O papel dos jovens em ações que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi a tônica do Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná realizado nesta quarta-feira (23), em Bandeirantes, no Norte do Estado. Alunos do Colégio Sesi Ensino Médio e estudantes da 8ª série do Colégio Estadual Cecília Meireles participaram ativamente do diálogo.
Este foi o segundo Círculo de Diálogo envolvendo estudantes do Ensino Médio. O primeiro aconteceu em junho, em União da Vitória. Os dois encontros servirão de base para a realização Círculos de Diálogo envolvendo estudantes de Ensino Médio de todo o Estado, a partir de 2010.
O estudante do 3º ano do Colégio Sesi, Guilherme Sanches, de 17 anos, já havia participado de um Círculo de Diálogo em 2007. Ele conta que, apesar de achar interessante o diálogo, não se sentiu tão à vontade para expor suas ideias. "Agora, entre pessoas da mesma idade foi mais fácil defender nossos pontos de vista. Acredito que a troca de experiências fica mais rica quando jovens falam para jovens: a linguagem é mais simples e todo mundo entende o que você fala", disse ele.
"Queremos estimular que mais jovens se envolvam no processo e desenvolvam projetos em prol da comunidade em que vivem", destacou Lilian Luitz, gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi. Para a diretora do Colégio Sesi Bandeirantes, Rosângela Perez, a participação foi muito positiva para os adolescentes.
"Eles perceberam que não é preciso desenvolver um projeto grandioso para contribuir com os Objetivos do Milênio. Pequenas ações já podem fazer muita diferença", afirmou. Rosangela explicou que os alunos já desenvolvem projetos dentro da instituição, mas não faziam a ligação com os Objetivos do Milênio.
"Do encontro, surgiram várias propostas novas e outras que podem complementar os projetos existentes. Acredito que este encontro veio reforçar as atitudes que os alunos já têm", afirmou a diretora, destacando que o Colégio dará apoio a todos os projetos que surgirem.
O aluno Guilherme Sanches defende que os adolescentes precisam se engajar mais no trabalho voluntário. "O jovem ainda está no começo da vida e tem muita vontade de planejar e executar. Ninguém melhor que o jovem para dar fôlego a um projeto".
"Apoio totalmente a ideia de envolver a juventude em projetos sociais. Como será o futuro do país se o jovem não sabe qual caminho seguir? Somos o futuro e o futuro depende de nós", destacou Mario Inácio Martins, também do 3º ano.
Ele contou que desenvolveu no Colégio um projeto para incentivar crianças de uma creche a produzir brinquedos com sucata. "Foi uma experiência bem interessante. Cuidamos do meio ambiente e ainda levamos felicidade para as crianças".
Já para Bruna Aleixo Alves, aluna da 8ª série da Escola Estadual Cecilia Meireles, esse foi o primeiro contato com os Objetivos do Milênio. "Foi maravilhoso. Percebi que existem inúmeras maneiras de ajudar. Fiquei com vontade de fazer trabalho voluntário", disse.
Os Círculos de Diálogo são desenvolvidos pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Mais informações sobre o Movimento aqui.
Envie para um amigo