Qual a situação da fome e pobreza em seu município? Qual a porcentagem de crianças frequentando o ensino fundamental? Houve diminuição nos casos de mortalidade infantil? E materna? Todas as casas de seu município possuem água encanada e energia elétrica?
As respostas para estas questões podem ser obtidas no Portal ODM (www.portalodm.com.br), site de acompanhamento de indicadores municipais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que reúne notícias e indicadores dos 5.564 municípios do país. O portal, que completará um ano dia 29 de janeiro, foi desenvolvido pelo Observatório Regional Base dos Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que também é o responsável pela atualização dos indicadores.
Os Objetivos do Milênio foram propostos pela ONU e se constituem em metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente. O prazo acordado para o alcance dessas metas é 2015, mas no Paraná, o Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), estabeleceu como meta alcançar os Objetivos até 2010.
"O portal é uma forma de disseminar informações que permitem maior conhecimento da realidade. A ferramenta pode ser útil tanto para a iniciativa privada, no momento em que ela for planejar suas ações de desenvolvimento e de responsabilidade social, quanto para a iniciativa pública", afirma Luciana Brenner, coordenadora executiva do Orbis.
Para acessar os indicadores, basta escolher o estado e selecionar a cidade. Os Relatórios Dinâmicos fornecem informações de maneira simplificada, com gráficos e textos explicativos. Além dos indicadores, é possível conferir o perfil municipal, que contém informações históricas e demográficas, como a história do local (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), área, taxa de natalidade e população estimada para 2009. As informações municipais também estão disponíveis em relatórios no formato pdf.
O Portal ODM também disponibiliza informações sobre os Objetivos do Milênio por meio do sistema de informações DevInfo (www.portalodm.org.br/devinfo), o mesmo usado pela ONU para monitorar os ODM em todo o mundo e adaptado pelo Orbis para utilização no Portal ODM. O DevInfo permite construir tabelas, gráficos e mapas e também o cruzamento de dados e o monitoramento de outros temas.
O portal é resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Governo Federal, iniciativa privada e sociedade civil. A iniciativa tem apoio do Sesi Paraná e do Movimento Nós Podemos Paraná.
Cidade Democrática - Uma das novidades recentemente implementadas no Portal é a parceria com o site Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.com.br), que funciona como uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a criação de soluções aos problemas sociais. Na prática, cidadãos e entidades criam um perfil e se relacionam em torno das cidades, apontando soluções para problemas sociais, divulgando-as, recebendo apoio e apoiando propostas.
Por meio do Cidade Democrática, o usuário também reconhece comunidades de colaboração e forma uma rede de pessoas e entidades que atuam em certos temas e locais. Entre os assuntos debatidos pelos participantes, os mais comentados são meio ambiente, cidadania, educação, transporte, cultura, lixo, participação, saúde e trânsito.
No Portal ODM, o Cidade Democrática pode ser acessado no sistema de informações Relatórios Dinâmicos (www.portalodm.com.br/relatorios), na página do perfil municipal.
Envie para um amigo