clique para ampliar Círculo de Diálogo reuniu mais de 300 pessoas em Barracão (Foto: Divulgação) |
Ações que busquem a redução da pobreza e cuidado com o meio ambiente foram definidas como prioritárias para o desenvolvimento da região Sudoeste durante os Círculos de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná. Os encontros, realizados em Dois Vizinhos, Ampére, Barracão e Francisco Beltrão reuniram universitários, professores e comunidade.
"Estamos levando a informação acerca dos Objetivos do Milênio aos jovens. Percebemos que muitos desconhecem o contexto das metas do milênio, mas, ao mesmo tempo, constatamos que há um interesse em conhecer o que pode ser feito para melhorar a realidade local", afirmou a coordenadora do Movimento, Maria Aparecida Zago. O Nós Podemos Paraná é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e trabalha, desde 2006, para que o Estado antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.
Os encontros em Dois Vizinhos e Ampére contaram com a participação do poder público. "Nas próximas semanas realizaremos as reuniões públicas para o orçamento municipal, e os projetos que surgiram no Círculo de Diálogo poderão ser contemplados no orçamento", disse o presidente da Câmara Municipal de Ampére, vereador Ildo Marchiori.
"Em Dois Vizinhos, os secretários municipais participaram das mesas de diálogo, o que possibilitou uma valiosa troca de experiência entre os estudantes e o governo municipal", afirmou Maria Aparecida.
O destaque em Barracão foi a presença de representantes dos três municípios que constituem o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, formado por Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo Irigoyen, da província de Missiones, na Argentina. "Essa integração possibilita a participação efetiva da população jovem do município no enfrentamento dos problemas e possíveis soluções e direcionamentos", afirmou Joarez Lima, prefeito de Barracão.
A próxima etapa é a execução dos projetos. Grande parte dos projetos é voltada aos Objetivos 1 (acabar com a fome) e 7 (sustentabilidade ambiental), já que a maioria dos estudantes universitários que participaram do encontro estudam cursos relacionados à agricultura e alimentos.
Estudantes e professores que desenvolverem e aplicarem os trabalhos poderão receber certificação da United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização Nações Unidas - ONU. Os projetos ainda passarão por uma avaliação para serem apresentados no 2º. Congresso Nós Podemos Paraná, em outubro, em Curitiba.
Continuidade - As próximas ações do Movimento na região Sudoeste acontecem em junho e julho. Professores da Unioeste de Francisco Beltrão estão mobilizando estudantes e comunidade para a realização de um novo Círculo de Diálogo no final de junho. Já a Unimed de Francisco Beltrão estuda a proposta de realizar, em julho, um encontro com a temática dos objetivos relacionados à saúde: reduzir a mortalidade infantil (Objetivo 4), melhorar a saúde materna (Objetivo 5) e combater a Aids, malária e outras doenças (Objetivo 6).
Envie para um amigo