Projeto: Projeto Quatro Elementos
Objetivo:
Transformar a creche comunitária, casa da criança São José em uma instituição modelo, que atua com responsabilidade ambiental e reforça a relação entre pais e filhos no cuidado com o meio ambiente.
Metodologia:
É proposta uma construção coletiva num programa de oficinas socioeducativas em 3 módulos - água, terra e luz. Que oportunizam conhecimento nas questões ambientais, com espaços de informação, reflexão e experiências práticas, além de impactar em melhorias no relacionamento familiar e comunitário. Partem das oficinas ações de adequação física da Creche, como implantação de: cisterna e captador de água da chuva; bombonas para coleta seletiva de resíduos e óleo de cozinha; horta comunitária e composteira; lâmpadas de garrafas PET e aquecedor solar. O trabalho é realizado em conjunto por profissionais especializados, pais e funcionários e sempre estimulada a colaboração das crianças.
Resultados:
As ações pretendem beneficiar diretamente a Creche, com a redução nos gastos com energia elétrica, água e compra de alimentos; os funcionários, com capacitações em meio ambiente e relacionamento; as pessoas que fazem refeição na creche, com uma alimentação mais saudável; as crianças, no desenvolvimento de atividades educativas sobre o meio ambiente; as famílias, na participação de oficinas sócio-educativas sobre o melhor uso dos recursos naturais e que estimulem o acompanhamento mais efetivo no processo educacional dos filhos, e ainda, na oportunidade de implantar em suas casas estruturas para readequação do uso de energia, como lâmpadas de PET e aquecedores solares.
Contato:
Telefone: (41) 3332-6856
/ E-mail: neiva@acaosocialdoparana.org.br
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Projeto: Inserção social e política
Objetivos:
1. Promover integração
entre escola e comunidade.
2. Relacionar teoria a uma prática social e política.
3. Fomentar atitudes
e valores de respeito, sensibilidade e solidariedade.
Público-alvo: Alunos, professores, comunidade e entidades sociais
Resultados:
Interação de todo o público envolvido no projeto. Mudança de atitudes e valores e na própria concepção de mundo.
Contato:
Prof. Arão Coimbra da Costa: Telefone (41) 9992-1575
/ E-mail arao.costa@sesipr.org.br
Direção:
Raquel Nascimento: E-mail raquel.nascimento@sesipr.org.br
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Projeto: Circuito Biorregional de Arte e
Comunicação Socioeducacional
Objetivos:
1. Reunir interessados e envolvidos em trabalhos e projetos
sócios, educacionais, sócio-culturais, socioambientais e psicosociais, proporcionando a troca de experiências
e informações em prol da democratização e descentralização do conhecimento
2.
Incentivar, valorizar e divulgar trabalhos do terceiro setor e de responsabilidade social co-criando um ambiente propício
para multiplicação de ações conscientes
3. Promover vivências que facilitem um olhar
sistêmico, a visão completa de todo e partes coerente com a postura e a prática psicodramática.
Público alvo:
Divulgamos trabalhos realizados por indivíduos ou coletivos,
organizações governamentais e não governamentais, empresas, escolas, e demais interessados, com o objetivo
de favorecer e facilitar encontros, vivências, experiências, conexões e sensibilizar o ser humano para
a prática consciente da cidadania.
Resultados:
Em 2007, realizamos três encontros com sucesso. Diversos
participantes e visitantes tiveram acesso aos projetos que estão contribuindo para o despertar da consciência
para o exercício da cidadania e educação para a sustentabilidade. Em Maio e Junho de 2008 realizaremos
o IV encontro que está sendo divulgado no site: www.redenovaordemsocial.multiply.com
Contato:
E-mail: co_redacao@hotmail.com /
Telefone: (41) 9601-7982
Dr. Ellen L. carneiro Bond: Telefone (41) 3332-7387
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Projeto: Iluminando o futuro
Objetivo:
Contribuir para que
os alunos de 10 a 13 anos residentes no município e região metropolitana de Curitiba tenham acesso ao conhecimento,
através do ensino complementar, e uma chance de modificar seu destino.
