clique para ampliar Representantes do Sesi-PR, do Movimento Nós Podemos Paraná e do Orbis, participaram do evento ao lado do presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures (Foto: Divulgação Fiep/Sesi) |
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e secretário executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures, apresentou nesta segunda-feira (23), por videoconferência, o trabalho realizado no Paraná para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Participaram representantes das Federações das Indústrias e de departamentos regionais do Sesi de 23 Estados participaram do evento.
O diálogo foi aberto pelo gerente de Responsabilidade Social do Sesi nacional, Alex Mansur, e teve a participação do diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares; da coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner; da coordenador do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago; e da gerente de Gestão Social do sesi-PR, Sônia Beraldi Magalhães.
O trabalho em prol dos Objetivos do Milênio realizado no Paraná é puxado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que atua desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance os ODMs até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Até agora, o Movimento envolveu mais de 20 mil voluntários em prol do desenvolvimento do Paraná.
"Dos 8 Objetivos do Milênio, o Paraná já alcançou sete", disse Rocha Loures. "Com uma agenda política baseada na agenda dos ODMs, composta de 48 metas e 60 indicadores, alcançaremos o objetivo que resta até 2015, dentro do prazo estipulado pela ONU", concluiu o presidente, referindo-se a meta 5 - melhorar a saúde da gestante/diminuir a mortalidade materna.
Ele sugeriu que cada Estado disponibilize três pessoas para participarem de um encontro que discutirá e criará um modelo organizacional das ações do Sesi e das indústrias para alcançar os ODMs. "É preciso elaborar um plano conjunto para que os Objetivos do Milênio sejam alcançados com o apoio de ações e serviços disponibilizados pelos departamentos regionais do Sesi e com a colaboração do empresariado e poder público", afirmou Rocha Loures.
Gianna Sagazio, representante do PNUD, participou do evento e ressaltou que as ações realizadas pela Fiep devem servir de exemplo para os demais Estados e países. "As ações do Paraná são estratégias de fortalecimento e desenvolvimento dos ODMs", afirmou ela.
Para o secretário de Política e Pesquisa do Governo Federal, Wagner Caetano, as propostas do Movimento Nós Podemos Paraná servem para destacar a temática dos ODMs e incentivar ações. "O Movimento fortalece a relação entre empresários, comunidade e poder público para um único foco: os ODMs", lembrou o secretário.
Envie para um amigo