Amigos da Mãe: Identificação da gestante em situação de risco psíquico
Instituição idealizadora: Caps I Renascer Loanda e CIS/AMUNPAR
Objetivos:
O projeto buscava identificar as gestantes que estão em situação de risco psíquico e prevenir transtornos mentais nas gestantes, nas puérperas e nos bebês.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido entre julho de 2010 e julho de 2012, com as gestantes e puérperas usuárias do Sistema Único de Saúde do município de Loanda. Para tanto serão estabelecidas parcerias com diferentes segmentos da sociedade. As gestantes serão identificadas através de um questionário pré-elaborado pelo CAPS e aplicado às gestantes usuárias do SUS, atendidas na Clínica da Mulher.
As gestantes são classificadas e, em parceria com os PSFs, encaminhadas ao CAPS para avaliação pelo setor de enfermagem que encaminha conforme a necessidade para os serviços especializados. No caso das puerperas haverá a possibilidade de se encaminhar os bebês para avaliação e se necessário, atendimento na APAE - Loanda.
Resultados:
Algumas gestantes seguiram as orientações demonstrando vínculo com o tratamento. Estabelecimento de parcerias. Disponibilização de um profissional de enfermagem do Município para colaborar no projeto juntamente com a equipe técnica do CAPS. Certificação do Selo ODM. Realização de concurso público de Assistente Social para a Clínica da Mulher (ainda não nomeado).Pretende-se como resultado futuro inserir a avaliação psicológica no protocolo de exames das gestantes e, ainda transformar esse projeto em um programa do município.
Contato:
E-mail: caps.loanda@hotmail.com
Envie para um amigo