Metodologia:
Ministrar aulas
de inglês, informática, literatura e filosofia, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do beneficiário;
ministrar aulas de cidadania, filosofia e natação, contribuindo para a sua formação cidadã
e ministrar aulas de artes visuais, música, literatura e eventos culturais externos, contribuindo para o acesso à
cultura.
Resultados:
Ampliação
do conhecimento, através do ensino complementar; acompanhamento do nível de evolução e desempenho
dos alunos sobre a dinâmica pedagógica educacional; utilização do ensino para o profissionalismo;
formação da cultura cidadã (direitos e deveres); conscientização e desenvolvimento de valores
humanos; identificação de talentos e habilidades culturais e educação para a cultura social.
Contato:
Telefone: (41) 3354-5775
/ E-mail: arigaf@arigaf.org.br
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Projeto: Brinquedotecas em ação
Objetivo:
Atender em regime de contraturno crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social visando o pleno desenvolvimento de suas habilidades, talentos, solidariedade e cidadania.
Metodologia:
As atividades desenvolvidas estão organizadas sob a perspectiva do lúdico, com o foco na ação sócio-educativa. São desenvolvidas atividades artísticas, lúdicas, recreativas, corporais, jogos competitivos e de imaginação, com material pedagógico diversificado e atraente, aproveitando esses momentos para estimular o gosto pelo aprender e o espírito de curiosidade. O espaço da brinquedoteca é um espaço de aprender e sonhar um projeto de vida.
Resultados:
Proteção e promoção de 120 crianças, adolescentes e suas famílias, favorecendo e apoiando o processo educativo formal.
Contato:
Telefone: (41) 3332-6856 / E-mail: marinhacf@yahoo.com.br
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Projeto: Promoção Humana em saúde UTP, prevenção ao estresse, rumo a qualidade de vida na 3º idade
Instituição idealizadora:Universidade Tuiuti do Paraná
Objetivo:
Informar e esclarecer pessoas na terceira idade com dicas e orientções de promoção a sua saúde e prevenção ao estresse para uma melhor qualidade de vida.
Resultados:
Estamos aplicando esse projeto junto a Associação Comercial do Paraná Ponto Ativo, com avaliações locais muito elogiadas. Os resultados desejados é niveis de satisfação bons, apoio e ajuda aos participantes e seus familiares. A idade é um publico com idade igual ou acima 50 anos e familiares em razão do comprometimento.
Contato:
Telefone: (41) 3331-7808
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Projeto: Educação básica de qualidade para todos: politicas e práticas no contexto das escolas públicas do Tatuquara
Instituição idealizadora: PUCPR/ PPGE/ Observatóriode violências nas escolas PUCPR
Objetivo:
Analisar a contribuições das políticas sociais como fator de redução das desigualdades sociais, para a maior inclusão social e garantia dos direitos da Criança e do Adolescente na efetivação da educação básica de qualidade para todos no contexto das escolas publicas do Tatuquara. E contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas de prevenção e de enfrentamento das violências nas escolas.
Resultados:
O projeto encontra-se em desenvolvimento. Os resultados esperados estão enunciados nos objetivos gerais e específicos do projeto.
Contato:
E-mail: ana.eyng@pucpr.br / Telefone: (41) 3271-2241
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Projeto: Aplicação didática para o ensino da geografia física através da construção e utilização de maquetes
Instituição idealizadora: Universidade Tuiuti do Paraná
Objetivo:
A busca por práticas inovadoras onde o aluno desenvolva o interesse pelo estudo da geografia e física, com entendimento da dinâmica e a gênese das formas do relevo, conhecendo os fatores que se relaciona entre estas formas (bioclimáticos, pedológicos, geológicos e antrópicos). Considerando os processos evolutivos do passado, os alunos podem compreender as diferenças no espaço geográfico onde vivemos na atualidade. Estudando a natureza (relevo, solo, vegetação, hidrografia) justapondo o tema, a discussão ambiental, atividades produtivas, econômicas e sociais. Nem todas as escolas possuem acesso a tecnologia, que possibilita a visualização e manipulação de dados e informações espaciais, portanto a maquete supre esta deficiência, como um recurso didático barato e relativamente simples de ser confeccionado se comparado aos modernos softwares existentes no mercado.
