Fazenda Rio Grande: valorizar mulher, idoso e criança para alcançar os Objetivos do Milênio
As propostas foram feitas durante o Círculo de Diálogo promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná,
nesta quarta-feira (11)
Ações de valorização da mulher e de atenção
aos idosos e às crianças são as prioridades apontadas pela comunidade de Fazenda Rio Grande para melhorar
a vida no município e também contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do
Milênio (ODMs). As propostas foram apresentadas durante o Círculo de Diálogo promovido na cidade, nesta
quarta-feira (11). A realização é do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O encontro lotou o salão paroquial da Igreja São Gabriel, com a presença de cerca de 160 pessoas, entre elas o prefeito, Antonio Wandscher, secretários municipais, empresários e lideranças da comunidade. “As propostas surgidas aqui, da comunidade, vêm ao encontro das prioridades de nossa administração da Fazenda Rio Grande. Acreditamos que a base para o alcance dos Objetivos do Milênio seja a família, o idoso e as crianças, com ações de educação e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Educação e capacitação – Uma das preocupações manifestadas pela comunidade de Fazenda Rio Grande, no Círculo de Diálogo, foi a de conquistar igualdade para as mulheres. O grupo de trabalho que avaliou essa questão propôs a criação do projeto “De mulher para mulher”, para ressaltar o valor de cada cidadã na comunidade.
A idéia é criar grupos de atuação nos bairros, pelos quais as mulheres mais velhas e experientes ensinarão suas habilidades às jovens (culinária, costura, cuidados com a casa e filhos). Em troca, as meninas atualizarão as senhoras, com os conhecimentos que adquirem na escola.
Foi proposto também um programa de sensibilização e orientação às famílias, para que os pais participem e acompanhem mais de perto a gravidez das filhas, inclusive do pré-natal. O objetivo é envolver a família nas ações de proteção à gestante e à criança.
A criação de uma cooperativa de pais e alunos foi outra sugestão muito bem recebida. A organização atenderá as crianças no contra turno escolar, com atividades de capacitação e reforço escolar. O ponto especial é que esse trabalho envolveria, principalmente, pessoas já aposentadas, para repassar o conhecimento de seus respectivos ofícios. A idéia é que o trabalho tenha remuneração.
Outra sugestão dos grupos de trabalhos de Fazenda Rio Grande é a de organizar a produção de sacolas de lona, uma atividade voltada a geração de renda, valorização e auto-estima das mulheres. A proposta é que as sacolas sejam produzidas com material descartado por tecelagens da região.
Envie para um amigo