livros que, por suas características, não atendiam os requisitos para compor a biblioteca itinerante foram doados à Biblioteca Pública Municipal. Na II Etapa ocorreram as visitas às instituições educacionais da cidade que atingiram um público alvo em torno de 1500 alunos e 130 professores da Educação Infantil e da primeira a quarta séries do Ensino Fundamental O encerramento da II Fase ocorrerá no dia 17 de junho com a confraternização dos participantes e com a premiação dos alunos vencedores do concurso de Redação do município de Bela Vista do Paraíso.
Contato:
Telefone: (43) 3242-1458 / E-mail: silzavalente@uol.com.br
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Projeto: ALFA Escolinha de Futebol
Instituição idealizadora: ALFA - Associação Londrinense Futebol Arte
Objetivo:
Promover ações integradas no município de Londrina, atuando sobre os fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, através da oferta de atividades lúdicas e esportivas e de práticas de convivência comunitária, a fim de garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Metodologia:
As atividades esportivas são realizadas de 2ª a 6ª feira, nos períodos
matutino e vespertino, no horário de contra turno escolar dos alunos participantes. Aos sábados e/ou domingos
os alunos participam de jogos e torneios.Os alunos são atendidos de acordo com a sua faixa etária: Categoria
Dente de Leite (07 a 09 anos), Pré-Mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 13 anos) e Infantil (14 a 15 anos). Durantes os
treinamentos são realizadas atividades físicas, técnicas, táticas e recreativas.
As atividades
de educação não formal são realizadas mensalmente, no último sábado de cada mês.
Os temas abordados têm como pressuposto básico o Estatuto da Criança e do Adolescente, com a abordagem
dos direitos e deveres previstos na Lei, com diferentes abordagens palestras, oficinas, debates, vídeos, teatros, etc.).
Resultados:
1. Melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos;
2. Resgate
e fortalecimento das relações familiares;
3. Viabilização de espaços de escuta, de
mediação de conflitos e de proposição de alternativas e soluções para os problemas
vivenciados pelas famílias atendidas, principalmente aqueles relacionados à garantia de direitos da criança
e do adolescente;
4. Sensibilização, integração e articulação de políticas,
de serviços, de espaços, de profissionais e da comunidade em favor das crianças e dos adolescentes e
suas famílias.
Contato:
E-mail: alfa_londrina@yahoo.com.br / Telefone: (43) 8408-0819
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Projeto: Coletores de lixo recilável: Nova classe de trabalhadores, velhos riscos de saúde.
Instituição idealizadora: Universidade Norte do Paraná
Objetivo:
Levantar o perfil epidemiológico dos coletores de lixo reciclável do município de Londrina/PR.
Resultados:
Coleta de 100% dos entrevistados e que após as aulas todos eles regularizem sua situação vacinal e trabalhem utilizando equipamentos de proteção individual adequadamente.
Contato:
E-mail: veclivati@hotmail.com / Telefone: (43) 9996-2807
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Projeto: O resgate da leitura e seus valores culturais no ensino fundamental e médio
Instituição idealizadora: Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Objetivo:
Analisar os fatores sócio-culturais na motivação para a leitura e na formação de valores no ensino fundamental e médio.
Metodologia:
A pesquisa bibliográfica e o embasamento teórico desse projeto, pautar-se-á pela discussão, reflexão e pela utilização de materiais de diferentes fontes que expressam os pensamentos de diversos autores que discutem a organização escolar e a falta de criticidade dos agentes educacionais que enfatizam a importância do ato de ler; que analisam questões envolvidas na escola que contribuem para a falta de uma leitura mais critica dos temas do universo educacional. A proposta dar-se-á a partir da verificação in loco, das reais dificuldades e das necessidades dos alunos, que serão conhecidas ou reconhecidas através de um diagnóstico inicial e, em seguida, por meio da aplicação de questionário relacionado ao tema proposto pela pesquisa estabelecida neste projeto.
