Curitiba - Objetivo 2

Projeto: Projeto Quatro Elementos

Objetivo:

Transformar a creche comunitária, casa da criança São José em uma instituição modelo, que atua com responsabilidade ambiental e reforça a relação entre pais e filhos no cuidado com o meio ambiente.

Metodologia:

É proposta uma construção coletiva num programa de oficinas socioeducativas em 3 módulos - água, terra e luz. Que oportunizam conhecimento nas questões ambientais, com espaços de informação, reflexão e experiências práticas, além de impactar em melhorias no relacionamento familiar e comunitário. Partem das oficinas ações de adequação física da Creche, como implantação de: cisterna e captador de água da chuva; bombonas para coleta seletiva de resíduos e óleo de cozinha; horta comunitária e composteira; lâmpadas de garrafas PET e aquecedor solar. O trabalho é realizado em conjunto por profissionais especializados, pais e funcionários e sempre estimulada a colaboração das crianças.

Resultados:

As ações pretendem beneficiar diretamente a Creche, com a redução nos gastos com energia elétrica, água e compra de alimentos; os funcionários, com capacitações em meio ambiente e relacionamento; as pessoas que fazem refeição na creche, com uma alimentação mais saudável; as crianças, no desenvolvimento de atividades educativas sobre o meio ambiente; as famílias, na participação de oficinas sócio-educativas sobre o melhor uso dos recursos naturais e que estimulem o acompanhamento mais efetivo no processo educacional dos filhos, e ainda, na oportunidade de implantar em suas casas estruturas para readequação do uso de energia, como lâmpadas de PET e aquecedores solares.

Contato:

Telefone: (41) 3332-6856 / E-mail: neiva@acaosocialdoparana.org.br

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Projeto: Inserção social e política

Objetivos:

1. Promover integração entre escola e comunidade.
2. Relacionar teoria a uma prática social e política.
3. Fomentar atitudes e valores de respeito, sensibilidade e solidariedade.

Público-alvo: Alunos, professores, comunidade e entidades sociais

Resultados:

Interação de todo o público envolvido no projeto. Mudança de atitudes e valores e na própria concepção de mundo.

Contato:

Prof. Arão Coimbra da Costa: Telefone (41) 9992-1575 / E-mail arao.costa@sesipr.org.br
Direção: Raquel Nascimento: E-mail raquel.nascimento@sesipr.org.br

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Projeto: Circuito Biorregional de Arte e Comunicação Socioeducacional

Objetivos:

1. Reunir interessados e envolvidos em trabalhos e projetos sócios, educacionais, sócio-culturais, socioambientais e psicosociais, proporcionando a troca de experiências e informações em prol da democratização e descentralização do conhecimento
2. Incentivar, valorizar e divulgar trabalhos do terceiro setor e de responsabilidade social co-criando um ambiente propício para multiplicação de ações conscientes
3. Promover vivências que facilitem um olhar sistêmico, a visão completa de todo e partes coerente com a postura e a prática psicodramática.

Público alvo:

Divulgamos trabalhos realizados por indivíduos ou coletivos, organizações governamentais e não governamentais, empresas, escolas, e demais interessados, com o objetivo de favorecer e facilitar encontros, vivências, experiências, conexões e sensibilizar o ser humano para a prática consciente da cidadania. 

Resultados:

Em 2007, realizamos três encontros com sucesso. Diversos participantes e visitantes tiveram acesso aos projetos que estão contribuindo para o despertar da consciência para o exercício da cidadania e educação para a sustentabilidade. Em Maio e Junho de 2008 realizaremos o IV encontro que está sendo divulgado no site: www.redenovaordemsocial.multiply.com

Contato:

E-mail: co_redacao@hotmail.com / Telefone: (41) 9601-7982
Dr. Ellen L. carneiro Bond: Telefone (41) 3332-7387

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Projeto: Iluminando o futuro

Objetivo:

Contribuir para que os alunos de 10 a 13 anos residentes no município e região metropolitana de Curitiba tenham acesso ao conhecimento, através do ensino complementar, e uma chance de modificar seu destino.

