O Movimento Nós Podemos Paraná foi a única iniciativa brasileira a ser apresentada na Conferência sobre Crescimento de Mercados Inclusivos (GIM), que acontece até sexta-feira (05), em Bogotá, na Colômbia.
O Movimento foi escolhido por ser considerado uma ação efetiva, que leva os conceitos globais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para diversas localidades e articula iniciativas para que as metas da ONU sejam atingidas. No encontro, também foram apresentadas experiências da Colômbia, Guiana e outros países da América Latina.
Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná vem mapeando a situação de cada região do Estado no que diz respeito à redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente. O Movimento é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), e parceiros.
Segundo o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o diferencial da iniciativa paranaense é o monitoramento dos indicadores e resultados, feito pelo Orbis. "Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas", comenta.
Envie para um amigo