Resultados:
Resumindo as críticas, opiniões e sugestões, relativas ao questionário, a maioria dos professores acharam as maquetes e o caderno de apoio adequado para serem utilizadas ao Ensino Médio, podendo ser adaptado ao Ensino Fundamental, principalmente por tratar concretamente conteúdos abstratos de forma prática e interessante, conceitos como a Geomorfologia e sua interação com os elementos biogeográficos.Uma grande parte dos docentes sugere a divulgação do material em forma de palestras, pela internet e no Portal do Estado. Somente um professor se preocupou em comentar as questões ambientais que foram utilizadas no projeto.
Contato:
E-mail: rosemaridurigan@gmail.com ou rose_luz@yahoo.com.br / Telefone: (41 ) 3027-3901
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Projeto: Centro de desenvolvimento social Recanto Esperança
Instituição Idealizadora: Centro de Desenvolvimento Social Recanto Esperança
Objetivo:
Prestar assistência e facilitar o desenvolvimento integral de pessoas em contexto de vulnerabilidade social através de cursos de capacitação nas áreas de desenvolvimento sócio-familiar, administração e financeira familiar.
Metodologia:
Clubinho é um projeto que tem como foco despertar a capacidadecriativa e valorização individualda criança. Uma intervençãosócio-educativa de contra-turno escolar.
1. Oficinas de artesanato;
2. Oficinas para adolescentese
adultos.
3. Palestras de prevenção, entre outras atividades.
Resultados:
O desenvolvimento do projeto acontece na Vila Icaraí, uma comunidade de extrema vulnerabilidade social que fica na zona oeste de Curitiba, às margens do Rio Iguaçu. O recanto nasceu como um projeto assistencial, que tinha como objetivo; através da educação, da arte, cultura, cidadania e qualificação profissional; oferecer à criança carente condições para um futuro melhor, resgatar seus valores e ampliar suas oportunidades. Com o passar do tempo, a experiência mostrou ser necessária a inclusão dos pais nos projetos assistenciais da instituição. Ao todo são mais de 750 famílias que pertencem à comunidade de Vila Icaraí, na sua grande maioria compostas por pessoas sub-empregadas ou que sobrevivem da coleta reciclável do lixo.
Contato:
E-mail: bleiker@sulbbs.com / Telefone: (41) 3364 3845
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Projeto: Família Arteira do Paraná
Instituição Idealizadora: Instituto Globética
Objetivos:
Objetiva a abertura das escolas privadas, igrejas e associações aos finais de semana com o propósito de atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania. Em que são desenvolvidas atividades sociais, artísticas, culturais e esportivas para a construção da cultura de paz, promovendo o desenvolvimento social no conjunto das comunidades.
Metodologia:
O projeto desenvolvido precisará de cinco instrutores, um coordenador do projeto, um coordenador pedagógico e um auxiliar administrativo.
Resultados:
A educação é fundamental para para trilharmos novos caminhos na formação de cidadãos comprometidos com a vida. Por mais competentes que sejamos, o que mais enriquece uma instituição e a possibilidade de planejar, coordenar e executar um trabalho em parceria. Não há nada mais gratificante do que a solidariedade e a cooperação frente ações transformadoras da qualidade de vida da nossa população.
Contato:
E-mail: taciane@institutoglobaltransparencia.com / Telefone: (41) 3327 -2317
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Projeto: Monitoramento participativo da qualidade da água do rio da Rua Coronel Luís José dos Santos
Instituição Idealizadora: Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba
Objetivos:
1. Realizar curso de capacitação para os professores
e alunos participantes do projeto sobre técnicas e processos para o monitoramento ambiental de um rio.
2. Elaborar
e aplicar programa de educação socioambiental baseando-se nos dados obtidos na monitoria.
3. Efetuar o
levantamento do patrimônio histórico cultural do rio.
4. Caracterizar o ambiente próximo ao rio e
suas águas.
5. Apresentar a comunidade científica e comum análise ambiental quanto aos resultados
obtidos.
Metodologia:
1. Curso de 20 horas de capacitação sobre técnicas
e processos de monitoramento ambiental aos participantes do projeto.
