Projeto: Casinha Educativa
Objetivo:
Ensinar brincando, através de uma ação diferenciada, incentivando o empreendedorismo, contribuindo para a formação da criança e complementado a ação da família, rompendo paradigmas.
Metodologia:
As crianças que participam do projeto têm de quatro a cinco anos e meio, divididas em equipes de seis crianças e uma educadora. Os trabalhos são realizados de 15 em 15 dias mediante o planejamento mensal feito com a educadora e a supervisão da instituição. A limpeza, a organização do ambiente doméstico como, lavar a louça, secar, guardar, higienização do banheiro, quarto e demais dependências também são feitas pelas crianças conforme sua idade e capacidade de execução. As crianças fazem atividades externas tais como, jardinagem, horticultura, momento da fantasia, roda do chimarrão, momento da história.
Resultados:
Através do projeto casinha educativa espera-se que a criança modifique seu próprio meio, enquanto criança e quando adulto, torne-se um cidadão mais consciente de seu papel na sociedade.
Contato:
E-mail: retirofeliz@ig.com.br / Telefone: (42) 3623-3135
______________________________________________________________________
Projeto: Aprender: Avaliação e intervenção psicopedagógica à crianças com queixa de dificuldade em aprender
Instituição idealizadora: Faculdade Guairacá
Objetivo:
Realizar a avaliação e intervenção psicopedagógica a alunos com queixa de dificuldade escolar.
Metodologia:
A partir dos encaminhamentos realizados por pais ou professores, os acadêmicos/estagiários do curso de serviços social farão uma caracterização do perfil sócioeconômico das famílias das crianças e as acompanharão no sentido de envolver seus integrantes na condução do processo de aprendizagem. Os acadêmico/estagiários dos cursos de psicologia e de pedagogia terão como foco, a realização de diagnóstico e a proposição de intervenções psicopedagógica às crianças. Tais intervenções ocorrerão tanto em grupos como individualmente e priorizarão atividades lúdicas direcionadas, com vistas a proporcionar a re-significação do processo de aprendizagem. Ao realizar estas proposições, têm-se como objetivo investigar o que as crianças já conhecem e como aprenderam, e, intervir no sentido de promover novas aprendizagens. Os acadêmicos/estagiários do curso de educação fisica farão a avaliação psicomotora das crianças do projeto e proporcionarão a oportunidade desenvolvimento das habilidades motoras relacionadas as dificuldades de aprendizagem, por meio de jogos cooperativos. Acredita-se que a ação conjunta dos cursos envolvidos contribuirá para o fortalecimento de um modelo de intervenção que supere a fragmentação das ciências.
Resultados:
No ano de 2008 foram atendidas 23 crianças e adolescentes num total de aproximadamente 300(trezentas) sessões
individuais, dezesseis intervenções pedagógicas (oficinas de jogos, de literatura e de artes), 8
famílias cadastradas.
No primeiro semestre de 2009 das 23 crianças que foram atendidas no semestre anterior, quinze
crianças continuaram no projeto e outras quatro foram incororadas.
Atualmente o projeto atende 19 crianças.
Pretende-se que o projeto continue atendendo uma média de 25 crianças e adolescentes com queixa escolar de dificuldades
de aprendizagem.
Contato:
E-mail: alexandre@faculdadeguairaca.com.br / Telefone: (42) 3622-200
_____________________________________________________________________
Projeto: Cidadania Real
Instituição idealizadora: Faculdade Campo Real
Objetivo:
Desenvolver nos alunos e professores da Faculdade Campo Real o senso de responsabilidade social, tornando-os profissionais capazes de se envolver com os problemas de seu tempo, colocando suas aptidões a serviço da solução de tais problemas.
Resultados:
Verifica-se o efetivo envolvimento da Faculdade Campo Real com a comunidade guarapuavana e a conscientização dos alunos e professores quanto a sua responsabilidade social. Tal resultado é aferível principalmente pelo número cada vez maior de participantes do projeto.
E-mail: melhem12@brturbo.com.br / Telefone: (42) 3621-5200
_____________________________________________________________________
Projeto: Ensino de Língua Estrangeira para crianças de 4ª série do Ensino Fundamental
Instituição idealizadora: Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
Objetivo:
Oferecer aos alunos da Escola Municipal Carolina G. Franco, em específico alunos de 4ª série, aulas de língua estrangeira gratuitas.
