Apresentar as iniciativas realizadas em todo o Paraná que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio (ODM) e fortalecer projetos existentes. Estes são os principais objetivos do 2º Congresso Nós
Podemos Paraná, que acontece de 26 a 28 de outubro, no Cietep, em Curitiba e tem como tema Cultura, Ação
e Criatividade em prol dos ODM. O Congresso é realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, com o apoio
do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Paranaense de Cidadania
Empresarial (CPCE) e Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). A programação completa
pode ser conferida no site do Movimento.
"Vamos reunir representantes dos três setores da sociedade para trocar
experiências sobre práticas bem sucedidas, além de incentivar parcerias e novos projetos de responsabilidade
social, investimento social privado, voluntariado transformador e exercício da cidadania", afirma a coordenadora do
Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago.
Os participantes poderão integrar rodas de diálogo temáticas sobre cada um dos Objetivos do Milênio - metas socioeconômicas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevêem redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, criado em 2006, sob a articulação do Sistema Fiep, tem como objetivo mobilizar a população em torno de ações que contribuam para que o Estado alcance essas metas até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.
Um dos destaques é a roda de diálogo "Os ODM nos municípios brasileiros - novo olhar na gestão pública", que contará com a presença de Ana Rosa Soares, oficial de avaliação e monitoramento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). "Queremos informar e sensibilizar os municípios para que se engajem em campanhas, mobilizações e investimentos na busca dos ODM, oferecendo subsídios de informação, métodos e tecnologias para desenvolver capacidades e apoiar estratégias de articulação e execução de ações para o alcance dos ODM", afirma.
Também serão discutidos o trabalho e desenvolvimento sustentável, a sustentabilidade nas empresas, a valorização da jovem mulher, o microempreendedorismo, a participação política das mulheres, os Arranjos Educativos Locais, o meio ambiente e mudanças climáticas, e o pacto global nas instituições de ensino superior.
Mostra de projetos - Além das mesas redondas, haverá a 2ª Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná, onde serão apresentadas iniciativas desenvolvidas em todas as regiões do Estado que contribuem para o alcance dos Objetivos do Milênio. Os projetos foram selecionados em mostras regionais.
Envie para um amigo