Contato:
E-mail: joaquim.neto@unopar.br / Telefone: (43) 8411-0612
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Projeto: Projeto Biblos
Instituição idealizadora: Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Objetivo:
Pretende-se com este, a criação e ampliação bibliotecas, possibilitando oportunidades de leituras e pesquisas para os membros das instituições beneficiadas, contribuíndo com a formação continuada, proposta e realizada concretamente pela Unopar - Universidade Norte do Paraná.
Metodologia:
A metodologia utilizada no projeto engloba a definição da localidade/escola para a qual serão destinados os livros arrecadados, divulgação, arrecadação, seleção dos livros, encaixotamento, etiquetagem e entrega à instituição escolhida, envolvendo os funcionários, docentes e acadêmicos (e calouros) dos diversos cursos de graduação da universidade na arrecadação de livros, com a colaboração de todos os segmentos da sociedade: clubes de serviço, livrarias, editoras, bibliotecas, bancos, comércio, indústria e população em geral. A finalização de cada etapa do Projeto Biblos acontece com a entrega oficial dos livros à instituição contemplada, que faz acompanhar de um roteiro de organização formal de biblioteca, elaborado por uma das bibliotecárias da Unopar - Universidade Norte do Paraná.
Contato:
E-mail: joaquim.neto@unopar.br / Telefone: (43) 8411-0612
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Projeto: Philadelfia Kids
Instituição idealizadora: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Filadelfia
Objetivo:
Tirar o maximo possivel de crianças e adolescentes das drogas e evitar DST's, preservação ambiental e educacional.
Metodologia:
Estudo da região a ser alcançada, quais as prioridadades, o que podemos fazer para mudar as situações, levar para as ruas testemunhos de pessoas que mudaram quando deram passo para estudo e importancia para o meio ambiente.
Resultados:
1. Adolescentes terminando o ensino medio e tentando vaga na faculdade: 03
2. Diminuição
da evasão escolar: 40%
3. Diminuição de crianças com acesso as drogas: 60%
Contato:
E-mail: motocar@sercomtel.com.br / Telefone: (43) 332-1002
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Projeto: Bom Aluno
Instituição Idealizadora: Rondopar Energia Acumulada LTDA
Objetivos:
Oferecer apoio educacional e profissional a jovens de baixa renda, bons alunos, para que se tornem agentes de transformação de sua situação sócio-econômica e da desigualdade social existente na sociedade brasileira.
Metodologia:
As etapas para participar do projeto:
- Análise das fichas de inscrição;
- Avaliação de conhecimento;
- Atividade em grupo com alunos;
- Entrevista com os responsáveis
(legal) pelo aluno;
- Visita domiciliar.
Resultados:
1. Mudança de ritimo de estudo
2. Desenvolvimento acadêmico e interpessoal
3. Envolvimento da família na vida do aluno
4. Melhora das notas e frequência escolares
5. Aumento
de desempenho e desenvolvimento de competências para enfrentar o mercado de trabalho
6. Empregabilidade
7.
Melhora na qualidade de vida
8. 100% de aprovação nos vestibulares com classificação nos
primeiros lugares
Contatos:
E-mail: joseane@maxlife.com.br
/ Telefone: (43) 3377-9931
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Projeto: Controle de Infeccção em Odontologia
Instituição Idealizadora: UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Objetivos:
1. Redefinir um programa de prevenção e controle de infecção odontológica;
adequado às características e necessidades do complexo clínico odontológico da UNOPAR; permitindo
a detecção dos casos de infecção, a investigação e o controle de surtos;
2.
Reestruturar a comissão de prevenção e controle de infecção odontológica da UNOPAR,
bem como, seu regimento, conforme Portaria Ministerial 2.616 de Maio /1998.
3. Aprimorar o conhecimento científico
do aluno do curso de odontologia e enfermagem em desenvolver trabalhos multiprofissionais que visem a prevenção
e o controle das infecções odontológicas.
4. Conscientizar o aluno do curso de odontologia da importância
dos métodos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos, minimizando danos a saúde
de seu cliente.
5. Atualizar e elaborar manuais, normas e rotinas, visando o controle das infecções odontológicas.
5. Criar normas de biosegurança e um fluxo de atendimento a alunos, professores e colaboradores, quando da exposição
a material biológico, visando minimizar danos a saúde desta população.