Metodologia:

Ministrar aulas de inglês, informática, literatura e filosofia, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do beneficiário; ministrar aulas de cidadania, filosofia e natação, contribuindo para a sua formação cidadã e ministrar aulas de artes visuais, música, literatura e eventos culturais externos, contribuindo para o acesso à cultura.

Resultados:

Ampliação do conhecimento, através do ensino complementar; acompanhamento do nível de evolução e desempenho dos alunos sobre a dinâmica pedagógica educacional; utilização do ensino para o profissionalismo; formação da cultura cidadã (direitos e deveres); conscientização e desenvolvimento de valores humanos; identificação de talentos e habilidades culturais e educação para a cultura social.

Contato:

Telefone: (41) 3354-5775 / E-mail: arigaf@arigaf.org.br

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Projeto: Brinquedotecas em ação

Objetivo:

Atender em regime de contraturno crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social visando o pleno desenvolvimento de suas habilidades, talentos, solidariedade e cidadania.

Metodologia:

As atividades desenvolvidas estão organizadas sob a perspectiva do lúdico, com o foco na ação sócio-educativa. São desenvolvidas atividades artísticas, lúdicas, recreativas, corporais, jogos competitivos e de imaginação, com material pedagógico diversificado e atraente, aproveitando esses momentos para estimular o gosto pelo aprender e o espírito de curiosidade. O espaço da brinquedoteca é um espaço de aprender e sonhar um projeto de vida.

Resultados:

Proteção e promoção de 120 crianças, adolescentes e suas famílias, favorecendo e apoiando o processo educativo formal.

Contato:

Telefone: (41) 3332-6856 / E-mail: marinhacf@yahoo.com.br

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Projeto: Promoção Humana em saúde UTP, prevenção ao estresse, rumo a qualidade de vida na 3º idade

Instituição idealizadora:Universidade Tuiuti do Paraná

Objetivo:

Informar e esclarecer pessoas na terceira idade com dicas e orientções de promoção a sua saúde e prevenção ao estresse para uma melhor qualidade de vida.

Resultados:

Estamos aplicando esse projeto junto a Associação Comercial do Paraná Ponto Ativo, com avaliações locais muito elogiadas. Os resultados desejados é niveis de satisfação bons, apoio e ajuda aos participantes e seus familiares. A idade é um publico com idade igual ou acima 50 anos e familiares em razão do comprometimento.

Contato:

Telefone: (41) 3331-7808

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Projeto:  Educação básica de qualidade para todos: politicas e práticas no contexto das escolas públicas do Tatuquara

Instituição idealizadora: PUCPR/ PPGE/ Observatóriode violências nas escolas PUCPR

Objetivo:

Analisar a contribuições das políticas sociais como fator de redução das desigualdades sociais, para a maior inclusão social e garantia dos direitos da Criança e do Adolescente na efetivação da educação básica de qualidade para todos no contexto das escolas publicas do Tatuquara. E contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas de prevenção e de enfrentamento das violências nas escolas.

Resultados:

O projeto encontra-se em desenvolvimento. Os resultados esperados estão enunciados nos objetivos gerais e específicos do projeto.

Contato:

E-mail: ana.eyng@pucpr.br / Telefone: (41) 3271-2241

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Projeto: Aplicação didática para o ensino da geografia física através da construção e utilização de maquetes

Instituição idealizadora: Universidade Tuiuti do Paraná

Objetivo:

A busca por práticas inovadoras onde o aluno desenvolva o interesse pelo estudo da geografia  e física, com entendimento da dinâmica e a gênese das formas do relevo, conhecendo os fatores que se relaciona entre estas formas (bioclimáticos, pedológicos, geológicos e antrópicos). Considerando os processos evolutivos do passado, os alunos podem compreender as diferenças no espaço geográfico onde vivemos na atualidade. Estudando a natureza (relevo, solo, vegetação, hidrografia) justapondo o tema, a discussão ambiental, atividades produtivas, econômicas e sociais. Nem todas as escolas possuem acesso a tecnologia, que possibilita a visualização e manipulação de dados e informações espaciais, portanto a maquete supre esta deficiência, como um recurso didático barato e relativamente simples de ser confeccionado se comparado aos modernos softwares existentes no mercado.

