clique para ampliar O presidente da Unimed, Orestes Barrozo Pullin; o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; e o vice-presidente da Unimed, Manoel Almeida Neto, assinam a parceria (Foto: Gilson Abreu) |
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed) firmaram parceria nesta quarta-feira (08), em Curitiba, para somar esforços no trabalho pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A parceria foi assinada pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e pelo presidente da Unimed, Orestes Barrozo Pullin.
"O Paraná é destaque ao promover ações efetivas para o alcance dos Objetivos do Milênio. Apesar dos avanços, identificamos que deve haver um esforço ainda maior para que os ODM relacionados à saúde sejam alcançados em tempo hábil", disse o presidente da Fiep, acrescentando que o Objetivo 5 (melhorar a saúde das gestantes) é o mais critico e difícil de ser atingido.
A parceria entre Fiep e Unimed vai viabilizar a realização dos Círculos de Diálogo pela Saúde, organizados pelo Movimento Nós Podemos Paraná. Os eventos acontecerão nos municípios onde a Unimed possui unidades regionais. Já estão agendados encontros para Paranavaí (22 de julho) e Campo Mourão (24 de julho). Os Círculos contam com o apoio das regionais da Secretaria Estadual da Saúde e da Associação dos Municípios do Paraná.
"Dos oito Objetivos do Milênio, os da saúde são os que mais necessitam de atenção. A nossa prioridade agora é a área da saúde, e a Unimed pode contribuir com um acervo de voluntários e médicos, ou seja, essa força humana e competência técnica é que vai permitir o alcance dos objetivos no prazo estabelecido para 2010", destaca Rocha Loures.
O presidente da Unimed, Orestes Barrozo Pullin, elogiou o trabalho realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que atua, desde 2006, para que o Paraná antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Os ODM são uma série de metas socioeconômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente.
"Este é um trabalho brilhante. É importante trabalharmos juntos para transformar a sociedade", destaca Pullin. Segundo ele, a parceria com a Fiep traz para a cooperativa médica a metodologia de trabalho do Movimento Nós Podemos Paraná. "Estamos, com isso, aumentando nossa responsabilidade em relação aos ODM e isso permite alinharmos nossas ações com as demais empresas e segmentos da sociedade", afirma Pullin.
Segundo o vice-presidente da Unimed, Manoel Almeida Neto, todas as entidades, sejam públicas ou privadas, devem concentrar seus esforços a fim de produzir benefícios para todas as pessoas. "O trabalho de responsabilidade social não se faz de forma isolada, mas sim através de parcerias. A Fiep é o melhor parceiro que podemos ter no Paraná para trabalhar com as metas do milênio", diz.
Envie para um amigo