6. Criar um programa
de educação continuada, possibilitando a capacitação adequada do quadro de funcionários
e profissionais, pertinente ao controle de infecção nosocomial;
Metodologia:
1. Revisão e atualização do regimento da Comissão de Prevenção
e Controle de
Infecção Odontológica, conforme Portaria Ministerial 2616 de Maio de 1998;
2.
Redefinir o Programa de Prevenção e Controle de Infecção Odontológica; odontológicas,
adequado às características e necessidades do complexo clínico Odontológico da UNOPAR; permitindo
a detecção dos casos de infecção, a investigação e o controle de surtos;
3.
Revisão e atualização dos Manuais de funcionamento de Central de Material, Centro Cirúrgico, Lavagem
das Maõs e Biossegurança;
4. Capacitação teórico-científica dos discentes envolvidos
no Projeto;
5. Elaboração e divulgação de relatórios sobre o Controle das Infecções
Odontológicas.
6. Elaboração de implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos
Sólidos de Saúde do Complexo Clínico Odontológico;
Resultados:
1. Avaliar periódica e sistematicamente, as informações geradas no Sistema
de Vigilância Epidemiológica das infecções odontológicas;
2. Criação
um Programa de Educação Continuada, possibilitando a capacitação
adequada do quadro de funcionários
e profissionais e discentes pertinente ao
controle de infecção odontológica;
3. Monitorar
o perfil de sensibilidade dos agentes etiológicos envolvidos nas infecções
odontológicas;
4. Implementar e Supervisionar a aplicação de normas e rotinas técnico-operacionais,
visando
à prevenção, tratamento e a não disseminação de patógenos;
5. Padronização
uma política racional de germicidas e materiais médico-hospitalares;
6. Criação um Programa
de Educação Continuada, possibilitando a capacitação
adequada do quadro de funcionários,
profissionais e discentes, pertinente ao
controle de infecção nosocomial;
7. Criação
um Programa de Saúde Ocupacional para os profissionais, discentes e docentes do Complexo Clínico Odontológico
da UNOPAR;
8. Elaboração e divulgação de relatórios sobre o Controle das Infecções
Odontológicas.
9. Todos resultados estão sendo plenamente obtitos nos ultimos 5 anos de projeto
Contato:
E-mail: marcos.amaral@unopar.br / Telefone: (43) 8813-2426
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Projeto: Chef Mirim
Instituição Idealizadora: APETIT Serviços de Alimentação LTDA
Objetivos:
Promover a qualificação sócio-profissional de jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mercado de trabalho para atuarem como auxiliares técnicos em alimentação, com vistas à inserção na atividade produtiva no setor da indústria e comércio através da criação de oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda.
Metodologia:
A metodologia dos cursos contará com conteúdo de qualificação social e qualificação profissional. O Projeto Chef Mirim terá uma carga horária de 350 horas/aula, sendo 44 horas/aula de Qualificação Social e 306 horas/aula de Qualificação Profissional.Qualificacao Social é composto: Noções básicas: Administração, cidadania,Relações Trabalhistas, Diretos e deveresEmpreendedorismo,Postura pessoal e profissional,Liderança. Qualificacao Profissional:É composto por um conjunto de conteúdos que visam fornecer ao aluno os conhecimentos básicos para os serviços de Auxiliar em Serviços de Alimentação e Nutrição. Pratica Profissional: É composto da prática profissional supervisionada, na própria empresa / escola, onde o aluno demonstrará os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no módulo anterior.
Resultados: Tudo começou em 2005 com o programa Escola da Fábrica.
O Chef Mirim nasceu de uma parceria entre a Apetit e a Guarda Mirim com o objetivo de capacitar jovens entre 14 e 18 anos
em situação de vulnerabilidade social e encaminhá-los para o mercado de trabalho. A turma deste ano,
em sua quinta edição, vai formar 22 jovens através do curso de Auxiliar Técnico em Nutrição.
Em 2009 o Projeto Chef Mirim foi certificado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
de Londrina (CMDCA) permitindo assim que os jovens participantes possam ser enquadrados na da Lei 10.097/2000 que obriga as
empresas a cumprirem a cota de 5% a 15% do quadro efetivo de funcionários.
