Projeto: Educação Ambiental como Base no Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.
Instituição Idealizadora: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Obras de Foz do Iguaçu.
Objetivos:
Desenvolver ações de capacitação para coordenadores das unidades de saúde do município de Foz do Iguaçu, tendo como base a metodologia PAP (Pessoas que Aprendem Participando) e (Pesquisa Ação Participante), os princípios e valores da carta da terra do tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e a ética do cuidado defendida por Leonardo Boff. Oportunizar momentos de análise e entendimento dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos das unidades de saúde na busca de sua efetivação. Contribuir na prática continuada de ações ambientais nas Unidades de Saúde, envolvendo funcionários, colaboradores e comunidade do entorno.
Metodologia:
Foram realizadas dez oficinas com vinte e cinco representantes das Unidades de Saúde. O eixo norteador foi a análise dos PGRSS - anteriormente elaborados para cada unidade de saúde representada - fazendo-se perceber que em cada item do plano a Educação Ambiental é propulsora de mudança e se não for empregada torna-o ineficiente e apenas mais um documento construído para atender uma exigência legal. As oficinas consistiram em trabalhar as metodologias: Oficinas do Futuro (utilizada pelo Programa COM-VIDA, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e Meio Ambiente, metodologia esta utilizada para diagnosticar os maiores problemas relacionados ao ambiente, para que a partir das reflexões sobre este, propiciem idealizar um cenário ideal), Pesquisa-Ação-Participante (segundo Borda 1983, Trata-se de uma metodologia dentro de um processo vivencial, no qual se consideram como fontes de conhecimento: a análise crítica, o diagnóstico de situações e a prática cotidiana) Oficina de Identificação de Atores Sociais, Oficina de Logística de Trabalho e de Identificação dos Resíduos Gerados, visitas técnicas ao Aterro Sanitário Municipal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. As atividades realizadas nas oficinas foram replicadas no ambiente laboral, buscando mudanças de hábitos e atitudes no ambiente de trabalho e a efetivação do PGRSS.
Resultados:
Capacitação de 25 coordenadores das Unidades de Saúde do Município de Foz do Iguaçu;Efetivação de 25 Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde;Destinação correta por classe de resíduos gerados nas unidades de saúde.
Contato:
E-mail: roseli.rb@hotmail.com ou roseli.rb@fozdoiguacu.pr.gov.br / Telefone: (45) 3421-1145
______________________________________________________________________
Projeto: Projeto Jussara
Instituição Idealizadora: Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia
Objetivos:
Produção de mudas de palmito com os fins de repovoamento em áreas de amortecimento, para compor a formação de novas populações extintas em grande parte das áreas de abrangência do projeto. A educação ambiental complementa como fomento a conservação desta espécie ameaçada, demonstrando sua importância ao bioma em que se encontra evitando o seu corte predatório.
Metodologia:
Seleção de áreas para coleta de cachos com frutos. Despolpa e produção de mudas em viveiro. Plantio nas áreas selecionadas. Monitoramento e demarcação com substituição de mudas perdidas.
Resultados:
O projeto já tem resultados efetivos com o plantio de aproximadamente 10.000 mudas em repovoando área. O viveiro já possui mais de 6.000 mudas prontas para o plantio. Aguarda-se nova safra para realizar coletas a fim de se repetir o processo de produção de mudas.
Contato:
E-mail: jahsurfa@gmail.com / Telefone: (45) 8408-4545
_____________________________________________________________________
Projeto: Casa Matte Laranjeira
Instituição Idealizadora: Acimacar/ Unioeste/ Amparo
Objetivo:
Resgate histórico da formação geo-política do estado do Paraná, em especial a fronteira oeste. A construção do Museu (cujo projeto arquitetônico está pronto, depositado na prefeitura do município de Marechal Cândido Rondon) é o alvo inicial, mas a reconstrução da ferrovia e a integração turístico-histórica entre a cidade de Foz do Iguaçú e Porto Mendes, via Catamarã (já em operação) e de Porto Mendes à Guaíra via ferrovia é o alvo que será transformado em "história viva".
Metodologia:
- Pesquisa histórica;
- Apoio da Acimacar
- Associação Comercial e agroindustrial
de MCRondon;
- Apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Candido Rondon;
- Apoio da Itaipú Binacional;- Apoio
da Unioeste.
Resultados:
Atração histórica, cultural e turística (cuja tarifação diferenciada para turistas estrangeiros, viabiliza retorno a longo prazo).
Contato:
E-mail: prof_carlos_giron@hotmail.com / Telefone: (45) 9978-5778
Envie para um amigo