Metodologia:
Partindo do contato com a escola para se verificar o interesse e disponibilidade da direção e alunos, os professores tiveram um primeiro contato com as crianças interessadas no projeto para divulgação do mesmo. As aulas, então, começaram a ser ministradas na própria escola, em horário designado pela direção, no período de setembro a novembro de 2009, totalizando 36 horas/aula de 60 minutos cada. As atividades de sala de aula são desenvolvidas por meio de material específico para trabalhar o ensino das línguas estrangeiras para crianças, focando principalmente na oralidade por meio de dramatizações, canções, mini-discursos e jogos. As aulas acontecem uma vez por semana: uma hora para Inglês e uma para Espanhol, no contra turno. São 20 alunos por turma, pré-selecionados.
Resultados:
O projeto ainda está em andamento, mas já é possível verificar a dedicação, interesse e evolução da aprendizagem das crianças.
Contato:
E-mail: rcmcarvalho@pop.com.br / Telefone: (42) 9934-9975
_____________________________________________________________________
Projeto: Educação Profissional
Objetivo:
Atender adolescentes e jovens, com atividades direcionadas a cada curso de Educação Profissional, através do desenvolvimento didático-metodológico, visando a qualificação profissional.
Metodologia:
Na Educação Profissional, o procedimento metodológico é de aulas teóricas e práticas de acordo com as exigências de cada curso, através de etapas progressivas de conteúdos. Através do desenvolvimento didático-metodológico, envolvendo programas e recursos instrucionais (livros, vídeos, softwares, data-show), adequados a processos de qualificação e requalificação profissional que levem em conta as peculiaridades e condições das diferentes clientelas: adolescentes e jovens inseridos no processo de modernização.
Resultados:
1. Qualificação profissional
2. Encaminhamento para estágios remunerados
3.
Primeiro Emprego
4. Melhor da qualidade de vida da família
5. Engajamento com a comunidade e grupo
6. Aumento
da integração com o grupo e a comunidade
7. Aumento da autoestima
8. Melhoria de relacionamento com os
colegas, educadores, família e comunidade.
Contato:
Telefone: (42) 3624-2318 / E-mail: iedbosco@uol.com
______________________________________________________________________
Projeto: Biblioteca - Nosso Bairro, Nossa Vida
Objetivo:
O projeto se destina à comunidade em geral, mas seu alvo principal é a juventude. A nossa pretensão é especializar esta biblioteca com material sobre folclore, tradicionalismo, hiphop, negro e afro-descendente, bem como o prazer pela leitura, pois somente com conhecimento e educação conseguiremos um bairro, uma cidade e um país melhor. Implantar uma biblioteca em nosso bairro representa incentivar a leitura e o resgate da historia de nossa população, bem como do estudo sobre o folclore, tradicionalismo, etc. Criar oportunidades de geração de trabalho e renda valorizando as entidades locais e potencialidades.
Resultados:
Campanha de captação de livros para o acervo inicial - meta 600 livros.
Contato:
Telefone: (42) 3629-1242 / E-mail: evefogaca@yahoo.com.br
______________________________________________________________________
Projeto: Adolescente Aprendiz do Século XXI
Objetivo:
Atender adolescentes entre 14 e 18 anos (incompletos) no programa Adolescente Aprendiz do Século XXI, através de parcerias com empresas privadas e/ou públicas, proporcionando ao adolescente formação integral, abrangendo aspectos profissionais e humanos, vislumbrando a preparação e inserção do adolescente no mercado de trabalho.
Metodologia:
O adolescente participará das atividades na instituição duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), 08h3 às 10h30, num total de 4 horas semanais. O complemento da carga horária do curso será cumprido pelo adolescente na empresa, executando atividades práticas, sendo num total de 04 ou 06 horas diárias, num total de 20 horas ou 30 horas semanais, conforme o que regulamenta a Lei Federal 10.097/2000. O adolescente será avaliado mensalmente no curso de aprendizagem (entendido atividades teóricas e práticas), através do preenchimento de ficha de avaliação.
Resultados:
Parceria com empresas privadas, de economia mista e/ou públicas garantindo ao adolescente contato com a atividade profissional. Formação e aprendizado integral, aliando teoria e prática. Oportunidade de primeiro emprego Impacto na economia da família em situação de vulnerabilidade social.
