O programa Educação para a Sustentabilidade, desenvolvido pela Pormade, de União da Vitória; o Centro Volvo Ambiental; o processo da Petrobras para seleção pública de projetos sociais; o projeto Atleta do Futuro, da CNH Latin América, e programa "Peça por Peça" desenvolvido pelo Instituto Robert Bosch são algumas das iniciativas apresentadas na "Arena Social Sesi", durante o XI Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), que acontece em Curitiba desde quarta e até esta sexta-feira (3 a 5).
O CONPARH é promovido pela seccional do Paraná da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e recebe mais de 2.500 pessoas, entre profissionais da área e os que têm papel de liderança nas organizações, públicas e privadas. O tema geral do evento é "RH Estratégico: Trajetória e Sustentabilidade".
Parceria do Sesi-PR e a ABRH-PR, a Arena Social é um espaço construído integralmente com material de origem orgânica, reciclável e reaproveitáveis, onde são apresentados projetos das empresas e do Sistema Fiep, que contribuem para o alcance dos Objetivos do Milênio. "A intenção é disseminar as boas práticas corporativas e também apresentar os projetos sociais do Sistema Fiep, buscando uma maior articulação com as indústrias em ações relacionadas aos Objetivos do Milênio", explica o diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares.
Educação - Através do programa "Educação para a Sustentabilidade", a Pormade-Portas de Madeira oferta educação básica, inclusão digital e cursos profissionalizantes para seus trabalhadores e familiares e para a comunidade. "Procuramos valorizar o colaborador e a família e contribuir para o desenvolvimento da comunidade", explicou a gerente de RH da empresa, Hermine Schereiner, na apresentação feita na Arena Social. Segundo ela, são 600 crianças e jovens beneficiados pelo ensino fundamental e médio. A inclusão digital atende a cerca de 200 pessoas ao ano, desde 1998. Outras 150 pessoas por ano são atendidas com cursos profissionalizantes, que permitem ampliar a renda familiar.
Um dos projetos apresentados pela Volvo é relacionado ao meio ambiente. Num bosque de 200 mil metros quadrados, dentro da área da empresa, Cidade Industrial de Curitiba, foi instalado o Centro Volvo Ambiental, onde são promovidas ações de cultura, pesquisa e lazer. "O espaço é aberto não só aos colaboradores, mas também para a comunidade e escolas", explicou Caroline Bedran, da área de saúde, segurança e meio ambiente da empresa. Segundo a iniciativa é da Associação Viking, de funcionários da Volvo, com apoio da empresa e também da Lei Rouanet (de incentivo fiscal).
Transparência - A Petrobras mostrou o trabalho para selecionar os projetos sociais que recebem o apoio da empresa. O critério da empresa para o projeto, o modelo de apresentação e as formas de seleção e julgamento são disponibilizados na internet e podem ser acessados por municípios e entidades que tenham propostas de ação. "Fazemos também ampla divulgação, que inclui 'caravanas sociais' para apresentar o processo ao público interessado", explicou a representante da empresa, Elizabete Pontes.
"A seleção dos projetos inscritos é feita por comissão formada por profissionais da empresa e de organização do terceiro setor, e por visitas técnicas. A liberação da verba é definida de acordo com a pontuação que o projeto recebe", informou Elizabete. No Paraná, são apoiados projetos em diversos municípios da área de abrangência da Repar e da unidade de xisto - Araucária, Balsa Nova, Curitiba (no bairro Tatuquara), Lapa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e São Mateus do Sul.
Atleta do Futuro - A CNH Latin América levou à Arena Social o projeto Atleta do Futuro, que aplica metodologia desenvolvida pelo Sesi e que busca desenvolver nas crianças e jovens o hábito da prática esportiva, através de ações socioeducativas. A empresa patrocina o projeto, que é desenvolvido por colaboradores. Hoje, atende a 80 crianças, filhos dos colaboradores e de famílias das comunidades no entorno da empresa.
A educação é também a base do programa "Peça por Peça", desenvolvido pelo Instituto Robert Bosch na Vila verde e na Vila Barigui, em Curitiba. O programa é focado na educação continuada e planejada e no desenvolvimento social sustentável de comunidades parceiras, tendo como centro referência a escola pública. É desenvolvido em parceria com a secretaria Municipal da Educação, unidades de Saúde das Vilas Verde e Barigui, Instituto E-Tibagi e Sesi Paraná. As comunidades onde está presente somam cerca de 35 mil pessoas.
o muito bom e sera q vcs poderia ver eu correndo e quem sabe dar uma chanse n irão se arrepender...........espero resposta..obrigado....
Envie para um amigo