Moradores, voluntários, representantes de Ongs e parceiros de ações realizadas pelas comunidades envolvidas na implantação de projetos de desenvolvimento local em Londrina participaram nesta segunda-feira (31) da Oficina de Plano de Ação, aplicada através do método TEVEP (Tempo, Evento, Espaço e Pessoa).
O curso, ministrado pelo instrutor do Senai de Arapongas, Edson Lopes, e realizado em parceria com o Movimento Nós Podemos Paraná e Unindus (Universidade da Indústria), teve o intuito de facilitar o trabalho dos moradores na organização de ideias e transformá-las em projetos que possam agilizar os acontecimentos dentro do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política - iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) -, e adotado por seis comunidades no município: Heimtal, Vilas Recreio e Yara e Jardins Castelo, Felicidade e Maringá. "É uma ferramenta para construção do projeto e ali é mais detalhado os passos da ação. Sempre que precisarmos vamos consultar ele (o método). A medida que a coisa for crescendo e envolvendo a comunidade temos que replicar essa proposta", avaliou a moradora do Jardim Maringá, Sarah Fernandes Golveia.
Universitários da Empresa Jr. do curso de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a ECAE - Empresa de Consultoria e Assessoria Econômica -, aproveitaram o evento para definir estratégias de atuação no Jardim Felicidade. No próximo sábado, dia 5, os voluntários que integram o Projeto Oásis Londrina, em parceria com a Rede de Participação Política, o Núcleo Escola do Ser (NES) e o Movimento Nós Podemos Paraná, farão um trabalho de mobilização junto à comunidade daquele bairro. "Dividimos em infraestrutura e marketing, como levantamento das necessidades do local e captação de recursos junto ao comércio local e empresários de Londrina, explicou Mariane Silva e Souza Leite. "Achei muito boa a oficina. Auxilia bastante, pois é uma didática simples e com praticidade na aplicação até na organização de pequenos eventos", disse.
O Oásis Londrina é um movimento liderado por jovens universitários que, através da colaboração espontânea de pessoas e instituições, concretizam sonhos da população local, como áreas de lazer, pontes, praças e revitalização de espaços e hortas comunitárias. A ideia, que vem de encontro com o propósito dos projetos de desenvolvimento local, visa conscientizar a sociedade de que por meio dos esforços e habilidades de cada um é possível mudar a realidade em que se vive. As próximas visitas acontecem nos dias 12 e 19 de setembro. Já nos dias 25, 26 e 27 será realizado o "Mão na Massa", um mutirão que envolverá comunidade local, voluntários, empresas e parceiros, em torno de ações para o bairro.
Informações com Gislane Syllos pelos telefones (43) 3379-5200/5224 e 9989.8424 ou e-mail: gislane.syllos@redeempresarial.org.br.
Envie para um amigo