Contato:
Telefone: (42) 3624-2318 / E-mail: iedbosco@uol.com
______________________________________________________________________
Projeto: PROJEÇÃO - Projeto Jovens em Ação
Objetivo:
Proporcionar orientação e formação aos adolescentes de Entre Rios, a fim de que possam ser cidadãos conscientes de seu potencial, com perspectivas dignas de vida para o seu presente e futuro através da prática esportiva, de oficinas de iniciação profissionalizante e acompanhamento pessoal aos adolescentes extensivo a sua família.
Metodologia:
Serão oferecidas oficinas na área cultural (música, dança, teatro), artesanais (bordados, pintura, desenho, trabalhos manuais) e esportivas (futsal, vôlei, basquete), além de culinária, inglês, matemática, informática, e convivência em grupo (psicóloga). Acontecem de segunda a sábado, em diferentes horários. Cada voluntário elabora o plano de aplicação de sua oficina, procurando alcançar os resultados propostos.
Resultados:
Durante os anos de atividades, o projeto já alcançou diretamente, através de suas oficinas mais de dois mil adolescentes. Também houve aumento do número de voluntários envolvidos. Em 2005, por exemplo, foram 72, enquanto que em 2007 foram 139. Através do trabalho conjunto da Associação, equipe técnica e voluntários, muitos adolescentes carente de Entre Rios têm a possibilidade de desenvolver dons e habilidades e especialmente ter uma perspectiva de futuro melhor.
Contato:
Telefone: (42) 3625 - 2283 / E-mail: pjea@donau.com.br ou mirianratz@hotmail.com
___________________________________________________________________
Projeto: Desmistificando a física e química.
Objetivos:
Contribuir para melhoria da formação didático-pedagógica dos alunos de prática de ensino
de Química e Física através de um ensino contextualizado, visando à melhoria da qualificação
do professor de ensino básico.
Público Alvo:
Professor de ensino básico e alunos de prática de ensino de química e física.
Contatos:
Coordenadora Neide Hiroko Takata
_____________________________________________________________________
Projeto: Diretrizes curriculares do
Estado do Paraná: análise e implementação na rede estadual do Núcleo Regional de Guarapuava
Objetivos:
Ressignificar o papel do pedagogo, a partir do conhecimento dos pressupostos metodológicos que subsidiam as diretrizes
curriculares do Estado do Paraná, e implementá-las, tendo em vista, o redirecionamento a ação
deste profissional, para superação dos altos índices de fracasso escolar.
Público
Alvo: Profissionais de Pedagogia.
Contatos: Coordenadora Marlene Lucia Siebert
Sapelli
______________________________________________________________________
Projeto: Pan voluntário
Instituição
idealizadora: Sesi - Serviço Social da Indústria
Objetivos:
Propiciar uma forma de integração entre escola e a comunidade. Levar ao conhecimento de crianças carentes
novas modalidades esportivas praticadas durante o Pan-2007
Metodologia:
Os alunos pesquisaram quais eram as modalidades que não eram praticadas no Brasil e suas regras. Apresentaram para
o professor e outros alunos e aprenderam como jogar nas aulas de educação física. Escolheram um projeto
social desenvolvido pela prefeitura na periferia da cidade. Passaram uma manhã com aquelas crianças propiciando
um momento de integração entre os alunos e as crianças do projeto. Durante a prática, alguns alunos
foram responsáveis em entrevistar algumas crianças sobre a qualidade de vida delas.
Resultados:
A resposta da entrevista foi o que surpreendeu os alunos. Ao tomarem ciência de como era a vida daquelas crianças,
os alunos se conscientizaram da importância de ações como esta para melhorar, nem que fosse um pouquinho,
a qualidade de vida do próximo. Aprenderam a fazer o bem com o que tinham em mãos. Esse projeto foi o despertar
para novas ações. O resultado foi infinitamente maior para os alunos, pois puderam sair de sua realidade para
um novo universo.
Contato:
Telefone: (42) 3621-3813 / E-mail: dagmar.marcondes@sesipr.org.br
____________________________________________________________________
Projeto: Amor Perfeito - Arte com criatividade
Objetivo: Fornecer noções básicas de higiene e apresentação pessoal; através de formação especifica elevar a auto-estima e preconizar o resgate de valores humanos. Apoiar e incentivar a capacitação profissional de adolescentes, jovens e senhoras na área específica da Arte e pintura de acordo com os seus interesses e aptidões, a fim de proporcionar-lhes uma possível geração de renda e melhoria na qualidade de vida.
