Os pré-requisitos para conquistar e se manter no mercado de trabalho podem também colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos do Milênio (ODMs), segundo Rosana Odahara, analista técnica de negócios do IEL Estágio e Novos Talentos. "Saber se comunicar e se relacionar, ter proatividade e flexibilidade, ser inovador e empreendedor, ter pensamento sistêmico e estratégico, saber tomar decisão e planejar, além de ter responsabilidade social e ambiental são competências que, uma vez exploradas, podem contribuir com o alcance de pelo menos duas metas", disse ela.
Os ODMs são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos. "As metas que podem ser alcançadas por meio das competências comportamentais são a meta 7 - qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e a meta 8 - todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento", afirmou Rosana Odahara, que ministrou a palestra "Competências Humanas e Empreendedoras - Projetando o Futuro do Jovem Talento", na Arena Social Sesi, instalada dentro do XI Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), que acontece até sexta-feira (05), em Curitiba.
Segundo Rosana, aqueles que têm a competência de ser empreendedor são capazes de propor soluções criativas, apresentando idéias inéditas. Os inovadores podem transformar idéias em ações e resultados e aqueles que sabem planejar, podem estabelecer prioridades, e um curso de ação a fim de alcançar objetivos, como busca a meta 8. "Os que têm responsabilidade social e ambiental, além de perceber a importância da influência e conseqüências de suas ações no meio ambiente e social, podem colaborar com a meta7", afirmou.
Não é o saber que conta, mas sim o saber e querer fazer", afirmou Rosana, ressaltando que as competências são constituídas na prática e alcançadas por aqueles que realmente querem fazer a diferença. "Todos têm competências, mas é preciso desenvolvê-las. Aqueles que não praticam suas competências colaboram e rendem menos", disse.
Objetivos do Milênio - Na Arena Social, além da extensa programação de atividades, haverá dezenas de estandes para mostrar ao público mais de 30 projetos e ações desenvolvidas pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi e também do Senai, Unindus e IEL, nas áreas de educação, saúde e responsabilidade social, que contribuem para o alcance dos ODMs.
O espaço abriga, também, duas iniciativas do Sistema Fiep diretamente ligadas aos Objetivos do Milênio, ambas coordenadas pelo Sesi. Uma delas é o Movimento Nós Podemos Paraná, surgido em 2006, e que mobiliza a população, entidades e municípios em torno de projetos que contribuam para que o Paraná alcane os ODM até 2010. A outra iniciativa é o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade, que fornece ferramentas para medir o desenvolvimento de todas as regiões do Paraná.
Mestres e Doutores - Nesta sexta-feira (05), às 11h30, Carmem Donaduzzi, proprietária da Prati-Donaduzzi - fabricante de medicamentos genéricos de Toledo, no Oeste do Paraná, fala sobre seu case de sucesso com Programa Antena ABG Brasil, na Arena Social. O Programa é desenvolvido pelo IEL, em parceria com o Senai Paraná, para promover a inserção de mestres e doutores nas indústrias do Estado e é uma representação da Associação Bernard Gregory (ABG), da França, que promove a inserção de doutores nas empresas em âmbito mundial.
Envie para um amigo