Objetivos do Milênio - 05/08/2009

Gestores recebem orientação sobre como municipalizar Metas do Milênio

Prefeitos e gestores participaram da oficina realizada terça-feira, durante o seminário de lançamento do Prêmio ODM Brasil
clique para ampliar Rodrigo Bandeira: ao incorporar a temática dos Objetivos do Milênio na administração pública, a prefeitura se aproxima da população (Foto: Rogério Theodorovy)

Prefeitos paranaenses e profissionais que ocupam função de gestores de diversas áreas nos municípios participaram terça-feira (04), em Curitiba, da oficina de mobilização, que os orientou sobre a utilização de indicadores dos Objetivos do Milênio na elaboração de políticas públicas municipais.

Leia mais: Paraná será o primeiro a alcançar Metas do Milênio, diz ministro Luiz Dulci 

A iniciativa é do Governo Federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e está sendo desenvolvida em todas as capitais brasileiras. Em Curitiba, a oficina aconteceu no seminário de lançamento do Prêmio ODM Brasil. 

Incorporar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na formulação das políticas públicas executadas nos municípios é o principal desafio para gestores e lideranças, segundo opinião do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que é também secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Na oficina, o consultor da ONG Agenda Pública, Rodrigo Bandeira, explicou que ao incorporar a temática dos Objetivos do Milênio na administração pública, a prefeitura se aproxima da população, uma vez que o monitoramento e avaliação das políticas públicas ajudam na melhoria dos serviços públicos.

"Os ODM estão bem relacionados com a administração. Um município que desenvolva projetos com a temática dos Objetivos do Milênio tem mais facilidade de obter recursos estaduais, federais e até mesmo internacionais", disse Bandeira, destacando que os recursos existem, mas faltam bons projetos para recebê-los.

O consultor exemplificou como os Objetivos do Milênio estão presentes na administração. "A gestão do programa Bolsa Família e as políticas governamentais de geração de emprego e renda, por exemplo, estão relacionadas ao Objetivo de acabar com a fome e a miséria. O Programa Saúde da Família, os serviços do SUS e a assistência médica são serviços municipais que contemplam os Objetivos do Milênio relacionados à saúde", disse.

Bandeira listou quatro passos que os municípios devem seguir para municipalizar os Objetivos do Milênio: formação do comitê de acompanhamento dos ODM, elaboração de diagnóstico local, construção de um plano de ação de médio e longo prazo, e construção de um sistema de monitoramento e avaliação dos ODM. "Não é difícil, só requer comprometimento e união de forças de representantes de todos os setores."

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692