O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures,
defendeu, durante o 5º Fórum Urbano Mundial, promovido pela ONU no Rio de Janeiro, o conceito de "democracia radical"
para que as cidades se tornem inteiramente inovadoras. "Todos os cidadãos são atores políticos. Cada
cidade tem que pensar sua solução para transporte, mobilidade e instalar sua capacidade específica de
gestão", afirmou. "A inovação sustentável é o melhor e único meio para proporcionar
o bem-estar das pessoas", complementou o empresário. O presidente da Fiep falou a um auditório lotado, com representantes
de quatro países diferentes, sobre os resultados da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010),
promovida pela Fiep na primeira quinzena de março, em Curitiba.
Leia mais: Indicadores
sociais podem mobilizar comunidades, diz Rocha Loures
Rocha Loures abriu sua participação lembrando que a sustentabilidade e a inovação passam pela contribuição das comunidades e de especialistas. "Sustentabilidade, inovação e cidadania plena são os eixos prioritários para uma cidade inovadora", disse. O empresário citou o conceito do "governo sem governo" para o alcance da inovação nas cidades. "Não podemos simplesmente esperar a ação dos governantes", afirmou. A maior contribuição do Sistema Fiep a esse ideal, disse, é a iniciativa Cidades Inovadoras, uma plataforma de apoio à construção de uma visão de futuro para as cidades brasileiras. "A tecnologia deve servir para liberar espaços para a dimensão humana, que é a principal. É o princípio das redes sociais".
Para o empresário, a educação é uma questão central para se inovar. "A inovação tem que acontecer na educação em todos os níveis. O sistema atual de ensino, concebido no século 19, está ultrapassado", afirmou. De acordo com Rocha Loures, a rede escolar é fundamental para se construir uma cidade onde impere o bem-estar. Ele citou o exemplo dos alunos da rede de ensino fundamental de Curitiba, que participarão de uma ação sobre o futuro das cidades.
Além de levar os resultados da CICI2010 ao 5º Fórum Urbano Mundial, Rocha Loures participou de um painel promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os desafios e perspectivas de monitoramento e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Envie para um amigo