Projetos sociais dos Campos Gerais participam do Congresso Nós Podemos Paraná
“Sacolas Retornáveis”, de Ponta Grossa, e “Bola Cheia”, da Associação Menonita
Beneficente de Palmeira, foram selecionados na Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná, em Ponta Grossa
Os projetos “Sacolas Retornáveis”, de Ponta Grossa, e “Bola Cheia”, da Associação Menonita Beneficente de Palmeira, foram selecionados na Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná para participar da 7º Mostra Ação Voluntária e 1º Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece de 6 a 9 de agosto, em Curitiba, no Cietep. O 1º Congresso Nós Podemos Paraná tem como tema Educação para a Sustentabilidade. As inscrições para o Congresso e Mostra podem ser feitas no site www.mostradeacaovoluntaria.org.br.
Para serem apresentados em Curitiba, os projetos passaram por um processo de seleção entre iniciativas sociais desenvolvidas na região dos Campos Gerais. A seleção, comandada pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), acontece em seis regiões do estado e visa dar visibilidade às organizações sociais e aos seus projetos que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto Sacolas Retornáveis participou da Mostra de Projetos de Ponta Grossa em 2007 e alia arte, geração de renda e cuidado com o meio ambiente. Artesãos e costureiras fabricam, desde o ano passado, sacolas retornáveis utilizando como matéria-prima o saco de ráfia (que armazena o trigo) utilizado por panificadoras.
A idéia de fazer sacolas utilizando ráfia surgiu durante a realização no município da Oficina
de Elaboração de Projetos, ministrada pelo movimento Nós Podemos Paraná. A RedePan e o Sindicato
da Panificação sugeriu a utilização de sacolas retornáveis em substituição
às sacolas plásticas distribuídas no comércio em geral.
O material é cedido pelas panificadoras e as costureiras da Capitólio Vest & Art - associação
de pequenas indústrias e artesãos - que passaram pelo curso de capacitação e especialização
em operadora de máquinas industriais da prefeitura, fazem a confecção.
Geração de renda – O projeto Bola Cheia, da Associação Menonita Beneficente de Palmeira, visa geração de renda com terapia ocupacional, por meio de costura de bolas. Os participantes são treinados e recebem kits para costurar bolas em casa nas horas de folga. Os produtos prontos são entregues para análise de qualidade. Se forem aprovados, os participantes recebem o pagamento pelo trabalho.
Envie para um amigo