Contato:
Telefone: (42) 3623-6660 / E-mail: taborvocacoes@gmail.com
______________________________________________________________________
Projeto: Oficinas de geometria: entre descobertas e conquistas
Objetivo:
Preparar professores qualificados para o ensino da geometria investindo em metodologias adequadas visando cumprir com os objetivos desse ensino; contribuir na formação de um professor participativo, crítico e competente para atuar em sala de aula; despertar, nos acadêmicos e professores envolvidos no projeto, a atenção para a necessidade de um trabalho reflexivo sobre suas ações pedagógicas.
Metodologia:
Será ofertado a três escolas da rede pública de Guarapuava, para alunos de 5ª. e 6ª. Séries. Participarão deste projeto cerca de 600 alunos e 6 professores da rede pública. A realização do projeto nas escolas ocorrerá mensalmente, nos horários regulares do professor de Matemática daquelas séries, em um dia da semana daquele mês.
Resultados:
Contribuir efetivamente com a formação inicial e continuada, dos envolvidos no desenvolvimento do projeto, por meio tanto de aprofundamento da fundamentação teórica, quanto da prática pedagógica, com alternativas metodológicas diferenciadas.
Contato:
Telefone: (42) 3621-1369 ou (42) 3621-1025 / E-mail: doroteyagavanski@yahoo.com.br
______________________________________________________________________
Projeto: Portas para a oportunidade
Objetivo: Oportunizar aos moradores do bairro em especial os de baixo poder aquisitivo, qualificação para o mercado de trabalho, que vem se tornando cada vez mais exigente, através do domínio da informática e incentivo à leitura, como forma de melhorar a educação.
Metodologia: Organização de cadastramento dos moradores do bairro interessados em participar do curso de informática básico. Disponibilizar de horários e turmas para atender as várias faixas etárias da população. Cada curso básico terá duração de 4 meses, seguindo a lista de espera dos próximos alunos para ingressar no curso.
Contato:
Telefone: (42) 9924-6196 / E-mail: pati.patita@bol.com.br
_____________________________________________________________________
Projeto: Avaliação Funcional e Assistência de Enfermagem ao Idoso participante do Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade
Objetivo:
Tem como objetivo geral: Contribuir com a qualidade de vida dos idosos. As atividades extensionistas são desenvolvidas por onze alunos do primeiro e segundo ano dos cursos de enfermagem e fisioterapia acompanhados pelas professoras responsáveis do projeto. São desenvolvidos programas de atividades físicas adaptadas às condições físico-motoras dos participantes, abrangendo as etapas de alongamento, condicionamento e fortalecimento muscular e relaxamento. A População atendida constitui-se de Idosos que participam do Projeto de Extensão Permanente Universidade Aberta a Terceira Idade no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro Oeste no bairro Santa Cruz na cidade de Guarapuava.
Metodologia:
As atividades extensionistas são desenvolvidas por onze alunos do primeiro e segundo ano dos cursos de enfermagem
e fisioterapia acompanhados pelas professoras responsáveis do projeto. O projeto terá a carga horária
de oito horas semanais.
Os alunos são escalados para trabalhar semanalmente, em forma de rodízio. Um grupo
de cinco alunos quinzenalmente desempenhará junto aos idosos da UNATI, atividades elaboradas previamente. E outro grupo
com quatro alunos na outra quinzena desenvolverão atividade de estudo, e elaboração das atividades que
deverão ser executadas. Os integrantes do projeto se reunirão uma vez por mês para discussão do
mesmo.São desenvolvidos programas de atividades físicas adaptadas às condições físico-motoras
dos participantes, abrangendo as etapas de alongamento, condicionamento e fortalecimento muscular e relaxamento. Todos os
dias de atividade iniciarão com alongamento ativo para ganho de flexibilidade e finalizarão com relaxamento
ativo ou induzido (utilizando musica e comando verbal).O condicionamento físico será realizado por meio de atividades
em grupo, gincanas envolvendo a relação social e interpessoal, caminhadas, circuito de exercícios para
otimizar o equilíbrio e postura e fortalecimento muscular por meio de exercício resistido, buscando independência
motora e na pratica de AVD`s ( Avaliação de Vida Diária). Sendo associado a atividades cognitiva e mental,
de memória, orientação espacial e cronológica.
