Colégio Sesi de Rio Negro promove seminário sobre uso racional da água
Cerca de 700 alunos do Colégio Sesi, estudantes da rede pública de Rio Negro, empresários e universidade participaram do encontro
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Colégio Sesi de Rio Negro promoveu, na última quarta-feira (04), o II Seminário Interdisciplinar “Água - desafios para o século XXI”. Cerca de 700 alunos, do Colégio e de escolas da rede pública de Rio Negro, empresários e universidade participaram do encontro, que teve por objetivo discutir as questões ambientais à luz das disciplinas do ensino médio com foco no uso racional da água.
“Um dos pontos positivos do seminário foi o envolvimento de toda comunidade escolar, em especial dos alunos do Colégio Sesi, que desenvolveram projetos relacionados ao uso consciente da água e apresentaram no evento”, afirma o gerente da unidade Sesi de Rio Negro, Marcelo Olsen.
Os projetos foram desenvolvidos durante o primeiro semestre e fazem parte da proposta pedagógica do Colégio. “Nosso objetivo é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, esse processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, além da responsabilidade”, diz Olsen.
Quatro grupos de alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi apresentaram trabalhos no seminário. Giovani Francisco Camargo, do 2º ano, falou sobre a “Carta Européia da Água”. Os alunos André Felipe Schelbauer, Ana Lita Ribeiro, Ana Paula Romanio e Sergio Augusto Redkva, do 3º ano, apresentaram o projeto “Análise em micro-escala”.
Caroline Lachowicz, também do 3º ano, expôs sua pesquisa sobre problemas ambientais. Já os alunos Marcos Vinicius Henrique Liebl e Eduardo dos Santos Paqueira apresentaram um estudo sobre hidrelétrica.
Durante o seminário, técnicos da Sanepar falaram sobre o tratamento da água e saneamento básico. A Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Paraná (Suderhsa) traçou um panorama dos recursos hídricos no estado do Paraná.
A secretaria Municipal de Rio Negro distribui mais de 1.000 mudas de árvores nativas com o objetivo de repor da mata ciliar e também a preservar as nascentes.
Envie para um amigo