A nobreza deste trabalho está
em preparar os jovens para o primeiro emprego e disponibilizar aos empresários e a sociedade de modo geral profissionais
qualificados e aptos a serem contratados pelas empresas.
Mais de 100 jovens foram beneficiados pelo Projeto Chef Mirim,
sendo que aproximadamente 80% encontra-se inserido no Mercado de Trabalho.
Contato: celso@apetit.com.br / (43) 3374-1563
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Projeto: Música e Tecnologia - Um Elo de Solidariedade
Instituição Idealizadora: Associação Solidariedade Sempre
Objetivos:
Criar condições e oportunidades capazes de incentivar a frequência do aluno à escola pública, bem como avaliar seu rendimento escolar. Incentivar a formação de novos núcleos de produção cultural em Londrina.
Metodologia:
1. Garantia dos direitos
fundamentais da criança e do adolescente, em regime de atendimento sócio-educativo, conforme preconiza o Estatuto
da Criança e do Adolescente, possibilitando o desenvolvimento pessoal e social e contribuir para a formação
de sua cidadania.
2. Promoção de ações que potencializem a sensibilidade, a auto-estima,
atitudes críticas e conscientes levando a uma participação ativa na vida comunitária e acesso
à cidadania, através de propostas culturais e de lazer
3. Desenvolvimento de atividades culturais, artísticas,
físicas, de recreação/lúdicas, de saúde e participação comunitária,
de modo que desenvolvam competências cognitivas básicas.
4. Desenvolvimento de ações que
auxiliem na formação de valores como: cooperação, solidariedade, respeito, espírito de
equipe e a ética.
5. Manutenção do controle de freqüência diária através
da lista de freqüência dos educadores.
6. Cronograma de atividades contendo programação anual
7. Reunião periódica com a equipe para avaliação e planejamento dos serviços.
Resultados:
Conhecimento de novos grupos
musicais. Dinimuição da evasão escolar.
Aumento do rendimento escolar
Contato:
E-mail: priscila@solidariedadesempre.org.br / Telefone: (43) 3336-6645
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Projeto: Aprendendo a crescer
Instituição Idealizadora: Associação Mãos Estendidas (AME)
Objetivo:
Atenderde forma contínua e sistemática, 150 crianças e adolescentes
em situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social, visando a garantia dos seus direitos fundamentais
através do desenvolvimento de ações educativas, sociais, culturais e comunitárias.
No longo
prazo espera-se que o projeto possa ser expandido para outros bairros, através da criação de outras unidades
da AME.
1. Oferecer atividades socioeducativas para 170 crianças e adolescentes (de 6 a 14 anos) no período
em que os mesmos não estão na Escola;
2. Oferecer atividades de conhecimento, capacitação
e desportivas para jovens e adultos do bairro.
Metodologia:
Associação Mãos Estendidas é uma organização não governamental que mantém, através de contribuições e trabalhos voluntários, diversos projetos de cunho social no Bairro Novo Amparo, bairro esse que era dominado pela violência e drogas. Para que a mudança de paradigmas fosse construída, o esforço em trabalhar com a comunidade como um todo era de suma importância. Atendendo crianças e adolescentes de 06 a 14 anos com a finalidade da promoção da assistência social, da cultura, do voluntariado, do desenvolvimento econômico e social; do combate à pobreza e a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais a ser desenvolvido.