Resultados: O projeto esta sendo desenvolvido há três meses di cirrebte ano. Esperamos contribuir com a qualidade de vida dos idosos, através da realização de atividades para melhorare ou manter o condicionamento físico dos participantes grupo por meio da realização de atividades em grupo, gincanas envolvendo a relação social e interpessoal, caminhadas, circuito de exercícios para otimizar o equilíbrio e postura e fortalecimento muscular por meio de exercício resistido, buscando independência motora e na pratica de AVD`s ( Avaliação de Vida Diária).
Contato:
E-mail: evnaimp@hotmail.com / Telefone: (42) 9941-0504
______________________________________________________________________
Projeto:
Cooperativa das Costureiras a Associação dos Moradores do Bairro Industrial do xarquinho, COCAMBIX
Instituição Idealizadora: Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
Objetivos:
O projeto teve como objetivo assessorar as costureiras na implantação da Cooperativa, em seus aspectos econômicos, jurídico, contábeis e administrativos. Com a perspectiva que esse novo empreendimento além de proporcionar a capacitação profissional das costureiras também impulsione a geração de novos empregos diretos e indiretos para a comunidade.
Metodologia:
Para a viabilização do projeto foram estabelecidas algumas ações, para a conscientização das costureiras sobre a importância do programa Universidade Sem Fronteiras e do empreendimento, bem como qualificá-las e capacitá-las para produção e a gestão econômica e empresarial, por meio de: reuniões com a equipe para discutir e planejar as ações que deveriam ser desenvolvidas mensalmente. Reuniões com as costureiras para avaliar os resultados dessas atividades. Visitas técnicas, elaboração de material e apostilas para a realização de cursos, palestras e dinâmicas. As ações planejadas e desenvolvidas para a implantação da Cooperativa consistiam no assessoramento em relação à elaboração do Estatuto Social da Cooperativa, Código de Ética, e documentação necessária à sua formalização. Orientação na implantação da infra-estrutura física assessorando a confecção de layout do processo produtivo,do projeto elétrico e de incêndio. Assessorar nos aspectos de publicidade e propaganda da divulgação dos produtos como a sugestão para a elaboração da logomarca da Cooperativa, criação de um site para a divulgação da Cooperativa e dos produtos e materiais de propagandas.
Resultados:
Conscientização dasü costureiras sobre o trabalho cooperado, seus princípios e valores; Sensibilização para a criação de fundo para custear as despesas com a implantação da cooperativa; Definição do local da sede da Cooperativa; Elaboração do Contrato de Comodato da sede da Cooperativa por dois anos; Sensibilização para qualidade de relacionamento interpessoal; Realização de um curso de nivelamento em matemática básica e português, considerando a baixa escolaridade das costureiras; Realização de curso de capacitação de costuraü realizado pelo SENAI; Elaboração do estatuto da Cooperativa; Realização de curso de noções básicas de informática; Realização de curso de capacitação das cooperadas em gestão de empresas, com aproveitamento satisfatório: temas abordados: noções de marketing, de mercado, de produção, manutenção produtiva, de custos, de margem de contribuição; Adequação da infraestrutura da sede da cooperativa para a instalação das máquinas e o funcionamento da Cooperativa; Registro do Estatuto da Cooperativa na Juntaü Comercial de Guarapuava; Elaboração do contrato de comodato das máquinas firmado entre a UNICENTRO e a Cooperativa COCAMBIX; Entrega das máquinas à Cooperativa; Início da produção da Cooperativa.
Contato:
E-mail: raqueldalla@gmail.com / Telefone: (42) 3621-1062
_____________________________________________________________________
Projeto: Projeto de Extensão
tecnológica Empresarial
Instituição Idealizadora: Universidade Estadual Centro-Oeste - UNICENTRO
Objetivos:
O projeto teve como objetivo assessorar as costureiras na implantação da Cooperativa, em seus aspectos econômicos, jurídico, contábeis e administrativos. Com a perspectiva que esse novo empreendimento além de proporcionar a capacitação profissional das costureiras também impulsione a geração de novos empregos diretos e indiretos para a comunidade.
