Quatro projetos paranaenses estão na semifinal da terceira edição do Prêmio ODM Brasil. Os projetos Células Comunitárias, de Apucarana; Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, Vitrine Social e Projeto Ler e Pensar, todos de Curitiba, estão entre os 45 projetos sociais selecionados.
O Prêmio ODM visa incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para o alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A iniciativa é do governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Até fevereiro, os responsáveis pelos projetos receberão visitas de especialistas do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que avaliarão as iniciativas. A partir do diagnóstico dos técnicos, serão escolhidas as 20 experiências vencedoras. A premiação está prevista para abril, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A terceira edição contou com a inscrição de 1.484 projetos sociais, 39% a mais em relação à segunda edição (1.062). Na primeira edição, 920 projetos e ações foram inscritos, dos quais 27 foram premiados.
O Paraná se destaca no prêmio. Na primeira edição, em 2005, dois projetos paranaenses foram premiados: o Menarca, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa; e o Escola da Gestante, da prefeitura de Apucarana. Na segunda edição, realizada em 2007, o programa Mãe Curitibana, da prefeitura de Curitiba; e o programa de Recomposição da Mata Ciliar, da Copacol, de Cafelândia, foram escolhidos.
Envie para um amigo