Resultados:

Resumindo as críticas, opiniões e sugestões, relativas ao questionário, a maioria dos professores acharam as maquetes e o caderno de apoio adequado para serem utilizadas ao Ensino Médio, podendo ser adaptado ao Ensino Fundamental, principalmente por tratar concretamente conteúdos abstratos de forma prática e interessante, conceitos como a Geomorfologia e sua interação com os elementos biogeográficos.Uma grande parte dos docentes sugere a divulgação do material em forma de palestras, pela internet e no Portal do Estado. Somente um professor se preocupou em comentar as questões ambientais que foram utilizadas no projeto.

Contato:

E-mail: rosemaridurigan@gmail.com ou rose_luz@yahoo.com.br / Telefone: (41 ) 3027-3901

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 Projeto: Centro de desenvolvimento social Recanto Esperança

Instituição Idealizadora: Centro de Desenvolvimento Social Recanto Esperança

Objetivo:

Prestar assistência e facilitar o desenvolvimento integral de pessoas em contexto de vulnerabilidade social através de cursos de capacitação nas áreas de desenvolvimento sócio-familiar, administração e financeira familiar.

Metodologia:

Clubinho é um projeto que tem como foco despertar a capacidadecriativa e valorização individualda criança. Uma intervençãosócio-educativa de contra-turno escolar.

1. Oficinas de artesanato;
2. Oficinas para adolescentese adultos.
3. Palestras de prevenção, entre outras atividades.

Resultados:

O desenvolvimento do projeto acontece na Vila Icaraí, uma comunidade de extrema vulnerabilidade social que fica na zona oeste de Curitiba, às margens do Rio Iguaçu. O recanto nasceu como um projeto assistencial, que tinha como objetivo; através da educação, da arte, cultura, cidadania e qualificação profissional; oferecer à criança carente condições para um futuro melhor, resgatar seus valores e ampliar suas oportunidades. Com o passar do tempo, a experiência mostrou ser necessária a inclusão dos pais nos projetos assistenciais da instituição. Ao todo são mais de 750 famílias que pertencem à comunidade de Vila Icaraí, na sua grande maioria compostas por pessoas sub-empregadas ou que sobrevivem da coleta reciclável do lixo.

Contato:

E-mail: bleiker@sulbbs.com / Telefone: (41) 3364 3845

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 Projeto: Família Arteira do Paraná

Instituição Idealizadora: Instituto Globética

Objetivos: 

Objetiva a abertura das escolas privadas, igrejas e associações aos finais de semana com o propósito de atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania. Em que são desenvolvidas atividades sociais, artísticas, culturais e esportivas para a construção da cultura de paz, promovendo o desenvolvimento social no conjunto das comunidades.

Metodologia:

O projeto desenvolvido precisará de cinco instrutores, um coordenador do projeto, um coordenador pedagógico e um auxiliar administrativo.

Resultados:

A educação é fundamental para para trilharmos novos caminhos na formação de cidadãos comprometidos com a vida. Por mais competentes que sejamos, o que mais enriquece uma instituição e a possibilidade de planejar, coordenar e executar um trabalho em parceria. Não há nada mais gratificante do que a solidariedade e a cooperação frente ações transformadoras da qualidade de vida da nossa população.

Contato:

E-mail: taciane@institutoglobaltransparencia.com / Telefone: (41) 3327 -2317 

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 Projeto: Monitoramento participativo da qualidade da água do rio da Rua Coronel Luís José dos Santos 

Instituição Idealizadora: Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

Objetivos:

1. Realizar curso de capacitação para os professores e alunos participantes do projeto sobre técnicas e processos para o monitoramento ambiental de um rio.
2. Elaborar e aplicar programa de educação socioambiental baseando-se nos dados obtidos na monitoria.
3. Efetuar o levantamento do patrimônio histórico cultural do rio.
4. Caracterizar o ambiente próximo ao rio e suas águas.
5. Apresentar a comunidade científica e comum análise ambiental quanto aos resultados obtidos.

