Mostra de Toledo reúne 12 projetos sociais da região
Promovida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com a Associação Comercial e Industrial
de Toledo, a mostra apresentou projetos com temática relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Iniciativas desenvolvidas por organizações sociais, por empresas e poder público de Toledo e região foram apresentados à população durante a primeira Mostra de Projetos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que aconteceu quinta e sexta-feira (05 e 06), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Foram apresentados 12 projetos, voltados à conscientização e disseminação de práticas de responsabilidade socioambiental; de atendimento a crianças e adolescentes; de mulheres nutrizes, além de iniciativas que promovem a geração de renda.
Promovida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), a mostra aconteceu em paralelo à 15ª Feira Shopping de Toledo. A abertura foi quinta-feira, com a presença do presidente da Acit, Hermes João Inácio; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional-Oeste, Joel Inelton Loh, e da gerente do Sesi/Senai em Toledo e Marechal Cândido Rondon, Cassia Rita Schaedler.
Mundo melhor - Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são uma série de metas sócio-econômicas, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a adesão de 191 países. O prazo proposto pela ONU para o alcance dessas metas é 2015.
O Movimento Nós Podemos Paraná, criado com a articulação do Sistema Fiep, através do Sesi Paraná, surgiu em 2006 para sensibilizar e mobilizar a população e estimular iniciativas que possibilitem ao Estado alcançar os ODM até 2010, antes do prazo da ONU.
A Mostra de Projetos Sociais é uma das ações do Movimento, para dar visibilidade às organizações sociais e às iniciativas que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, permitindo intercâmbio e articulação com outras iniciativas locais e nacionais.
Toledo recebeu a primeira mostra. As demais acontecem em Londrina (25/06), Guarapuava (02/07), Pato Branco (08/07), Ponta Grossa (15/07) e Curitiba (24/07). Um dos projetos apresentados em cada mostra regional será selecionado para o Congresso Nós Podemos Paraná, que será realizado em Curitiba, de 6 a 9 de agosto.
Projetos apresentados em Toledo
3 R´s e Plante vida com seus pneus – O projeto da FM Pneus, empresa de recapagem de pneus, participou da Mostra de Toledo com projetos que conscientizam, sensibilizam e disseminam junto aos colaboradores e comunidade, a prática de responsabilidade socioambiental, através de palestras e encontros que são realizados por colaboradores voluntários.
Atleta do Futuro – Projeto que alia iniciação esportiva a ações educativas. Em Toledo, a metodologia do Atleta do Futuro é aplicada no projeto de Ginástica Rítmica desenvolvido pela empresa Sadia, pela prefeitura e o Sesi. Em 2007, 1.100 crianças e adolescentes passaram a aprender ginástica rítmica em onze núcleos do projeto espalhados pela cidade.
Banco de Leite Humano – Desenvolvido pelo Banco de Leite Dr. Jorge Nisiide, de Toledo, objetiva promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, com o objetivo de melhorar a vida dos recém-nascidos. Tem o apoio efetivo do Rotary Club de Toledo.
Cooperar – Projeto da Cooperativa de Agentes Ambientais, de Marechal Cândido Rondon, visa a inclusão social de catadores, a geração de renda para essas famílias. O projeto trabalha para deixar o município sem lixão, em cinco anos.
Coopermesa – A Cooperativa Mista de Trabalho de Mulheres Empreendedoras Sociais é fruto do Programa de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Toledo e do Programa Casulo Sócio Tecnológico da Unioeste. Promove a capacitação e a auto-sustentabilidade de mulheres chefes de famílias, através da geração de renda e trabalho. Uma das ações é a produção de bolsas de evento e estopa de malha.
Lixo que vira Moda – Projeto da Unipar, Campus Toledo. Constitui-se em campanha para confecção de roupas, acessórios e esculturas com material reciclável.
Nutrizes – Desenvolvido pela Unipar, a iniciativa consiste na educação e conscientização de nutrizes para amamentação e doação ao banco de leite humano. Atua junto às mulheres atendidas pela Casa de Saúde Bom Jesus.
O Mundo não é de Plástico – Campanha pelo uso de sacolas retornáveis, desenvolvida pela Unipar.
Aprendizagem – O Senai Toledo oferece cursos, em nível de aprendizagem, nas áreas de eletrotécnica industrial, mecânica industrial e auxiliar administrativo e de produção industrial. Os cursos são gratuitos e se destinam a jovens adolescentes da comunidade.
Viva a Vida – Projeto da Unimed Costa Oeste, proporciona à gestante e acompanhante informações e orientação sobre as mudanças físicas e emocionais, conseqüentes da gravidez.
Ama Handebol em Cadeira de Roda - Iniciativa da Unipar Campus de Toledo, por meio do professor de educação física Décio Roberto Calegari, que abre a oportunidade da prática de esporte para pessoas com deficiência, contribuindo para a inserção social e melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Restaurante Popular – Programa da Prefeitura de Toledo, que tem o objetivo de assegurar alimentação sadia e de baixo custo a pessoas que precisam fazer refeição fora de casa.
Envie para um amigo