2. Levantamento de dados bibliográficos sobre
o rio da Rua Coronel Luís José dos Santos e criação de folder com informações técnicas
sobre o rio
3. Produção de vídeo informativo sobre o rio e palestras com alunos do Colégio
Est. Polivalente de Curitiba
4. Campanha para dar um nome ao rio
5. Caracterização das águas
do rio através de análises físico químicas e biológicas.
Resultados:
O projeto iniciou em abril de 2010. Resultados esperados:
-Diminuição da emissão de esgoto doméstico no rio
- Melhoria na qualidade da água após 05 anos de aplicação
do projeto;
- Conscientização da comunidade vizinha em defender
a qualidade da água do rio;
- Aprimoramento profissional dos estagiários.
Contato:
E-mail: mairavasselai@hotmail.com / Telefone: (41) 3276-9534
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Projeto: A Vulnerabilidade Intelectual das crianças e adolescentes e o direito à educação no Brasil
Instituição Idealizadora: UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba)
Objetivos:
Demonstrar através da legislação, da jurisprudência e dos debates a importância e a responsabilidade que a família, a sociedade e o Estado tem em relação à vulnerabilidade intelectual de crianças e adolescentes no que abrange o direito à educação.
Metodologia:
Doutrina e da legislação que seriam objetos de estudo e discussões. Em seguida, foi realizada a pesquisa jurisprudencial e a pesquisa de campo para evidenciar na prática o papel das famílias, da sociedade e do Estado em relação ao direito à educação.
Resultados:
O projeto proporcionou a pesquisa e a discussão sobre o tema para os integrantes do grupo de pesquisa em Biodireito e Bioética-Jus Vitae. E, para os alunos e professores participantes das Jornadas de Biodireito e Bioética a oportunidade de estudar, debater e repensar o papel que cada um possui na família e na sociedade, no que diz respeito à educação.
Contato:
E-mail: mvg2@terra.com.br
/ Telefone: (41) 9916-8228
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Projeto Ecocondomínio
Objetivos:
Promover
a Educação Ambiental nos Condomínios de Curitiba -PR, despertando a preocupação para a
questão ambiental, desenvolvendo uma consciência crítica individual e coletiva dos condôminos, garantindo
o acesso às informações ambientais em linguagem adequada.
Metodologia:
Através de palestras, mini-cursos e/ou oficinas nos condomínios
Resultados:
Com o Projeto,
almeja-se despertar a reflexão e preparar os condôminos na busca de ações conscientes e de soluções
que se fazem necessárias à preservação do meio ambiente.
Contato:
E-mail: tsx@ecocuritiba.com.br / Telefone: (41) 3329-1587
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Projeto: Programa Caixa ODM - Projeto 23 de Agosto
Instituição idealizadora: Caixa Econômica Federal
Objetivo:
Estimular o debate entre crianças e adolescentes para, de maneira natural, desenvolver e levar os temas abordados para toda a comunidade e comunidades vizinhas.
Metodologia:
O "Projeto 23 de Agosto", dentro das ações previstas no "Programa Caixa ODM
de Responsabilidade Social", buscou trabalhar, em Curitiba, a dimensão Comunidade do programa de R S E da Caixa, focando
ações em comunidades sabidamente carentes da cidade. Para isso, estabeleceu um comitê regional e este
comitê, através de parcerias contituídas em rede, desenvolveu o trabalho. Assim, a F A S - Fundação
de Ação Social de Curitiba, através da Regional Bairro Novo e do Centro de Referência de Assistência
Social - CRAS - Madre Tereza, A associação 23 de Agosto, A Ação Social do Paraná, o Rotary
Club Sítio Cercado e a Caixa econômica Federal, através de seu comitê de empregados, por meio do
voluntariado corporativo, fizeram a gestão do processo, que culminou com a contratação de duas educadoras
(Angélica e Lizânia) que utilizaram técnicas próprias do teatro para trabalhar os temas que foram
emergindo a partir da realidade que as crianças e adolescentes do local vivem, relatadas dentro das oficinas promovidas
pelo projeto. Aos poucos a construção foi se desenvolvendo, culminando em duas curtas peças de teatro
que já foram, inclusive, apresentadas para a comunidade e também no Teatro da Caixa, em Curitiba.