Metodologia: 

1. Curso de 20 horas de capacitação sobre técnicas e processos de monitoramento ambiental aos participantes do projeto.
2. Levantamento de dados bibliográficos sobre o rio da Rua Coronel Luís José dos Santos e criação de folder com informações técnicas sobre o rio
3. Produção de vídeo informativo sobre o rio e palestras com alunos do Colégio Est. Polivalente de Curitiba
4. Campanha para dar um nome ao rio
5. Caracterização das águas do rio através de análises físico químicas e biológicas.

Resultados:

O projeto iniciou em abril de 2010. Resultados esperados:
-Diminuição da emissão de esgoto doméstico no rio
- Melhoria na qualidade da água após 05 anos de aplicação do projeto;
Conscientização da comunidade vizinha em defender a qualidade da água do rio;
- Aprimoramento profissional dos estagiários.

Contato:

E-mail: mairavasselai@hotmail.com / Telefone: (41) 3276-9534

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 Projeto: A Vulnerabilidade Intelectual das crianças e adolescentes e o direito à educação no Brasil

Instituição Idealizadora: UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba)

Objetivos:

Demonstrar através da legislação, da jurisprudência e dos debates a importância e a responsabilidade que a família, a sociedade e o Estado tem em relação à vulnerabilidade intelectual de crianças e adolescentes no que abrange o direito à educação.

Metodologia:

Doutrina e da legislação que seriam objetos de estudo e discussões. Em seguida, foi realizada a pesquisa jurisprudencial e a pesquisa de campo para evidenciar na prática o papel das famílias, da sociedade e do Estado em relação ao direito à educação.

Resultados:

O projeto proporcionou a pesquisa e a discussão sobre o tema para os integrantes do grupo de pesquisa em Biodireito e Bioética-Jus Vitae. E, para os alunos e professores participantes das Jornadas de Biodireito e Bioética a oportunidade de estudar, debater e repensar o papel que cada um possui na família e na sociedade, no que diz respeito à educação.

Contato:

E-mail: mvg2@terra.com.br /  Telefone: (41) 9916-8228

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Projeto Ecocondomínio


Objetivos:

Promover a Educação Ambiental nos Condomínios de Curitiba -PR, despertando a preocupação para a questão ambiental, desenvolvendo uma consciência crítica individual e coletiva dos condôminos, garantindo o acesso às informações ambientais em linguagem adequada.

Metodologia:

Através de palestras, mini-cursos e/ou oficinas nos condomínios

Resultados: 

Com o Projeto, almeja-se despertar a reflexão e preparar os condôminos na busca de ações conscientes e de soluções que se fazem necessárias à preservação do meio ambiente.

Contato:

E-mail: tsx@ecocuritiba.com.br / Telefone: (41) 3329-1587

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Projeto: Programa Caixa ODM - Projeto 23 de Agosto

Instituição idealizadora: Caixa Econômica Federal

Objetivo:

Estimular o debate entre crianças e adolescentes para, de maneira natural, desenvolver e levar os temas abordados para toda a comunidade e comunidades vizinhas.

Metodologia:

O "Projeto 23 de Agosto", dentro das ações previstas no "Programa Caixa ODM de Responsabilidade Social", buscou trabalhar, em Curitiba, a dimensão Comunidade do programa de R S E da Caixa, focando ações em comunidades sabidamente carentes da cidade. Para isso, estabeleceu um comitê regional e este comitê, através de parcerias contituídas em rede, desenvolveu o trabalho. Assim, a F A S - Fundação de Ação Social de Curitiba, através da Regional Bairro Novo e do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - Madre Tereza, A associação 23 de Agosto, A Ação Social do Paraná, o Rotary Club Sítio Cercado e a Caixa econômica Federal, através de seu comitê de empregados, por meio do voluntariado corporativo, fizeram a gestão do processo, que culminou com a contratação de duas educadoras (Angélica e Lizânia) que utilizaram técnicas próprias do teatro para trabalhar os temas que foram emergindo a partir da realidade que as crianças e adolescentes do local vivem, relatadas dentro das oficinas promovidas pelo projeto. Aos poucos a construção foi se desenvolvendo, culminando em duas curtas peças de teatro que já foram, inclusive, apresentadas para a comunidade e também no Teatro da Caixa, em Curitiba. 
Uma peça tem como tema a violênica contra a mulher e a outra trabalha o tema do lixo na casa dos catadores.

