A Rede de Participação Política - iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) -, em parceria com o Oásis Londrina, o Movimento Nós Podemos Paraná e Núcleo Escola do Ser (NES), promove a partir deste sábado (5), no Jardim Felicidade, em Londrina, uma ação mobilizadora para integrar os moradores ao Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades, que está sendo implantado no local. Este projeto, proposto pela Rede, pretende melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A comunidade vai receber voluntários para conhecer a realidade do bairro e colocar em prática a metodologia do Oásis, um movimento liderado por universitários dispostos a colaborar com o desenvolvimento da cidade.
"Num primeiro momento chegamos com um olhar apreciativo. Vemos quais são os talentos, os recursos e o perfil das pessoas que moram na comunidade", conta Guilherme Tanaka, estudante de Direito da UEL e voluntário do Oásis Londrina, explicando como é feito este primeiro contato com o local, chamado de "olhar".
As visitas começam neste sábado (5) com o "olhar", e nos próximos sábados, no dia 12, com a etapa "afeto" - quando os estudantes conversam com os moradores, explicando o movimento, criando afinidade e vendo como cada um pode contribuir com o projeto de construção -, e no dia 19, data em que eles vão sonhar, através de uma maquete, com um bairro melhor.
"A gente caminha pelo bairro com alguns representantes e percebe o que a comunidade tem de bom para absorver e aumentar essas qualidades. Um morador que tenha uma horta, por exemplo, é uma coisa boa do local", explica Tanaka.
Mão na Massa
Nos dias 25,26 e 27 acontece o "Mão na Massa", etapa em que os moradores colocam em prática algum sonho (ação) que possa ser realizado no prazo de três dias. Durante todo esse tempo, desde as reuniões no bairro até o final do projeto, a comunidade entra em contato com empresários locais e o poder público, para que o "Mão na Massa" possa ser concluído, através de parcerias.
"A gente ajuda eles em uma primeira ação e mostra que, organizados, eles podem fazer sozinhos", conclui o voluntário.
Oásis Londrina
O Oásis Londrina é um movimento iniciado por jovens de diferentes partes de Brasil, que através da união espontânea de pessoas e instituições, implementam intervenções sociais cooperativas projetadas coletivamente a partir da união de talentos, recursos e sonhos.
Comunidades em parceria com equipes universitárias utilizam recursos locais e, por meio de suas aptidões, concretizam um sonho comum apresentado pela própria comunidade, como áreas de lazer, pontes, praças e revitalização de espaços e hortas comunitárias.
Os voluntários querem resgatar e estimular o impulso natural do ser humano pela busca da felicidade, pelo desejo de ser útil ao próximo e por vencer desafios.
Desenvolvimento das Cidades
No Paraná, outras 33 localidades, abrangendo mais de 200 mil habitantes, também estão promovendo um novo espaço de interação em busca da melhoria da qualidade de vida. O Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná já foi implantado ou se encontra em fase de implantação nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Reserva do Iguaçu e Paranavaí.
Algumas ações planejadas durante os encontros já estão sendo executadas no Jardim Santos Andrade, em Curitiba, nas Vilas Santana e Barreto, em Ponta Grossa, na Vila Recreio, em Londrina e no bairro Ney Braga, em Maringá.
Detalhes em: www.redeempresarial.org.br
Envie para um amigo