Ponta Grossa - 23/04/2009

Meio ambiente e educação são prioritários para o desenvolvimento

Mais de 20 projetos são apresentados pela comunidade no Círculo de Diálogo Nós Podemos Paraná

 

clique para ampliar Estudantes, professores e representantes da comunidade participaram das discussões (Foto: Adão Oliveira)

Meio ambiente e educação foram os pontos apontados como prioritários para atingir os Objetivos do Milênio em Ponta Grossa. Mais de 20 projetos foram propostos nesta quinta-feira (23) durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre , na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

"Estatísticas mostram que dificilmente o Brasil alcançará todos os Objetivos do Milênio em tempo hábil. Por isso, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) entende que é necessária a união de forças e a parceria entre todos os atores sociais para o desenvolvimento sustentável", afirmou o vice-presidente executivo e coordenador da Fiep em Ponta Grossa, Laerte Bittencourt, durante a abertura do encontro.

Segundo Eliane Fernandes Pietrovski, gerente de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR em Ponta Grossa, a universidade já desenvolve uma série de projetos de extensão com a temática dos Objetivos do Milênio. "Aproximar a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade é uma oportunidade para desenvolver o lado humano e o trabalho voluntário", disse.

O Círculo de Diálogo é uma das principais ações do Movimento Nós Podemos Paraná e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). São encontros locais, com a participação de especialistas, governo e comunidade, para a definição de áreas prioritárias, metas de alcance, ações e projetos a serem implementados.

Do encontro em Ponta Grossa surgiram mais de 20 propostas, como reciclagem de pilhas e lâmpadas; arrecadação de alimentos que os supermercados não utilizam, mas que podem ser aproveitados; substituição da taxa do vestibular por uma cesta básica; criação de cartilha para reaproveitamento de resíduos alimentares; uso da serragem na compostagem; revitalização de áreas verdes do município; e melhoria da estrutura da escola pública.

A próxima etapa é a execução dos projetos. Estudantes e professores que desenvolverem e aplicarem os trabalhos poderão receber certificação da United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização Nações Unidas - ONU. Os projetos ainda passarão por uma avaliação para serem apresentados no 2º. Congresso Nós Podemos Paraná, em outubro, em Curitiba.

Iniciativas locais - "Pensar globalmente e agir localmente". É com este pensamento que o professor Nelson Canabarro coordena o Núcleo Regional do Nós Podemos Paraná em Ponta Grossa. "Todos podem contribuir para um mundo melhor. Atitudes simples, como emprestar seu tempo, fazer um trabalho voluntário, usar uma sacola retornável, separar o lixo, são formas de mudar o mundo", disse, citando o trabalho desenvolvido por um grupo de dezoito mulheres de Ponta Grossa que hoje tiram seu sustento vendendo bolsas feitas de banners. "São 18 pessoas que mudaram seu mundo através de um projeto que surgiu do Circulo de Diálogo."

Terezinha de Jesus Santos Schrader é professora aposentada e participa das discussões em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio desde 2006, quando participou da primeira edição dos Círculos de Diálogo. "Pessoalmente aprendi muito com este grupo. A troca de experiências e o convívio social mostram que é possível, sim, mudar o mundo se todos fizerem a sua parte."

Servidoras da UTFPR já estão fazendo sua parte. Nos intervalos do almoço, elas se reúnem e aproveitam o tempo livre para trocar experiências e fabricar pufs com garrafas pet. "Cada uma faz o que sabe: pintura, crochê, tricô, costura para enfeitar os pufs", afirma Nilce Salete Deitos Regis, assistente administrativo. Ela explica que com 36 garrafas, dois rolos de fita crepe, fibra de vidro, retalhos de tecido e criatividade é possível fazer lindos adornos. "Além do lado artístico, cumprimos nossa função socioambiental, já que as garrafas utilizadas iriam para o lixo", diz.

 A estudante de engenharia de produção em controle de automação, Rafaela Staszczak acredita que este intercâmbio com estudantes de outros cursos e pessoas de outros setores é muito rico. "Queremos mostrar que a juventude também está preocupada com as questões ambientais e de sustentabilidade", disse.

O Movimento - Articulado pelo Sistema Fiep, o Movimento Nós Podemos Paraná trabalha desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

Até agora, o Movimento envolveu mais de 15 mil pessoas, em cerca de 250 municípios do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as micro-regiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável. Até junho, serão realizados mais 27 Círculos de Diálogo em todas as regiões do Paraná.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692