O Movimento Nós Podemos Paraná inicia em março a etapa 2010 dos Círculos de Diálogo pelos Objetivos do Milênio. A intenção para este ano é atingir todos os municípios paranaenses. Hoje, o Movimento está presente nas principais cidades, através de Núcleos Regionais de Trabalho.
Nos municípios que ainda não participam de Núcleos Regionais, será constituído um Núcleo Local, que será o responsável por articular as ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O primeiro município a implantar um Núcleo Local em 2010 foi Tibagi. A organização aconteceu na semana passada, após a oficina de Análise e Interpretação de Indicadores, ministrada pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis).
Os primeiros Círculos de Diálogo em 2010 serão realizados em Tunas do Paraná (23 de março)
e Cerro Azul (26). Informações sobre inscrição e horário estão disponíveis
aqui.
Incorporar
os Objetivos do Milênio na formulação das políticas públicas executadas nos municípios
é o principal desafio para gestores e lideranças, segundo opinião do presidente do Sistema Federação
das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures. "Cada município tem suas necessidades
próprias e o papel do Movimento é prestar apoio. Não é com grandes investimentos que alcançamos
os ODM, mas sim com a soma de esforços", afirma.
Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná vem mapeando a situação de cada região do Estado no que diz respeito à redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente. O Movimento é articulado pelo Sistema Fiep, com apoio do Orbis, e parceiros.
Envie para um amigo