Resultados:

Alcançados: desenvolver nas crianças e adolescentes uma forma crítica de ver e se posicionar dentro de sua própria realidade. É claro que algumas crianças ainda são muito jovens para espelhar estes resultados, no entanto, nas faixas de idades maiores e nos adolescentes, percebeu-se o crescimento individual e do grupo quanto a conscientização política dos problemas que envolvem a comunidade onde vivem.

Contato:

E-mail: valdemir.a.martins@caixa.gov.br / Telefone: (41) 2118-5223

 

Projeto: A participação efetiva da família na estimulação precoce

Instituição idealizadora: Prefeitura Municipal de Curitiba

Objetivos:

- Favorecer o estabelecimento de uma relação saudável entre mãe e bebê
- Estabelecer vinculação positiva com a família
- Prestar atendimento sistemático à criança e à família
- Consolidar o sentimento de pertencimento dos familiares à Unidade Escolar
- Favorecer o desenvolvimento de uma atuação interdisciplinar com a equipe da Saúde no aspecto da participação familiar
- Realizar estudos de casos com a equipe quando necessário

Metodologia:

- Utilização da Pesquisa-ação em todas as etapas
- Sistematização de um protocolo interno de atendimento Pedagógico na Estimulação Precoce na Unidade Escolar
- Estruturação do currículo ( áreas de intervenção)
- Definição de instrumentos utilizados na avaliação
- Definição de atividades essenciais na intervenção
- Elaboração de atividades de acordo com a necessidade da criança
- Intercâmbio com os profissionais da equipe multidisciplinar
- Apoio e orientação à família como estratégia de assegurar a continuidade em casa e a eficácia do Plano de ação
- Convocação da família a participar dos eventos socioculturais desenvolvidos na Unida Escolar
- Observação direta
- Realização do 1° Encontro de Pais na Unidade Escolar.Estabelecimento de vínculo positivo com a família;
- Presença da família nas sessões de atendimento
- Apoio e orientação a família com forma de assegurar a eficácia do plano
- Intercâmbio com outros profissionais que atendem o bebê
- Inclusão escolar assistida ( ingresso no CMEI)
- Reavaliação periódica das metas estabelecidas

Contatos

e-mail:mariamendesk@gmail.com / telefone: (41) 3342-2811

 

Projeto: Gibitecas

Instituição idealizadora: Secretaria Municipal de Educação

Objetivos: Oferecer aos estudantes e à comunidade em geral um acervo de quadrinhos e atividades relacionadas ao tema.

Metodologia:

- Após montado o acervo, as gibitecas seguirão procedimentos diversificados das demais bibliotecas da rede de ensino pelo conteúdo do acervo, como: a leitura apenas no local, disponibilização de material artístico para confecção de desenhos, Flipchart,etc.
- O acervo será adquirido, parcialmente, através de um convênio com a Gibiteca de Curitiba (Fundação Cultural de Curitiba), conforme contato já estabelecido.
- Formar profissionais, agentes de leitura, para atuarem no espaço
- Banners e cartazes lúdicos devem ser produzidos pelo Apoio Gráfico para identificar a reconfiguração do espaço.
- Um guarda municipal deverá vigiar as atividades no local, considerando a permanência de usuários de drogas e mendigos no entorno.
- A disposição das revistas deverá seguir os padrões da prefeitura (em expositores), para uma melhor utilização do espaço.

Contato:

e-mail:mterres@sme.curitiba.pr.gov.br / telefone: (41) 3218-2448

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por daniela santos - Sexta-feira, 20 de Agosto de 2010 - 12:59:12 - Comentar

adorei os projetos e concerteza estao tendo bons resultados sou voluntaria em minha cidade e gostaria se saber quais reais meios de me envolver mais nos projetos para ter melhor desenvolvimento,e como conseguir patrocinadores para captação de recursos para nos ajudar grata.


por Maira - Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010 - 08:37:50 - Comentar

Olá! Sou voluntária em uma ONG que tem Projetos voltados à educação, gostaria de saber qual o contato para enviar Projetos para captação de recursos. Obrigada, Maira


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