Projeto: Caracterização e frequência decomportamentos maternos durante a interação com o filho
Instituição idealizadora: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo principal identificar e caracterizar os comportamentos comunicativos maternos em momentos distintos de interação com o filho, em ambiente natural. De modo específico, o estudo buscará subsídios para prevenção de possíveis atrasos no processo de desenvolvimento, com foco para a aquisição da linguagem.
Metodologia:
Após a aceitação a participação das mães e seus filhos com idade até dois anos do trabalho, o estudo foi realizado em ambiente domiciliar e foram utilizados para a coleta de dados os seguintes instrumentos: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); protocolos de registro elaborados a partir dos estudos de Gesell e Amatruda (2000); Papalia, Olds e Feldman (2006); Protocolo de Observação Comportamental (ZORZI; HAGE, 2004), dentre outros. As observações e os registros foram feitos em momentos de interação entre a mãe e a criança,filmadas, em sessões de aproximadamente 15 minutos de duração. Os dados foram analisados de modo a obter os principais comportamentos maternos emitidos durante a interação com os filhos.
Resultados:
Verificar a necessidade da intervenção nas famílias em especial as mães, sendo estas as principais cuidadoras que interagem diretamente coma crianças para a atenção as alterações que podem ocorrer se a relação entre ela e o seu filho nestas primeiras etapas do desenvolvimentose não ocorrer de maneira adequada.
Contato:
E-mail: pri_molin@hotmail.com / Telefone: (42) 9907-9637
______________________________________________________________________
Projeto: Fatores de risco sociais ao desenvolvimento infantil presentes em um grupo de bebês de Irati e região
Instituição idealizadora: Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Objetivo:
Identificar os fatores individuais e familiares que possam interferir no processo de desenvolvimento infantil, acarretando em possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.
Metodologia:
Foi utilizado um roteiro de entrevista estruturado, com questões acerca de condições sociais nas quais as crianças estavam expostas. Os participantes do estudo foram 19 mães que compareceram à Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UNICENTRO, nos meses de abril e maio de 2009.
Contato:
E-mail: mairads@hotmail.com / Telefone: (42) 9101-7763
Projeto: Vigilância do Desenvolvimento Motor-Oral :o enfoque fonoaudiológico no desmame precoce
Instituição idealizadora: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Objetivo: Identificar as causas do desmame precoce em um grupo de bebês com idades entre 0 a 24 meses.
Metodologia: Foi realizada entrevista com roteiro estruturada, seguida de observação de situação de aleitamento
Resultados: Foi possível conhecer que as causas do desmame precoce estão ligadas à questão biológica, mas também à crenças e concepções maternas.
Contato: apchuproski@hotmail.com / (42) 9945-2838
Envie para um amigo