Contato:
E-maillidiane@maosestendidas.org.br / Telefone: (43) 3337-3790
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Projeto: Encontro Literário
Instituição Idealizadora: Integrada Cooperativa Agroindustrial
Objetivo:
Metodologia:
O projeto pretende proporcionar o despertar do gosto pela leitura aos estudantes da primeira parte do curso fundamental, contribuindo para a formação de uma consciência de constante busca de conhecimentos para a geração de atitudes sustentáveis. Buscando contribuir para que a leitura possibilite mais conhecimentos aos estudantes, possibilitando-os um melhor pensar e a ampliação da sua capacidade mental; buscando ações efetivas, como discussões em saraus, apresentações por escrito (redações) e orais dos temas lidos e propiciar que esses estudantes possam exercitar treinamento de falar em público com menor ou nada de inibições. Após cada Encontro Literário, têm sido doados conjuntos (seis livros cada um) O intuito das doações é reforçar o acervo das bibliotecas e estimular a leitura, tanto pelos professores quanto pelos alunos. No total, já foram doados 1054 obras. Acreditamos que todos devem ler os livros que Monteiro Lobato escreveu, crianças e adultos. As crianças e os jovens podem aprender muita coisa, inclusive a formar um censo crítico positivo das coisas que nos cercam, e os adultos para voltarem a rever conceitos que, talvez, tenham esquecido ou que não tenham aprendido.
Contato:
E-mail: ana.almeida@integrada.coop.br / Telefone: (43) 3294-7019
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Projeto: Projeto de Qualificação Profissional. - Jovem Aprendiz
Instituição Idealizadora: Núcleo Espirita Irmã
Scheilla
Objetivos:
1. Desenvolver atividades formativas para o adolescente, proporcionando-lhe educação
profissional através do planejamento de ações, cujo conteúdo desenvolva as seguintes habilidades:
- Básicas: ações que proporcionem trabalhar as funções cognitivas e expressivas;
-
Específicas: ações que propiciem a aquisição de conhecimentos específicos relacionados
às atividades laborativas;
- Gestão: ações que propiciem desenvolver autonomia pessoal e
profissional do adolescente.
2. Apoiar o processo de desenvolvimento do adolescente, fortalecendo a auto-estima, em estreita
relação com a família, a escola e a comunidade.
3. Buscar através da atividade como aprendiz,
que o jovem e sua família, saiam da situação de risco.
Metodologia:
1. Promoção de ações individuais e em grupo, visando proporcionar
o desenvolvimento pessoal e social do adolescente.
2. Desenvolver ações de acordo com as dimensões
dialógicas e reflexivas, cognitivas, afetiva, ética e lúdica que promovam hábitos e atitudes para
o trabalho;
3. Desenvolvimento de habilidades de gestão e de ações pautadas na liberdade de expressão
e por práticas democráticas;
4. Construção coletiva do conhecimento com a valorização
do saber e da vivência dos jovens como ponto de partida das ações;? Desenvolvimento de atividades que
possam oportunizar o adolescente ao autoconhecimento, despertar suas potencialidades, habilidades e interesses, elevar sua
auto-estima, possibilitar o fortalecimento pessoal e social.
Resultados:
A Qualificação Profissional e o Projeto Jovem Aprendiz, tiveram suas atividades
iniciadas no inicio de 2002, portanto, são oitos anos oferecendo aos jovens, oportunidades profissional. Desde o ano
de sua criação, mais de 400 jovens tiveram suas carteiras registradas nas empresas parceiras. Pode-se afirmar
que as mudanças ocorrem não somente com os jovens mas com sua família e a maioria deles seguem no mercado
formal de trabalho graças a primeira oportunidade.Outro ponto a destacar é que alguns jovens, através
da educação e das atividades da instituição, despertam para a necessidade de continuação
dos estudos e hoje estão cursando ou já possuem educação em nível superior.
Contato:
E-mail: presidente@neis.org.br / Telefone: (43) 3325-1334
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Projeto: Playing With Words
Instituição Idealizadora: UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Objetivos:
O projeto de extensão "Playing with words" oferece, semanalmente, aulas de língua inglesa aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais/estaduais de Londrina e região, bem como alunos com necessidades especiais de instituições como APAE e ILECE. As aulas são ministradas pelos discentes do curso de LETRAS, que participam de um processo de capacitação.
Metodologia:
1. Os estagiários fazem contato com as escolas conveniadas;
2. Os estagiários
participam de reuniões para discussões de textos teóricos sobre o ensino aprendizagem de língua
inglesa para crianças e transposição didática de tais conceitos;
3. Os estagiários
vão para a sala de aula para a regência;
4. Semanalmente, os estagiários realizam diários
reflexivos de regência que são inseridos em ambiente virtual e compartilhados com os outros estagiários,
gerando discussões, que tem por base os textos teóricos. Neste mesmo ambiente, os alunos participam do fórum
de discussão sobre a prática pedagógica e particularidades do ensino aprendizagem de língua inglesa
para crianças.
