Projetos: Boas Práticas de Produção em Cozinhas Comunitárias
Instituto Idealizador: Secretaria Municipal de Assistência Social
Objetivos:
Dinamizar processos e práticas de formação pessoal e coletiva na geração de renda de pessoas e famílias que vivem em espaços urbanos, promovendo a inclusão social e produtiva para a população vulnerável e ampliar a segurança alimentar.
Metodologia:
O curso de qualificação profissional de Boas Práticas de Produção teve a duração de 60 horas/aula, sendo 70% de aulas práticas e 30% de aulas teóricas, com a duração de quatro meses. Foi apresentado no formato de 15 encontros, sendo 04 horas/aulas cada encontro, cumprindo a carga horária de 60 horas/aula. Qualificou-se 80 pessoas com estas habilidades ao final do curso, no período de um ano.
Resultados:
De acordo com a avaliação final, observou-se nos participantes o conceito de integridade, com a finalidade de formar um profissional socialmente compromissado, permitindo dessa forma melhorar a qualidade da alimentação das famílias. A análise dos dados apontou que as famílias que adotaram uma dieta diversificada ficaram menos suscetível a determinados tipos de doenças. Percebeu-se que as Cozinhas Comunitárias através da capacitação de mão-de-obra para o setor de produção alimentar possibilitou a diversas famílias a geração de emprego e renda, visto que o processo envolveu princípios da gestão compartilhada, participativa, solidária e buscou os caminhos da sustentabilidade. A produção de alimentos fabricados por algumas famílias está sendo comercializada na Feira do Produtor Rural e Programa Compra Direta. Observando-se estes resultados acreditamos que o projeto propiciou o uso adequado dos alimentos; o preparo, a manipulação, a higienização, e a identificação de alimentos próprios para o consumo evitando-se o desperdício, permitindo o controle da desnutrição, do sobrepeso, da obesidade e de doenças crônicas relacionadas com a alimentação.
Contato:
E-mail: izamara@cruzeirodooeste.pr.gov.br
/ Telefone: (44) 3676-2349
Envie para um amigo