Uma
peça tem como tema a violênica contra a mulher e a outra trabalha o tema do lixo na casa dos catadores.
Resultados:
Alcançados: desenvolver nas crianças e adolescentes uma forma crítica de ver e se posicionar dentro de sua própria realidade. É claro que algumas crianças ainda são muito jovens para espelhar estes resultados, no entanto, nas faixas de idades maiores e nos adolescentes, percebeu-se o crescimento individual e do grupo quanto a conscientização política dos problemas que envolvem a comunidade onde vivem.
Contato:
E-mail: valdemir.a.martins@caixa.gov.br / Telefone: (41) 2118-5223
Projeto: A participação efetiva da família na estimulação precoce
Instituição idealizadora: Prefeitura Municipal de Curitiba
Objetivos:
- Favorecer o estabelecimento de uma relação saudável entre mãe
e bebê
- Estabelecer vinculação positiva com a família
- Prestar atendimento sistemático
à criança e à família
- Consolidar o sentimento de pertencimento dos familiares à
Unidade Escolar
- Favorecer o desenvolvimento de uma atuação interdisciplinar com a equipe da Saúde
no aspecto da participação familiar
- Realizar estudos de casos com a equipe quando necessário
Metodologia:
- Utilização da Pesquisa-ação em todas as etapas
- Sistematização
de um protocolo interno de atendimento Pedagógico na Estimulação Precoce na Unidade Escolar
- Estruturação
do currículo ( áreas de intervenção)
- Definição de instrumentos utilizados
na avaliação
- Definição de atividades essenciais na intervenção
- Elaboração
de atividades de acordo com a necessidade da criança
- Intercâmbio com os profissionais da equipe multidisciplinar
- Apoio e orientação à família como estratégia de assegurar a continuidade em casa
e a eficácia do Plano de ação
- Convocação da família a participar dos eventos
socioculturais desenvolvidos na Unida Escolar
- Observação direta
- Realização do 1°
Encontro de Pais na Unidade Escolar.Estabelecimento de vínculo positivo com a família;
- Presença
da família nas sessões de atendimento
- Apoio e orientação a família com forma de
assegurar a eficácia do plano
- Intercâmbio com outros profissionais que atendem o bebê
- Inclusão
escolar assistida ( ingresso no CMEI)
- Reavaliação periódica das metas estabelecidas
Contatos
e-mail:mariamendesk@gmail.com / telefone: (41) 3342-2811
Projeto: Gibitecas
Instituição idealizadora: Secretaria Municipal de Educação
Objetivos: Oferecer aos estudantes e à comunidade em geral um acervo de quadrinhos e atividades relacionadas ao tema.
Metodologia:
- Após montado o acervo, as gibitecas seguirão procedimentos diversificados
das demais bibliotecas da rede de ensino pelo conteúdo do acervo, como: a leitura apenas no local, disponibilização
de material artístico para confecção de desenhos, Flipchart,etc.
- O acervo será adquirido,
parcialmente, através de um convênio com a Gibiteca de Curitiba (Fundação Cultural de Curitiba),
conforme contato já estabelecido.
- Formar profissionais, agentes de leitura, para atuarem no espaço
- Banners e cartazes lúdicos devem ser produzidos pelo Apoio Gráfico para identificar a reconfiguração
do espaço.
- Um guarda municipal deverá vigiar as atividades no local, considerando a permanência
de usuários de drogas e mendigos no entorno.
- A disposição das revistas deverá seguir os
padrões da prefeitura (em expositores), para uma melhor utilização do espaço.
Contato:
e-mail:mterres@sme.curitiba.pr.gov.br / telefone: (41) 3218-2448
adorei os projetos e concerteza estao tendo bons resultados sou voluntaria em minha cidade e gostaria se saber quais reais meios de me envolver mais nos projetos para ter melhor desenvolvimento,e como conseguir patrocinadores para captação de recursos para nos ajudar grata.
Olá! Sou voluntária em uma ONG que tem Projetos voltados à educação, gostaria de saber qual o contato para enviar Projetos para captação de recursos. Obrigada, Maira
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