clique para ampliar Trabalho paranaense é reconhecido nacional e mundialmente (Foto: Divulgação) |
O Movimento Nós Podemos Paraná e o Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) iniciam em julho uma série de oficinas de mobilização para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em todo o País. As primeiras serão dia 16 de julho, no Acre, Amapá e Pará. A proposta é fazer com que os estados se articulem e criem Movimentos Nós Podemos regionais, de acordo com as particularidades de cada local.
"Desenvolvemos no Paraná um trabalho que é modelo nacional e internacional. Agora queremos replicar a iniciativa em outros estados para que, juntos, possamos melhorar a realidade brasileira", afirma o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
A oficina de mobilização é uma das atividades do Seminário Estadual pelos Objetivos do Milênio, organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Além da oficina de mobilização, haverá uma oficina de municipalização, que auxiliará os gestores municipais sobre como contribuir nos esforços de melhoria das condições de vida da população, e a oficina do Prêmio ODM Brasil, onde será feito o lançamento estadual do prêmio.
Na primeira edição do Prêmio, em 2005, dois projetos paranaenses foram premiados: o Menarca, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e a Escola da Gestante, da prefeitura Municipal de Apucarana. Na segunda edição, realizada em 2007, o programa Mãe Curitibana, da prefeitura de Curitiba, e o programa de recomposição da Mata Ciliar, da Copacol, de Cafelândia, foram escolhidos.
Reconhecimento - A oficina de mobilização é um dos trabalhos do Sistema Fiep como responsável pela Secretaria Executiva do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Nós Podemos. O Sistema Fiep foi escolhido em razão do trabalho realizado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio através do Movimento Nós Podemos Paraná que, desde 2006, atua para que o Estado antecipe para 2010 o alcance dos ODM, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.
Até agora, o Movimento envolveu mais de 15 mil pessoas, em cerca de 250 municípios do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as micro-regiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável. "Isso é reflexo da articulação entre todos os setores na concretização de ações efetivas para que as metas da ONU sejam atingidas em todos os municípios do Paraná", destaca o presidente do Sistema Fiep.
Segundo Rocha Loures, o diferencial da iniciativa paranaense é o monitoramento dos indicadores e resultados, feito pelo Orbis, programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), do Sistema Fiep e do Serviço Social da Indústria (Sesi). "Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas", afirma a coordenadora do Orbis, Luciana Brenner.
Os Objetivos do Milênio e seus indicadores podem ser úteis tanto para a iniciativa privada, no momento em que ela for planejar suas ações de desenvolvimento e de responsabilidade social, quanto para a iniciativa pública, na definição de políticas públicas e áreas que merecem atenção.
"Queremos incentivar processo de mobilização de pessoas, empresas e instituições para o alcance dos ODM em todo o país, envolvendo os diversos setores da sociedade numa parceria socialmente responsável, com o desafio de apoiar a construção de cidades cada vez melhores e de uma sociedade mais justa e solidária", afirma a coordenadora do Movimento, Maria Aparecida Zago.
Na avaliação de Wagner Caetano, secretário nacional da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Intitucionais da presidência da República, para que os ODM sejam alcançados, é necessário um maior envolvimento da sociedade com a causa dos Objetivos do Milênio. "Temos milhares de pessoas e instituições trabalhando como voluntárias em projetos de cidadania e solidariedade, mas que não sabem que fazem parte de uma plataforma básica mundial que são ODM", diz.
Metodologia - Para mobilizar representantes da comunidade, governo, empresas, líderes, especialistas, sociedade civil organizada e sociedade civil em geral, o Movimento Nós Podemos Paraná realiza Círculos de Diálogo, encontros para a definição de áreas prioritárias, metas de alcance, ações e projetos a serem implementados. Nos três primeiros anos foram realizados 61 Círculos de Diálogo. Somente no primeiro semestre de 2009 já foram 31 encontros.
Durante o Círculo de Diálogo, os participantes conhecem a situação dos indicadores do Milênio na localidade, mapeiam iniciativas em andamento, identificam sugestões de políticas públicas, propõem ações de promoção do desenvolvimento local e identificam parceiros dispostos a formar os Núcleos Locais de Trabalho (próximo passo da mobilização).
Os Núcleos Locais de Trabalho são grupos compostos por diferentes pessoas e organizações dispostas a atuar como facilitadoras na realização dos projetos. Os projetos é que, de fato, irão promover as transformações ambientais, econômicas e sociais esperadas.
Envie para um amigo