O vencedor nacional do Prêmio Jovem da Paz 2009 será conhecido nesta quinta-feira (10), em Curitiba. Foram selecionados quatro projetos de jovens de todo o país, mas apenas um receberá o troféu de vencedor nacional. A cerimônia de premiação será no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), em Curitiba, a partir das 19 horas.
O Prêmio Internacional Jovem da Paz é um programa de incentivo a jovens que trabalham em favor da paz e desenvolvimento integral da humanidade. Esta foi a primeira vez que Curitiba organizou o Prêmio. O Sistema Fiep e o Nós Podemos Paraná são alguns dos apoiadores do Prêmio.
Na categoria Educação, a vencedora é Marcelle Cavassin Budal, de Itaperuçu (PR), com o projeto "Escola Sustentável", que trabalha a separação dos resíduos sólidos produzidos na instituição. Já na categoria Comunicação, foi selecionado o documentário "Quebrando o Silêncio", que retrata o infanticídio indígena. o documentário foi produzido pela jornalista e documentarista Sandra Terena.
O projeto "Quintal Cultural", de Maceió (AL) foi o selecionado na categoria Arte e Cultura. As atividades do Quintal Cultural acontecem na casa do idealizador do projeto, Rogério Dias, todos os sábados, com diversas apresentações culturais, sendo o teatro a mais expressiva.
Já na categoria Cidadania e Protagonismo Jovem, o vencedor é o projeto "Construção de casas de emergência", que, desde 2006, já beneficiou mais de 200 famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com a construção de casas nos municípios de Guarulhos, Suzano, São Paulo e Itapeva, todos em São Paulo.
Durante a premiação haverá o bate-papo "Cultura de paz e protagonismo jovem", que contará com a presença de Vitor Caruso Junior, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Curitiba e membro da Joseph Campbel Foundation, para estudo dos Mitos, Religiões e a Jornada do Desenvolvimento Humano, e da professora Araci Asinelli da Luz, do Programa de Formação dos Educadores Sociais da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).
Envie para um amigo