Metodologia:
Para a viabilização do projeto foram estabelecidas algumas ações, para a conscientização das costureiras sobre a importância do programa Universidade Sem Fronteiras e do empreendimento, bem como qualificá-las e capacitá-las para produção e a gestão econômica e empresarial, por meio de: reuniões com a equipe para discutir e planejar as ações que deveriam ser desenvolvidas mensalmente. Reuniões com as costureiras para avaliar os resultados dessas atividades. Visitas técnicas, elaboração de material e apostilas para a realização de cursos, palestras e dinâmicas. As ações planejadas e desenvolvidas para a implantação da Cooperativa consistiam no assessoramento em relação à elaboração do Estatuto Social da Cooperativa, Código de Ética, e documentação necessária à sua formalização. Orientação na implantação da infra-estrutura física assessorando a confecção de layout do processo produtivo,do projeto elétrico e de incêndio. Assessorar nos aspectos de publicidade e propaganda da divulgação dos produtos como a sugestão para a elaboração da logomarca da Cooperativa, criação de um site para a divulgação da Cooperativa e dos produtos e materiais de propaganda.
Resultados:
Conscientização das costureiras sobre o trabalho cooperado, seus princípios e valores; Sensibilização para a criação de fundo para custear as despesas com a implantação da cooperativa; Definição do local da sede da Cooperativa; Elaboração do Contrato de Comodato da sede da Cooperativa por dois anos; Sensibilização para qualidade de relacionamento interpessoal; Realização de curso de nivelamento em matemática básica e português, considerando a baixa escolaridade das costureiras; Realização de curso de capacitação de costura realizado pelo SENAI; Elaboração do estatuto da Cooperativa; Realização de curso de noções básicas de informática; Realização de curso de capacitação das cooperadas em gestão de empresas, com aproveitamento satisfatório: temas abordados: noções de marketing, de mercado, de produção, manutenção produtiva, de custos, de margem de contribuição; Adequação da infraestrutura da sede da cooperativa para a instalação das máquinas e o funcionamento da Cooperativa; Registro do Estatuto da Cooperativa na Junta Comercial de Guarapuava; Elaboração do contrato de comodato das máquinas firmado entre a UNICENTRO e a Cooperativa COCAMBIX; Entrega das máquinas à Cooperativa; Início da produção da Cooperativa. A Cooperativa das Costureiras está em funcionamento desde janeiro de 2010, produzindo confecção feminina, masculina, infantil, cama, mesa e banho, uniformes profissionais e escolares.
Contato:
E-mail: marcos_kogut@hotmail.com / Telefone: (42) 3624-5597
______________________________________________________________________
Projeto: Faça a diferença! Eu posso e você?
Objetivos:
1. Conscientizar os alunos do Ensino Médio para os problemas reais da sociedade
2. Criar situações de pesquisa e aprendizagem.
3. Buscar alternativas para solucionar em parte os problemas encontrados.
Público-alvo:
Entidades sociais, Comunidade em geral, pais, professores, professores, alunos.
Resultados:
Alunos do Ensino Médio do Colégio D' Alberto Gonçalves, professora responsável Eliane Maria de Andrade, disciplina Sociologia foram a campo em 2007 buscar nas entidades sociais, alguma necessidade que eles pudessem ajudar de alguma forma, depois disso foram em busca de alternativas para saná-las, conseguiram alimentos para o Lar Acelino, (ASILO) material de limpeza para a Casa lar (orfanato), interromperam a via principal para a realização do Pedágio Solidário o qual arrecadou R$ 1.800,00 em dinheiro para a Amas (Associação Menonita de assistência social), foram até a APAE e realizaram atividades recreativas com algumas turmas.
Em 2008 dando continuidade o projeto mudou de nome, mas com a mesma finalidade mostrar aos alunos que eles podem dar sua colaboração de alguma forma, durante o ano desenvolveram pesquisas sobre os oito jeitos de mudar o mundo, apresentaram trabalho com algumas alternativas de mudanças em sala e foram trabalhar juntamente com o Departamento de Educação de Palmeira na chamada Semana da SEMUVIPA, que é destinada a conscientização de alunos e do público em geral em todos os aspectos saúde, educação, meio ambiente entre outros, eles então apresentaram um teatro de própria criação enfatizando a importância dos oito jeitos de mudar o mundo e o que cada um pode fazer para colaborar, o resultado foi positivo, visto que alunos das escolas Municipais participaram e souberam que se cada um fizer a sua parte, estará contribuindo para realização e sucesso dos oito objetivos
Contatos:
E-mail: e.lindy@fotmail.com ou elindyandrade@yahoo.com.br / Telefone: (42) 3252-3596
Envie para um amigo