5. Quinzenalmente, os estagiários se reunem presencialmente com a professora coordenadora
para a discussão/reflexão sobre as aulas dadas;
Resultados:
Os alunos do 4º ano do ensino fundamental são beneficiados ao terem um primeiro contato prazeroso com a aprendizagem de línguas. Ao participar do projeto os aprendizes estão despertando novas percepções sobre a linguagem e se sentindo confiantes como aprendizes de língua estrangeira.Além de criar oportunidade para os alunos do ensino regular, o projeto visa também criar conhecimento acerca do ensino aprendizagem de língua inglesa para alunos com necessidades especiais, considerando-se que o MEC - Ministério da Educação, partir da nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, prevê ampliar o acesso das pessoas com deficiência às escolas regulares, respeitando o direito de todos à educação. Fiel à Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, assinada em março pelo Brasil, o MEC quer acabar com as escolas especiais e colocar todos na escola normal. Tendo por base o projeto PLAYING WITH WORDS a Prefeitura Municipal de Londrina, através da Secretaria de Educação, está implantando o ensino de língua inglesa para o ensino fundamental.
Contato:
E-mail: eliprovate@gmail.com / Telefone: (43) 8404-0831
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Projeto: Batuque na Caixa
Instituição idealizadora: Instituto Cultural Arte Brasil
Objetivo:
- Processo continuado de construção da cidadania, a partir da música
e da integração da própria comunidade com ações culturais e artísticas no processo
de educação integral em parceria com escolas públicas, buscando o resgate social e desenvolvendo, na
comunidade, o gosto e o respeito, pelos talentos regionais.
- Desenvolvimento cultural, através dos Encontros
Culturais e do trabalho coletivo entre os jovens em integração com outros trabalhos da cidade em áreas
como música, literatura e teatro e Valorização da cultura popular, produzida nos bairros pobres das médias
e pequenas cidades brasileiras.
- Apoio social para que jovens da periferia busquem qualificação profissional
e continuidade nos estudos. O Batuque na caixa tem a experiência de alunos que iniciaram ainda crianças no projeto
e quando jovens auxiliaram os professores e tiveram apoio para a profissionalização na cultura (músico,
escritor, técnico ou produtor cultural) ou fora dela.
Metodologia:
- As oficinas, baseadas nas práticas de música, teatro e literatura colocam
a teoria, prática e as referências históricas, estéticas e artísticas como conhecimento
acessível ao aluno do Batuque na caixa. Além disto, se dá a possibilidade de o aluno se preparar para
ser profissional das áreas oferecidas gratuitamente e também se desenvolve a criatividade, a integração,
o trabalho em grupo, as habilidades motoras, intelectuais e emocionais.
- Elaborado como uma atividade interdisciplinar,
envolvendo diretamente música, artes cênicas e literatura, o Batuque na caixa não visa apenas o ensino
de técnicas e práticas culturais, mas a motivação do ser humano para uma nova visão de
mundo sobre o conhecimento, a escola, a família e a dinâmica do tempo.
- A criança se expressa dramatizando
ao brincar em casa, na rua, na escola, sozinha ou com seus brinquedos e amigos. Reproduzindo a vida da qual participa em brincadeiras:
imitando primeiro os pais, seus gestos, afazeres; os animais e coisas; pessoas e fatos do seu mundo, a criança está
dramatizando e promovendo seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
- Observando a criança
em seu brinquedo livre, muito aprendemos, porém, como meio de formação não devem ser considerados
como recurso único, pois o desenvolvimento integral da criança necessita de certas diretrizes, cuidados e apoio
que só um educador pode proporcionar. Isto não significa, porém, em supressão da espontaneidade
da criança: é uma direção que permite a ela por em uso sua liberdade e assim se desenvolver.
Contato:
e-mail: infoartebrasil@yahoo.com.br / telefone: (43) 3334-3562
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